Após duelo sensacional, Pedro Piquet conquista segunda vitória na GP3

Após duelo sensacional, Pedro Piquet conquista segunda vitória na GP3. Foto: Alex Farias/Divulgação

Em Monza, brasileiro supera Giuliano Alesi e subiu para o quarto lugar na classificação geral do campeonato em sua primeira temporada na GP3

Pedro Piquet conquistou neste domingo (02) sua segunda vitória na temporada de estreia na GP3, na corrida 2 da rodada dupla no autódromo de Monza, na Itália. De quebra, o piloto da equipe Trident subiu na classificação geral e agora é o quarto colocado, com 106 pontos somados.

O brasileiro levou a melhor numa ferrenha batalha com o companheiro de equipe Giuliano Alesi desde a primeira volta, enquanto os pais, o tricampeão Nelson Piquet e o ex-piloto da Ferrari Jean Alesi assistiam juntos à corrida. Piquet assumiu a liderança após a largada e Alesi ia tentando dar o troco na curva Parabolica quando o safety car foi acionado por uma batida.

Piquet foi ultrapassado na nona volta, mas nunca perdeu o contato e recuperou a liderança na 12ª passagem, antes de ser novamente superado. Mas ele assumiu a ponta definitivamente numa disputa acirrada no penúltimo giro: Alesi travou os pneus na primeira chicane, e Piquet passou o adversário na saída da Curva Grande colocando duas rodas na grama.

Após duelo sensacional, Pedro Piquet conquista segunda vitória na GP3. Foto: Alex Farias/Divulgação
Ex-pilotos de F-1, Jean Alesi (E), pai de Giuliano, e Nelson Piquet (D), pai de Pedro, presentes em Monza. Foto: Alex Farias/Divulgação

Alesi ainda tentou um último ataque, porém Piquet cruzou a linha de chegada 0s419 à frente para vencer sua segunda prova em 2018 – a primeira foi em Silverstone, na Inglaterra.

“A equipe me deu de novo um carro vencedor. Foi emocionante duelar com meu companheiro de equipe Giuliano. Somos amigos, mas dentro do carro cada um quer vencer. Foi uma luta dura, mas mostramos que é possível ter uma disputa muito limpa”, disse o piloto nascido em Brasília (DF).

“A duas voltas do fim, decidi atacar e consegui assumir a liderança antes da segunda variante. Estou muito feliz com esta segunda vitória na temporada numa pista como Monza, um lugar especial para mim e para o time”, completou Piquet.

O equilíbrio na corrida foi tão grande que apenas três segundos separaram os sete primeiros colocados.

Após duelo sensacional, Pedro Piquet conquista segunda vitória na GP3. Foto: Alex Farias/Divulgação
Pedro Piquet festeja segundo triunfo em sua temporada de estreia na GP3. Foto: Alex Farias/Divulgação

Depois da prova deste domingo, Callum Ilott e Anthoine Hubert – terceiro e quarto colocados na corrida, respectivamente – foram desqualificados dos resultados da segunda corrida da GP3 na Itália, após seus carros não atenderem às verificações de pressão mínima nos pneus estabelecidas pela Pirelli.

Os pneus traseiros esquerdos em ambos os carros da equipe ART não cumpriram os limites prescritos especificados pelo fornecedor oficial e foram, portanto, excluídos dos resultados oficiais.

A penúltima rodada dupla da GP3 será disputada daqui a três semanas, em Sochi (Rússia).

Resultado final – Corrida 2 de Monza (top 5)

1) Pedro Piquet (BRA) – 33min01s677
2) Giuliano Alesi (FRA) – a 0s419
3) Nikita Mazepin (RUS) – a 2s603
4) Jake Hughes (GBR) – a 2s841
5) David Beckmann (ALE) – a 3s382

Classificação do campeonato (top 5)

1) Anthoine Hubert (FRA) – 176 pontos
2) Nikita Mazepin (RUS) – 147
3) Callum Illot (GBR) – 147
4) Pedro Piquet (BRA) – 106
5) Leonardo Pulcini (ITA) – 101

Leticia Senna

Deixe uma resposta