Auto Performance | Tecnologia permite a passageiros ouvirem músicas diferentes no mesmo carro

O entretenimento também é um assunto onde a tecnologia avançada assume propostas inovadoras na indústria automotiva. E um exemplo disso é o sistema revelado pela Kia Motors Corporation que permite que cada ocupante de um mesmo veículo ouça músicas diferentes, sem fones de ouvido. O Sistema de Som Separado (SSZ) de última geração ainda mantém a privacidade dos passageiros durante conversas telefônicas e torna mudos os sons desnecessários para os passageiros, mas importantes para o motorista.

A tecnologia permite que cada passageiro acesse conteúdos de áudio adaptados às suas necessidades individuais, incluindo músicas, chamadas telefônicas de viva voz e alertas, mantendo um espaço social livre de fones de ouvido, no qual os passageiros podem conversar naturalmente. O SSZ cria e controla campos acústicos no carro, permitindo que o motorista e as demais pessoas ouçam sons isolados.

Os diversos alto-falantes instalados no veículo apresentam sistemas que utilizam princípios científicos para reduzir ou aumentar os níveis de áudio das ondas sonoras. Isso impede a sobreposição de sons ouvidos em cada assento, criando o mesmo efeito que os atuais sistemas de cancelamento de ruído.

“Na era da navegação autônoma, os clientes vão exigir opções de entretenimento cada vez mais personalizáveis dentro de seus veículos, o que inclui inovações tecnológicas, como o Sistema de Som Separado”, observa Kang-duck Ih, pesquisador do Laboratório de Pesquisa NVH da Kia. “Espero que, ao fornecer aos motoristas e passageiros espaços de áudio independentes e personalizados, eles experimentem um transporte mais confortável e divertido”, conclui.

Ao viajar em um veículo equipado com o SSZ, cada passageiro pode conectar seu smartphone via Bluetooth e ouvir sua própria música, sem interferência ou interferindo nos fluxos de áudio dos outros passageiros. Quando o sistema é utilizado, as chamadas telefônicas hands-free também podem ser isoladas para cada pessoa, garantindo a privacidade das conversas telefônicas.

Sons de navegação ou vários alertas permitem que o condutor se concentre no controle do veículo, enquanto o SSZ isola esses sons, mantendo uma área tranquila para os outros passageiros. Este recurso possui uma funcionalidade particularmente direcionada para os condutores acompanhados de crianças, por exemplo.

A tecnologia SSZ está em desenvolvimento desde 2014, e a expectativa é a de que o sistema de produção em massa esteja pronto para instalação em veículos dentro de um a dois anos.


Rosangela Groff é jornalista e atua há 12 anos na área automotiva. É editora do caderno Carros & Motos do jornal Correio do Povo, um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul, com 122 anos de existência. Também edita conteúdo impresso e on-line na área de autopeças para entidades do segmento.

A coluna Auto Performance é veiculada todas as quartas-feiras e aborda os mais diversos temas do setor, desde as estratégias de mercado das marcas até as novas tecnologias que equipam os veículos.

Deixe uma resposta