Vettel ultrapassa Hamilton na primeira volta e fatura GP da Bélgica

Vettel ultrapassa Hamilton na primeira volta e fatura GP da Bélgica. Foto: Formula1.com

Com pista seca, alemão confirma favoritismo da Ferrari na veloz pista de Spa-Francorchamps e vence pela 52ª vez na carreira. Etapa belga é marcada por acidente logo após a largada em que carro de Alonso decola

Leticia Senna

Desta vez sem chuva para atrapalhar, Sebastian Vettel ultrapassou Lewis Hamilton na primeira volta com naturalidade, confirmou o favoritismo da Ferrari em Spa-Francorchamps e venceu o GP da Bélgica neste domingo (26). O britânico da Mercedes finalizou na segunda posição e viu sua vantagem para o alemão no campeonato diminuir para 17 pontos (231 x 214). O holandês Max Verstappen, da Red Bull, completou o pódio.

As emoções reais da corrida, realmente, ficaram reservadas para a primeira volta. Enquanto Vettel tranquilamente ultrapassava o rival Hamilton, o caos se instalava nas posições finais do grid. Primeiro, o alemão Nico Hülkenberg perdeu o ponto de frenagem da sua Renault e acertou violentamente a McLaren de Fernando Alonso que, literalmente, decolou da pista e voou sobre a Sauber de Charles Leclerc. Os três abandonaram a prova.

Vettel ultrapassa Hamilton na primeira volta e fatura GP da Bélgica. Foto: F1/Twitter
Confusão após a largada: tocado por Hülkenberg, Alonso voa por cima do carro de Leclerc. Foto: F1/Twitter

Na confusão, a Red Bull #3 de Daniel Ricciardo tocou na traseira de Kimi Räikkönen, furando o pneu traseiro direito e travando aberta a asa traseira da Ferrari do finlandês. Ambos, especialmente o australiano, ficaram mais um tempo na pista, mas também abandonaram a prova.

De resto, a 13ª etapa da temporada 2018 da Fórmula 1 não apresentou duelos interessantes e manteve-se morna. O único destaque que se pode dar foi a boa corrida de recuperação de Valtteri Bottas. O finlandês, punido por troca de unidade de potência de sua Mercedes, largou em 17º e escalou o pelotão para chegar na quarta colocação.


A “nova” equipe da F-1, a Racing Point Force India somou seus primeiros 18 pontos no campeonato de construtores com o quinto e o sexto lugares de Sergio Pérez e Esteban Ocon, respectivamente. Com isso, a escuderia que carrega o espólio da Force India de propriedade do grupo de investidores liderado por Lawrence Stroll, pai do piloto “ainda” da Williams, Lance Stroll, já ultrapassou a própria equipe britânica nos pontos.

A 14ª etapa da temporada da F-1 será o GP da Itália, a ser disputado em Monza já no próximo domingo (02).

Vettel ultrapassa Hamilton na primeira volta e fatura GP da Bélgica. Foto: Formula1.com
Os três primeiros: os sérios Hamilton (E) e Verstappen (D) contrastam com o alegre Vettel (C). Foto: Formula1.com

Depois da corrida, Nico Hülkenberg foi considerado culpado pelo acidente logo após a largada do GP da Bélgica. Por conta do erro de frenagem que provocou o toque em Fernando Alonso e tirando mais quatro carros da prova, além de sua própria Renault, o alemão vai perder 10 posições no grid de largada do GP da Itália no fim de semana que vem.

Resultado final – GP da Bélgica

Vettel ultrapassa Hamilton na primeira volta e fatura GP da Bélgica. Foto: Reprodução

Deixe uma resposta