Auto Performance | Audi lança ferramenta de customização 3D para veículos em tempo real

Um aplicativo onde os usuários interagem na customização do carro em tempo real. Essa é a primeira plataforma tridimensional do mercado automotivo, segundo a Audi, com imagem 3D no configurador de produto. Através do app, os clientes podem experimentar uma visão em 360 graus de um veículo animado, diretamente no site da montadora. A ferramenta de configuração 3D foi lançada na Alemanha e em 24 países ao redor do mundo.

Com a nova tecnologia, os clientes experimentam a renderização do veículo interativamente e em perspectiva realista, nos mínimos detalhes. Eles podem ligar os faróis ou abrir e fechar as portas. São centenas de milhões de configurações de modelos e equipamentos disponíveis. O Audi customizado pode ser inserido em diferentes cenários, como um túnel ou uma paisagem verde com apenas um clique.

Outro recurso é a capacidade de exibir os menores detalhes de acabamento, luzes diurnas e de estacionamento e o acionamento da capota elétrica nos carros conversíveis. “Quando se trata de opções de equipamentos individuais, particularmente, nossa nova visualização 3D no configurador oferece uma imagem extremamente abrangente e detalhada do modelo desejado, embasando a decisão de compra do cliente”, explica o gerente do projeto, Thomas Orenz.

O modelo é renderizado em tempo real em qualquer dispositivo diretamente no site da montadora, sem a necessidade de instalação de programas adicionais. O aplicativo 3D usa dados dos modelos da marca e técnicas de renderização virtuais, assim como os utilizados na indústria de jogos.

Para a Audi, o novo aplicativo no configurador é o próximo passo em direção a uma experiência digital do cliente. O A4 está disponível no site alemão da marca como primeiro modelo-piloto em 3D desde 2017. Agora a ferramenta é disponibilizada para todos os modelos nos maiores mercados europeus, como Alemanha, Reino Unido, França e Espanha, bem como Estados Unidos e Japão. Planos futuros incluem melhorar a qualidade de imagem para 4K, veículos em cenários específicos de cada país e uso customizado do recurso em concessionárias.


Rosangela Groff é jornalista e atua há 12 anos na área automotiva. É editora do caderno Carros & Motos do jornal Correio do Povo, um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul, com 122 anos de existência. Também edita conteúdo impresso e on-line na área de autopeças para entidades do segmento.

A coluna Auto Performance é veiculada todas as quartas-feiras e aborda os mais diversos temas do setor, desde as estratégias de mercado das marcas até as novas tecnologias que equipam os veículos.

Deixe uma resposta