Hamilton leva a melhor na casa da Ferrari ao vencer GP da Itália

Hamilton leva a melhor na casa da Ferrari ao vencer GP da Itália. Foto: Mercedes/Twitter

Rivais pelo título da temporada, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel se tocam logo após a largada, alemão da Ferrari roda na pista, britânico da Mercedes ganha em Monza e amplia vantagem na liderança

Leticia Senna

Mesmo com as duas Ferrari largando na primeira fila, Lewis Hamilton deu um “chega para lá” em Sebastian Vettel logo após a largada, superou o pole Kimi Räikkonen na parte final da prova e venceu o GP da Itália neste domingo (02) em Monza, jogando um balde de água fria nos tifosi (torcedores) da escuderia vermelha.

O finlandês – que deve estar de saída da Ferrari para dar lugar a Charles Leclerc em 2019 – cruzou a linha de chegada em segundo com o compatriota Valtteri Bottas em terceiro. Na pista, o companheiro de Mercedes de Hamilton havia chegado atrás de Max Verstappen, que subiu ao pódio. Porém, o holandês da Red Bull foi punido com a perda de 5s em seu tempo final por toque no próprio Bottas. Com isso, Verstappen caiu para quinto. Vettel, o quinto na pista, subiu para o quarto lugar.

Bottas, aliás, foi um perfeito “escudeiro” de Hamilton na luta pela vitória em Monza. Após o pit stop de Hamilton na 28ª volta, o finlandês da Mercedes assumiu a liderança, seguido de Räikkönen. Bottas segurou o compatriota, que já estava com os pneus desgastados, permitindo a Hamilton aproximar-se do finlandês da Ferrari.

Hamilton leva a melhor na casa da Ferrari ao vencer GP da Itália. Foto: F1/Twitter
Após toque com Hamilton, Vettel roda na primeira volta. Foto: F1/Twitter

Na volta 37, Bottas finalmente foi aos boxes. No 45º giro, o britânico, que já estava colado em Kimi, abriu a asa móvel, superou Räikkönen por fora para assumir a liderança na curva 1 e vencer o GP da Itália.

Com o resultado, Hamilton aumentou a vantagem na liderança para Vettel para 30 pontos (256 x 226).

A próxima etapa da temporada 2018 da Fórmula 1 será o GP de Singapura, no dia 16 deste mês, em prova noturna no circuito de Marina Bay.

Grosjean é desclassificado

Romain Grosjean foi eliminado do GP da Itália e perdeu o sexto lugar. O carro #8 da Haas teve o assoalho considerado fora dos padrões do regulamento da FIA. Os comissários investigaram e acataram o protesto da equipe Renault.

Segundo a FIA, o assoalho do carro do francês violou o artigo 3.7.1d do regulamento. “A superfície, com todas as partes, deveria ter 50mm de raio (+/- 2mm) em cada canto da frente quando visto diretamente abaixo do carro e isso foi aplicado após a superfície ser definida”, disse o comunicado emitido após a prova.

Com a punição de Grosjean, o grande beneficiado foi o russo Sergey Sirotkin, da Williams, que subiu para a décima colocação e marcou seu primeiro ponto no campeonato.

A desclassificação do francês também mexeu no campeonato de construtores. A Haas caiu para a quinta colocação, ficando atrás da Renault.

Hamilton leva a melhor na casa da Ferrari ao vencer GP da Itália. Foto: Reprodução

Deixe uma resposta