Em vitória de Di Grassi, Vergne conquista título da Fórmula E

Em vitória de Di Grassi, Vergne conquista título da Fórmula E. Foto: Reprodução/Twitter

Enquanto brasileiro venceu a corrida 1 do ePrix de Nova York, Jean-Éric Vergne cruzou a linha de chegada na quinta posição, o suficiente para sagrar-se como novo campeão da categoria dos carros elétricos

Leticia Senna

O brasileiro Lucas di Grassi venceu a corrida 1 do ePrix de Nova York (EUA), disputado neste sábado (14) nas ruas da metrópole norte-americana, mas quem lucrou mesmo foi o francês Jean-Éric Vergne que sagrou-se  campeão da temporada 2017/2018 da Fórmula E.

O piloto da Techeetah terminou a prova na quinta posição – após ter largado em 18º por conta de uma punição por ter usado mais potência que o permitido no classificatório – e viu o rival pelo título Sam Bird chegar em nono. Isso garantiu o título matematicamente para Vergne.

Com o quinto posto deste sábado, o francês somou 10 pontos e chegou a 173 contra 142 do britânico da equipe DS Virgin. Assim, Bird não tem mais condições de alcançar Vergne na segunda prova da rodada dupla nova-iorquina, que será disputada neste domingo (15).

Lucas di Grassi, o terceiro no campeonato, também fez uma prova de recuperação para buscar a vitória. Com o carro bem acertado, o piloto da Audi largou em 11º, foi escalando o pelotão pouco a pouco até ultrapassar o companheiro de time, o alemão Daniel Abt, na parte final da corrida. Foi a segunda vitória seguida e sexto pódio consecutivo do brasileiro na temporada. Sébastien Buemi, da Renault e.Dams, completou o pódio.

Em vitória de Di Grassi, Vergne conquista título da Fórmula E. Foto: Reprodução/Twitter

Alegria no pódio com Buemi (E), Di Grassi (C) e Abt (D). Foto: FIA Formula E/Twitter

Resumo da corrida 1

Abt tomou a liderança do pole Buemi na sétima volta e abriu vantagem antes da troca dos carros. Depois da parada obrigatória, Di Grassi saiu no encalço do alemão e com Buemi também próximo. Mas a jogada de mestre do brasileiro aconteceu na 25ª volta, quando ele ultrapassou Abt e não mais largou a liderança.

Enquanto isso, na luta pelo título, Vergne havia largado no final do grid e também escalou o pelotão para chegar ao resultado que lhe bastava para faturar o caneco. Na volta 16, o francês ultrapassou o rival Sam Bird, que ficou “encaixotado” atrás de Andre Lotterer, companheiro de Techeetah de Vergne. Depois, na 29ª volta, o agora campeão ganhou a quinta posição de Lotterer – o suficiente para levar o título. Bird acabou em nono.

O outro brasileiro da Fórmula E, Nelsinho Piquet chegou a ocupar o terceiro lugar – após o carro de seu companheiro de Jaguar Mitch Evans ter apagado na largada, quando o neozelandês partiria da segunda posição –, mas um problema de software fez o brasileiro parar na pista depois da troca de carros.

A corrida 1 do ePrix de Nova York acabou no limite de tempo, depois que o britânico Alex Lynn acertou a traseira no muro. A prova ficou algumas voltas sob bandeira amarela e a verde foi acionada quando faltavam menos de cinco minutos para estourar o tempo limite de prova.

Em vitória de Di Grassi, Vergne conquista título da Fórmula E. Foto: Techeetah/Twitter

Vergne dedicou título ao amigo Jules Bianchi, ex-piloto de F-1 morto em 2015. Foto: Techeetah/Twitter

Neste domingo (15), às 16h (de Brasília), acontece a corrida 2 da rodada dupla final de Nova York. O canal Fox Sports 2 transmite a prova ao vivo. Apesar de não contar muito para o campeonato de pilotos, a bateria servirá para definir o campeão de construtores. Com o triunfo de Di Grassi, a Audi entrou na briga pelo título. O time alemão soma 230 pontos contra 235 da líder Techeetah.

Leia mais

Vergne segura Di Grassi e vence em Nova York. Audi... Com o campeonato de Pilotos decidido, a luta valia pelo título dos Construtores. Jean-Éric Vergne ganhou a segunda prova da final da temporada 2017/2018 da Fórmula E, mas Lucas di Grassi e Daniel Abt, 2º e 3º neste domingo (15) garantiram título para a Audi Leticia Senna Novo campeão da Fórmula E,...
Vergne e Bird decidem quem será campeão da F-E em ... Francês da Techeetah (C) é o líder da temporada 2017/2018 da Fórmula E com 163 pontos contra 140 do britânico da equipe DS Virgin (D). Quem levará o título após a rodada dupla de Nova York (EUA)? Leticia Senna A rodada dupla do ePrix de Nova York (EUA) vai apontar o novo campeão da temporada 2017/...
Vergne segura pressão de Di Grassi e vence ePrix d... Francês da Techeetah suportou investidas do brasileiro da Audi depois de herdar a pole position do ePrix de Punta del Este (Uruguai) e conquistou segundo triunfo da temporada Atual líder da temporada 2017/2018 da Fórmula E, Jean-Éric Vergne venceu o ePrix de Punta del Este, no Uruguai, neste sáb...
F-E: Lucas di Grassi renova com a Audi até 2020 Brasileiro Lucas di Grassi vai disputar mais três temporadas pela equipe alemã na Fórmula E, a categoria dos carros elétricos Atual campeão da Fórmula E, o brasileiro Lucas di Grassi acertou novo contrato com a Audi, por mais três temporadas nesta quinta-feira (28). Di Grassi sempre disputou as ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *