Librelato tem forte aumento de vendas em 2018

Com uma linha de produtos reformulada, diversos lançamentos e inovações tecnológicas que oferecem maior rentabilidade à operação de transporte rodoviário de carga, a Librelato é uma das empresas que mais cresce em seu segmento no mercado brasileiro nos últimos anos.

No ano em que completa 49 anos de atividades, a empresa apresentou resultados sólidos e crescimento sustentável. De janeiro a maio deste ano, a Librelato comercializou 2,7 mil unidades, registrando aumento de mais de 80% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram vendidos 1,3 mil implementos rodoviários da marca no país.

“Nosso resultado extraordinariamente positivo de vendas, mais do que dobrando o volume deste ano em relação ao montante comercializado no mesmo período do ano passado, é um indicativo inequívoco de que os transportadores estão buscando produtos que oferecem qualidade superior e, sobretudo, maior rentabilidade operacional”, comenta José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.

Maior expansão no mercado nacional

José Carlos Spricigo, CEO da Librelato. Foto: Divulgação

Dobrando o volume de vendas neste ano em relação a 2017, a Librelato foi a implementadora que obteve a maior expansão no mercado nacional, além de já ter comercializado cerca de 1.000 unidades para o mercado externo e da linha sobre chassi em 2018. “Esse é o resultado de um longo processo de fortes inversões em inovação e desenvolvimento de produtos que basicamente são mais leves, mais robustos e mais sustentáveis” diz Sprícigo.

De acordo com Sprícigo, com a recuperação da atividade econômica, especialmente no setor do agronegócio, a expectativa é que o segmento de implementos feche este ano com um crescimento da ordem de 50% em relação ao ano passado. Contudo, com toda a linha de produtos modernizada, e com a surpreendente performance de vendas de janeiro a maio deste ano, a empresa estima que fechará 2018 com histórica expansão de mais de 80%.

Três unidades industriais

Atualmente, a Librelato possui três unidades fabris responsáveis principalmente pelos produtos de linha pesada (reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens), sendo duas em Içara (SC) e uma em Criciúma (SC). Além destas unidades, a Librelato conta também com mais uma unidade em Orleans (SC), a Libremac, dedicada à produção de carrocerias sobre chassi.

Para suportar comercialmente o crescimento da marca no Brasil, a Librelato conta com 54 revendas estrategicamente instaladas em todo o território nacional, além de distribuidores na Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

A Librelato produz implementos rodoviários de diversos segmentos, tais como: carga seca/graneleiro, basculante, carrega tudo, tanques em aço carbono e em aço inox, florestal, furgão alumínio, furgão lonado, furgão lonado para transporte de bebidas, porta contêiner, silo, canavieiro e furgão frigorífico.

Na linha sobre chassi, a Librelato produz carrocerias nos segmentos de basculante meia cana, furgão alumínio, furgão lonado para bebidas e florestal. Na Libremac são produzidas carrocerias para transporte de automóveis, basculante, coletor compactador para transporte de resíduos, nos modelos lateral e traseiro, poliguindaste e carga seca metálica.

Market share

Com um portfólio de produtos completo a Librelato alcançou em 2015 10% de market share no mercado, subindo para 12% em 2016 e 2017. “Adotamos a premissa de sustentabilidade financeira em detrimento de ganho de mercado”, explicou Sprícigo. “Para 2018 estamos projetando um número próximo a 15%, resultado esperado devido à reestruturação de nossa rede de representantes, aumento do portfólio de produtos e investimentos em processos, com o objetivo de aumentar nossa capacidade produtiva”, finaliza.

A marca é uma das mais fortes na comercialização da linha basculante, onde já chegou a 25% de share no mercado. Na linha graneleira, o modelo de implemento mais vendido do Brasil, a empresa alcançou cerca de 20% de participação em vendas no mercado nacional, enquanto na linha florestal chegou a 40%.

Deixe uma resposta