Auto Performance | Plataforma permite que veículo gire no mesmo lugar

Com a proposta de oferecer a base técnica para um conceito de mobilidade urbana, a Schaeffler apresenta uma plataforma para diversas funcionalidades de veículos, como robô-táxis ou carros de transporte autônomos, com acionamento do cubo de roda e sistema de direção de 90 graus. Seu raio de giro de menos de 5 metros torna o veículo extremamente manobrável no trânsito da cidade, e até mesmo girar no mesmo local será possível.

Os componentes de propulsão e chassi do Schaeffler Mover são combinados de modo a economizar espaço em uma unidade compacta, o Schaeffler Intelligent Corner Module. Este módulo é instalado em cada uma das quatro rodas e inclui o motor do cubo da roda, a suspensão da roda, incluindo o sistema da mola, e o atuador do sistema de direção eletromecânica.

O sistema de direção do módulo de roda é projetado como um sistema de steep by wize eletromecânico. A suspensão da roda permite um ângulo de direção de até 90 graus. Isso permite que o veículo seja manobrado em ruas estreitas e que também possa ser estacionado em espaços pequenos para permitir que os passageiros entrem e saiam.

O motor de tração do módulo da roda foi projetado como um elétrico síncrono de imã permanente, e é uma variante do motor do cubo de roda já desenvolvido pela Schaeffler em um projeto de 2013. Na proposta atual para o Mover, cada um dos quatro motores elétricos – com tensão de operação de 300 volts – fornece uma saída contínua de 13 quilowatts com picos de 25 quilowatts. O torque nominal de 250 Nm por motor pode ser dobrado por curtos períodos.

Com flexibilidade e conforto, a plataforma atende aos requisitos essenciais do motorista para um veículo altamente automatizado ao uso urbano. Um sistema de controle de estabilidade dinâmica permite o controle individual de cada Intelligent Corner Module e controla as funções da dinâmica, a distribuição de torque entre as rodas e a tração integral (AWD).

Movimentos laterais do veículo podem ser realizados com praticamente nenhuma força transversal perceptível para os passageiros. Ao mesmo tempo, este formato de acionamento garante um nível muito alto de disponibilidade e proteção contra falhas, segundo o fabricante, que afirma possuir todo o software para o sistema de controle de direção e tração, incluindo um conceito abrangente de segurança.

De acordo com a Schaeffler, o alto nível de integração do módulo possui mais vantagens. Por exemplo, o sistema de tração e chassi exige menos espaço de instalação geral – o espaço livre resultante oferece mais disponibilidade para passageiros e para armazenamento das mercadorias transportadas.

O espaço criado para a bateria e o equipamento auxiliar garantem as dimensões compactas do veículo. Estes podem, por sua vez, ser variados, já que o veículo pode ser mais longo e mais largo, sem a necessidade de fazer alterações no sistema. O design modular do Mover cria a pré-disposição à implementação de um grande número de tarefas de transporte de passageiros e mercadorias.

O corpo do veículo – que pode ser modificado para a aplicação desejada – pode ser rapidamente separado da plataforma, que acomoda toda a tecnologia necessária para a condução. Apenas uma parte do sistema de sensores necessários à condução autônoma precisa estar integrada à estrutura do veículo.

A interconexão é um pré-requisito decisivo para o bom funcionamento dos veículos autônomos na cidade. Os especialistas da Schaeffler conseguiram isso no estudo através da criação de uma reprodução digital do veículo, que representa uma imagem do carro na nuvem. Através da análise contínua dos dados de operação e estado atual do veículo, é possível identificar antecipadamente os requisitos futuros de manutenção, por exemplo.

“Este veículo é projetado para operações interconectadas e preenche uma lacuna significativa no atual portfólio da indústria automobilística”, salienta Peter Gutzmer, presidente de tecnologia da Schaeffler. Dentro do estudo de viabilidade que está sendo desenvolvido pela marca, há planos para produzir, ao longo deste ano, um protótipo de um veículo, incluindo a cabine e ar-condicionado.


Rosangela Groff é jornalista e atua há 12 anos na área automotiva. É editora do caderno Carros & Motos do jornal Correio do Povo, um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul, com 122 anos de existência. Também edita conteúdo impresso e on-line na área de autopeças para entidades do segmento.

A coluna Auto Performance é veiculada todas as quartas-feiras e aborda os mais diversos temas do setor, desde as estratégias de mercado das marcas até as novas tecnologias que equipam os veículos.

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