Marcopolo registra crescimento em todos os segmentos no semestre

No Brasil, a marca cresceu em unidades produzidas, acima da alta registrada pelo mercado de ônibus (39,1%)

A Marcopolo registrou receita líquida consolidada de R$ 1,856 bilhão nos primeiros seis meses de 2018, com crescimento de 43,3% em relação ao mesmo período do ano anterior (R$ 1,296 bilhão). O resultado reflete a melhora contínua na demanda de ônibus, tanto no mercado brasileiro como na exportação, que aumentaram 55,5% e 67,5%, respectivamente. O lucro líquido foi de R$ 54,3 milhões contra R$ 29,2 milhões no primeiro semestre de 2017 (crescimento de 86%).

No Brasil, a Marcopolo cresceu em unidades produzidas, acima da alta registrada pelo mercado de ônibus (39,1%) nos seis meses de 2018. A demanda aumentou em todos os segmentos: nos urbanos, a fabricante alcançou elevação de quase de 120%, com produção de 1.689 unidades contra 769 fornecidas, e participação de mercado de 56,6% contra 26,7%, no mesmo período de 2017; nos rodoviários, a ampliação foi de quase 100% (1.063 unidades contra 541).

Manter crescimento

Marcopolo entrega primeiro ônibus G7 de dois andares para o Rio Grande do Norte

Veículo  Paradiso 1800 DD incorpora diversas tecnologias para a comodidade dos passageiros. (Foto: Divulgação)

No semestre, a Marcopolo também realizou a entrega de ônibus escolares – micros, modelos Volare e urbanos – para o programa Caminho da Escola e para a Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEDUC-MG). A perspectiva é de aumento da demanda para o Caminho da Escola no segundo semestre.

Segundo Francisco Gomes Neto, diretor-geral da Marcopolo, a empresa deverá manter o ritmo de crescimento e produção também no segundo semestre. “Estamos otimistas com relação ao desempenho da indústria brasileira de ônibus, tanto no mercado interno como nas exportações. Temos expectativa de bom desempenho em todas as três marcas, Marcopolo, Neobus e Volare”, enfatiza o executivo.

As iniciativas adotadas na Neobus, direcionadas ao aumento de volumes e eficiência apresentam os primeiros resultados positivos. No segundo trimestre deste ano, a unidade registrou lucro líquido de R$ 6,3 milhões, revertendo prejuízo de R$ 8,9 milhões do mesmo período de 2017. A produção aumentou de 324 unidades no segundo trimestre de ano passado para 826 no segundo trimestre deste ano, com incremento de 154,9%, favorecida pela transferência da produção de modelos Volare da unidade Planalto.

Mercado exterior

Marcopolo operações internacionais. Foto: Júlio Soares

Nas unidades no exterior, os destaques foram as operações de Austrália e China, que apresentaram crescimento no trimestre de 84,1% e 20,0% respectivamente, em unidades produzidas. Em relação à receita, a Austrália apresentou um crescimento de 89,2% em comparação com o ano passado, já na unidade chinesa, o incremento foi de 79,4%.

Para o segundo semestre, a Marcopolo mantém sua expectativa na manutenção da demanda por ônibus para o próximo trimestre, com carteira de pedidos consistente para os próximos meses. “Esperamos que a retomada de volumes se sustente nos próximos meses, sobretudo no mercado externo que, com a desvalorização do real, pode impactar positivamente a receita líquida e os resultados operacionais”, finaliza Francisco Gomes Neto.

 

Leia mais

Resultados da Marcopolo apresentam melhora e marca... Para Francisco Gomes Neto, CEO da Marcopolo, o desempenho também é fruto da maior competitividade O desempenho alcançado no segundo trimestre de 2017 pode indicar o início do processo de recuperação do mercado brasileiro de ônibus. É o que acredita a gaúcha Marcopolo. No semestre, a produção de ô...
Operações internacionais fazem Marcopolo crescer n... Crescimento da receita líquida é resultado do aumento nas exportações e nas operações internacionais Com o mercado brasileiro ainda abaixo do potencial de demanda, a Marcopolo fechou o primeiro trimestre do ano com crescimento de 29,5% na receita líquida. O resultado reflete o forte trabalho que ...
Volvo XC60 ganha versão diesel para impulsionar me... Disponível em duas configurações e com preços a partir de R$ 275.950, SUV compacto premium quer acelerar ainda mais as vendas da marca sueca no país O ano de 2018 tem sido o melhor da história da Volvo no país, e vários números comprovam esta evolução. Para continuar pisando fundo, a marca sueca ...
O Farroupilha – Volskwagen Gol, Kia Sportage... As inéditas versões automáticas dos Volkswagen Gol e Voyage são o tema principal desta semana da coluna Autos Giros em O Farroupilha. Veja quais são os outros assuntos: - Kia registra forte crescimento com o fim do Inovar-Auto; - Fiat Strada ganha inédita versão Freedom na linha 2019; - Mer...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *