Power vence em Gateway e segue vivo no campeonato

Power vence em Gateway e segue vivo no campeonato. Foto: IndyCar

Australiano da Penske driblou estratégia ousada de Rossi de menor número de paradas e ultrapassou líder Dixon para conquistar vitória de número 35 da carreira. Fittipaldi, em 11º, é brasileiro mais bem classificado

Leticia Senna

Will Power faturou o GP de Gateway, última etapa em circuito oval da temporada, na noite deste sábado (25). Foi a terceira vitória do australiano no ano, a primeira após as 500 Milhas de Indianápolis e a 35ª da sua carreira na Fórmula Indy. O piloto da Penske venceu os líderes e os dois favoritos Alexander Rossi e Scott Dixon em duelo estratégico.

Rossi, em estratégia ousada de parar menos vezes nos pits em relação aos adversários, e o líder do campeonato Dixon completaram o pódio no Gateway Motorsports Park.

Com o resultado, Rossi diminuiu para 26 pontos sua desvantagem em relação a Dixon. O neozelandês da equipe Ganassi segue na liderança com 568 pontos, contra 542 do norte-americano da Andretti. Power, com o triunfo deste sábado, subiu de quarto para terceiro no campeonato, com 500 pontos, e segue na briga pelo caneco.

Já o atual campeão, Josef Newgarden, com o sétimo lugar em Gateway, se afastou ainda mais da luta pelo bicampeonato. Ele está 11 pontos atrás do companheiro de Penske.

Entre os brasileiros, Pietro Fittipaldi – que largara em 21º e último, já que com o cancelamento do classificatório na sexta-feira, o grid foi formado pela posição dos pilotos no campeonato – terminou a prova no 11º lugar, seu melhor resultado na Indy. Tony Kanaan, da Foyt, cruzou a linha de chegada em 13º e seu companheiro de equipe Matheus Leist finalizou a corrida na 16ª posição.

Power vence em Gateway e segue vivo no campeonato. Foto: IndyCar

Com o 11º lugar, Pietro Fittipaldi finalizou na frente entre os brasileiros. Foto: IndyCar

Resumo da corrida

Largando da quarta posição, Will Power assumiu o segundo lugar na largada, atrás do pole Scott Dixon. O australiano perdeu a posição mais tarde para Alexander Rossi no 119º giro, mas retomou o segundo posto na volta 146. O vice-líder assumiu uma estratégia arriscada de um pit stop a menos do que os demais adversários e reduziu drasticamente seu ritmo na prova. O que deu certo em parte, já que Rossi não teve forças para superar Power e brigar pela vitória em Gateway e sustentou a segunda posição.

Dixon liderou a maior parte da prova. Contudo, na 150ª volta, o neozelandês foi ultrapassado por um inspirado Power. O piloto da Penske resistiu na frente depois de mais duas paradas nos boxes. Num dos três pits, quase foi ultrapassado pelo próprio Dixon.

O líder do campeonato não se deu por vencido e perseguiu Power, mas depois de seu último pit stop, Dixon voltou atrás de Rossi, que se manteve na pista, e finalizou a prova em terceiro.

Power vence em Gateway e segue vivo no campeonato. Foto: IndyCar

Pódio é formado pelos três primeiros do campeonato: Rossi (E), Power (C) e Dixon (D). Foto: Team Penske/Twitter

A próxima etapa da temporada 2018 da Indy será o GP de Portland, que retorna ao calendário da categoria, no domingo que vem (02). Será a 16ª e penúltima prova do calendário.

Estado de saúde de Robert Wickens

Pouco antes da largada, a equipe Schmidt-Peterson Motorsport (SPM) soltou um comunicado oficial a respeito de seu piloto, o canadense Robert Wickens, que se recupera de grave acidente sofrido na etapa passada, em Pocono. Segundo a nota, o piloto já não respira mais com ajuda de aparelhos e consegue conversar com seus familiares.

Wickens teve fratura nas pernas, no braço direito e passou por cirurgias. Ele tem ainda uma lesão medular na coluna, cuja extensão ainda é indeterminada, de acordo com os boletins médicos divulgados até agora pela IndyCar e pela SPM.

Power vence em Gateway e segue vivo no campeonato. Foto: Andretti/Twitter

Alexander Rossi diminuiu vantagem de Scott Dixon na liderança para 26 pontos (568 x 542). Foto: Andretti/Twitter

Resultado final – GP de Gateway

1) Will Power (AUS/Penske-Chevrolet) – 248 voltas
2) Alexander Rossi (EUA/Andretti-Honda) – a 1s312
3) Scott Dixon (NZL/Ganassi-Honda) – a 2s809
4) Simon Pagenaud (FRA/Penske-Chevrolet) – a 3s134
5) Zach Veach (EUA/Andretti-Honda) – a 7s269
6) Spencer Pigot (EUA/Carpenter-Chevrolet) – a 10s551
7) Josef Newgarden (EUA/Penske-Chevrolet) – a 10s600
8) Ed Jones (EAU/Ganassi-Honda) – a 22s136
9) Takuma Sato (JAP/RLL-Honda) – a 1 volta
10) Graham Rahal (EUA/RLL-Honda) – a 1 volta
11) Pietro Fittipaldi (BRA/Dale Coyne-Honda) – a 1 volta
12) Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet) – a 1 volta
13) Tony Kanaan (BRA/Foyt-Chevrolet) – a 2 voltas
14) Marco Andretti (EUA/Andretti-Honda) – a 2 voltas
15) James Hinchcliffe (CAN/Schmidt-Peterson-Honda) – a 2 voltas
16) Matheus Leist (BRA/Foyt-Chevrolet) – a 2 voltas
17) Max Chilton (GBR/Carlin-Chevrolet) – a 4 voltas
18) Gabby Chaves (COL/Harding-Chevrolet) – a 6 voltas
19) Charlie Kimball (EUA/Carlin-Chevrolet) – a 13 voltas
20) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Honda) – Não completou
21) Sébastien Bourdais (FRA/Dale Coyne-Honda) – Não completou

Leia mais

Com tática ousada, Rossi vence em Mid-Ohio e assum... Após largar da pole position, Alexander Rossi apostou em estratégia ousada de duas paradas nos boxes para conquistar a vitória no GP de Mid-Ohio e voltar à disputa do título da Fórmula Indy Leticia Senna Enquanto todos os outros pilotos optaram por três paradas, Alexander Rossi, que largara na pol...
Rossi ganha em Watkins Glen. Newgarden bate e embo... Norte-americano da Andretti vence no circuito misto de Watkins Glen e segura Scott Dixon. Newgarden vacila em saída dos boxes. Castroneves, em 4º, ainda tem chance de título Por Leticia Senna Alexander Rossi teve um fim de semana que se pode chamar de perfeito. Após sair na pole position – com dir...
Power faz grande prova, segura Newgarden no fim e ... Australiano Will Power teve problemas durante a prova, chegou a ir para o fim do pelotão, mas com tática perfeita ganhou as 500 Milhas de Pocono. Tony Kanaan teve grande desempenho Por Leticia Senna O australiano Will Power provou neste domingo (20) que, por detalhe, não está entre os três primeir...
Newgarden conta com a sorte em bandeira amarela e ... Josef Newgarden conquistou vitória nas ruas da cidade canadense que o coloca na briga pelo título da temporada 2017 da F-Indy Por Leticia Senna O norte-americano Josef Newgarden contou com a sorte para faturar o GP de Toronto (Canadá) da Fórmula Indy neste domingo (16). O piloto da Penske, que já ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *