Autos Giros com Lifan X80 VIP 2018

Pacote completo de equipamentos, alto nível de acabamento e motor 2.0 turbo são os principais destaques do novo SUV que tem preços a partir de R$ 129.777

Depois de alguns meses de espera a Lifan finalmente apresentou o seu SUV premium X80 para o mercado brasileiro. Chegando em versão única por R$ 129.777, ele traz um pacote bastante completo de equipamentos e espaço para sete passageiros. No lançamento a montadora fez questão de deixar claro que o objetivo dele é mudar não só o posicionamento mas também a sua imagem no país.

O motor é 2.0 turbo 16 válvulas a gasolina com duplo comando de válvulas com 184 cavalos de potência a 5.000 rpm. O torque máximo é de 28,6 kgfm entre 1.600 e 3.600 rpm. O câmbio é automático de seis velocidades com modo Sport ou trocas manuais na própria manopla.

Visualmente ele é praticamente idêntico ao modelo testado pelo Autos Giros no começo do ano, mudando apenas a grade dianteira. Sai o emblema e entra o próprio nome da marca, provavelmente dentro da estratégia de reposicionamento e na busca de se tornar mais conhecida pelo grande público.

Assim como o modelo testado quando a montadora chinesa preparava a chegada oficial dele ao Brasil, a dianteira traz, além da grade, faróis com repetidores de direção em LED, luz diurna em LED, faróis de neblina e sensores de estacionamento dianteiro.

A lateral traz linha de cintura alta, rodas de 19 polegadas diamantadas e retrovisor rebatível na cor do veículo com alerta de direção. Na traseira, a tampa alta do porta-malas corta as lanternas verticalmente, enquanto na horizontal uma linha cromada encurvada nos lados externos ajudam a dar um perfil ainda mais encorpado. O para-choque traz duas saídas de escape “reais” e integradas.

Lifan X80. Foto: Rafael Munhoz/Divulgação

Sofisticação e conforto

O interior traz um bom nível de acabamento, no mesmo nível de seus concorrentes.

Lifan X80. Foto: Rafael Munhoz/Divulgação

Além disso, o volante multifuncional é revestido em couro ecológico e traz comandos do sistema multimídia, computador de bordo, viva-voz do smartphone e o controle automático de velocidade de cruzeiro.

O painel vem com o quadro de instrumentos em uma tela TFT ampla e configurável, com três opções de visualização.

O console central traz a tela do sistema multimídia de oito polegadas touchscreen com câmera de ré com dois ângulos e compatível com Apple Carplay e Android Auto, rádio AM/FM e entradas USB e auxiliar.

Lifan X80. Foto: Rafael Munhoz/Divulgação

Lifan X80. Foto: Rafael Munhoz/Divulgação

Câmera de ré

Logo abaixo está o ar condicionado, digital e automático, que conta com controles independentes nos bancos traseiros.

Lifan X80. Foto: Rafael Munhoz/Divulgação

Lifan X80. Foto: Rafael Munhoz/Divulgação

Entre os bancos, o console traz botões para desligar o controle de estabilidade, ou ligar o assistente de descida ou o modo Sport do câmbio. O novo Lifan X80 conta também com teto solar eletrônico, recolhimento eletrônico dos retrovisores externos controlado por botão na porta do motorista e detalhes de acabamento que imitam madeira nobre.

Lifan X80. Foto: Rafael Munhoz/Divulgação

Espaço para sete passageiros ou muita bagagem

O entre eixos de 2.790 mm garante bastante espaço não apenas para o motorista e o carona, cujos bancos contam com ajustes elétricos, mas também para os passageiros da segunda e terceira fileiras.

 

A segunda, aliás, tem piso plano – o que aumenta o conforto – e bancos rebatíveis (2/3 – 1/3) com ajuste de profundidade e apoio de braço central com porta-copos.

Os últimos dois bancos, quando abaixados, garantem um bom espaço também para bagagens (900 litros considerando a altura até o teto). Rebatendo a linha intermediária de bancos, o espaço para malas alcança 2.500 litros. Com sete passageiros, o porta-malas fica com apenas 200 litros. Vale dizer que todos os bancos também têm revestimento em couro ecológico.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pacote completo de tecnologia e segurança

Outro grande destaque do novo SUV premium da Lifan é o pacote de itens de tecnologia e segurança. Ele começa com seis airbags, sendo dois frontais, dois laterais e dois de cortina (que chegam até a terceira fileira de bancos).

Lifan X80. Foto: Rafael Munhoz/Divulgação

Além disso ele conta com freios ABS com EBD, BAS (sistema auxiliar de frenagem de emergência), freio de estacionamento eletrônico, assistente de partida em rampa e de descida, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro. O novo X80 traz ainda sistemas especiais de estabilidade e redução de inclinação em mudanças bruscas, sensor crepuscular e abertura das portas e acionamento do motor sem o uso da chave.

No quesito conforto ele conta com regulagem elétrica de altura dos faróis, botão start-stop, freio de estacionamento eletrônico, vidros, travas e retrovisores elétricos.

Lifan X80. Foto: Rafael Munhoz/Divulgação

Em relação ao pós-venda, a garantia é de três anos sem limite de quilometragem. Na região sul, a disponibilidade de peças fica entre 24h ou três dias, dependendo de como for feito o transporte. A montadora oferece ainda serviço de Road Assistance, 24h nos 12 primeiros meses. Montado em CKD na fábrica de San Jose, no Uruguai, o SUV fez média de 8,6 km/l na estrada, num percurso de 150 quilômetros com Serra.

Montagem no Uruguai e atenção ao dólar

Lifan X80. Foto: Rafael Munhoz/Divulgação

O Lifan X80 que está chegando ao Brasil tem 100% de suas peças produzidas na China, e é montado em CKD (complete knock down, completamente desmontado, em tradução livre) no Uruguai. Atualmente, a planta da marca asiática no país vizinho tem capacidade de produzir, trabalhando em apenas um turno, aproximadamente seis mil unidades por ano.

Contudo, como toda a sua produção é direcionada exclusivamente para atender a sua ainda reduzida rede de concessionárias no Brasil, a fábrica trabalha de forma intermitente, parando de tempos em tempos sem gerar estoque excessivo.

Lifan X80. Foto: Rafael Munhoz/Divulgação

O diretor-presidente da Lifan, Johnny Fang, ressalta que o novo SUV também tem a missão de “virar a chave” do consumidor brasileiro em relação à marca. “Hoje nossa imagem no Brasil está ligada a um carro popular que joga no custo-benefício. Para termos sucesso com este carro precisaremos mudar isso”, explica.

Apesar de saber do preconceito que o consumidor nacional tem com o fato de a marca ser chinesa, a Lifan a todo o momento faz questão de ressaltar que é chinesa, e com muito orgulho. Um movimento ao mesmo tempo desafiador mas de forte posicionamento. A marca, aliás, está certa nisso, e isto é quase uma obviedade.

Por fim, nos últimos meses surgiu uma adversidade inesperada. O dólar, que em março caminhava na casa dos R$ 3,40, três meses depois já ultrapassa os R$ 3,70. Isto impacta em toda a “cadeia” do novo Lifan X80, desde a importação da China para o Uruguai, a montagem e a importação para o Brasil.

Meta ousada e jogo de paciência

Lifan X80. Foto: Rafael Munhoz/Divulgação

Como já foi dito, a meta da Lifan é clara. Mudar a opinião do consumidor brasileiro sobre a marca. E, para isso, apresenta um SUV premium com bom pacote de equipamentos, ótimo nível de conforto e dirigibilidade e um posicionamento de preço interessante, na casa dos R$ 130 mil.

Entre os concorrentes, a marca chinesa coloca o japonês Toyota SW4, os sul-coreanos Hyundai Santa Fé e Kia Sorento e as norte-americanas Chevrolet Trailblazer e Equinox, entre outros. Com preço, entre 20 e 30 mil reais abaixo da maioria modelos, a Lifan projeta uma venda mensal de 120 unidades, ou cerca de 1500 por ano.

Difícil dizer ainda se a meta é ousada ou tímida. Afinal, os desafios para a marca chinesa conquistar o consumidor são grandes. Entre eles estão a fama desfavorável da própria Lifan no país, e a baixa capilaridade de sua rede de concessionárias, que conta com apenas 45 distribuidores.

Contudo, a montadora parece ter plena consciência de seus desafios, pois o volume projetado é coerente com a sua aparente capacidade de vendas. O próprio diretor-presidente da Lifan no Brasil, Johnny Fang, afirmou acreditar que “com o tempo, cada vez mais clientes vão se interessar pelo carro e aí podemos aumentar as vendas”. E é uma tendência possível.

O fato é que o X80 é sem dúvida um novo capítulo para a Lifan no mercado brasileiro, e um salto de qualidade em relação aos modelos atuais da marca no país. Entretanto, mesmo com um bom produto, tudo indica que a marca chinesa vai precisar de paciência para seduzir o Brasil. Passo a passo.

Ficha técnica: Lifan X80 VIP 2018


Motor/Performance

Motorização: 2.0 Turbo 16 V de 4 cilindros em linha e duplo comando de válvulas
Potência: 184 cv @ 5.000 rpm Torque: 28,6 @ 1.600 – 3.000 rpm
Velocidade Máxima (Km/h): mais de 200 km/h 0-100 km/h (s):  Não informado
Consumo cidade (km/l): 8,39 km/l (Lifan) Consumo estrada (km/l): 9.6 (test-drive) / 12,27 (Lifan)

Dimensões

Altura (mm): 1.760 Largura (mm): 1.934
Comprimento (mm): 4.820 Entre-eixos (mm): 2.790
Tanque (L): 72 Porta-malas (L): 200 / 900 / 2.500
Pneus: 245/55 R19 Rodas: Alumínio de 19 polegadas

Mecânica

Transmissão: Automática de seis velocidades
Tração: Dianteira
Direção: eletroassistida
Suspensão dianteira: Independente tipo McPherson
Suspensão traseira: Independente tipo Multi-link
Freios dianteiros: Discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros: Discos com ABS e EBD

Preço: A partir de R$ 129.777

Leia mais

Autos Giros com o Lifan X60 Talent 2018 Visual renovado, bom acabamento e custo-benefício são alguns dos diferenciais do Lifan X60 2018 na briga dos SUVs Daniel Jacques* Carro chefe da Lifan no mercado brasileiro, o SUV compacto XC60 é o veículo chinês mais vendido do país desde 2014. Disponível em duas versões, Talent (transmissão manu...
Concessionária Sun Motors apresenta Lifan X80 para... Lançamento coincide com o primeiro aniversário da operação do grupo gaúcho com a marca chinesa. Evento contou com o presidente da montadora no país, Johnny Fang A concessionária Lifan Sun Motors de Porto Alegre apresentou para o mercado gaúcho o novo SUV premium X80. O evento, realizado na sede d...
Autos Giros | Lifan joga alto para surpreender Daniel Jacques A chinesa Lifan colocou sua maior cartada na mesa. Um SUV premium, com acabamento de alto nível, amplo pacote de segurança, motor 2.0 turbo de 184 cv e capacidade - real - para sete pessoas. Em versão única por R$ 129.777 o novo X80 chega para competir com concorrentes de peso em um ...
Autos Giros com o Lifan X80 Com a chegada do novo SUV X80, montadora chinesa quer mostrar que tem muito mais a oferecer para o mercado brasileiro Daniel Jacques Chinesa com orgulho, a Lifan quer mostrar que os carros do maior mercado automotivo do mundo não merecem a má fama que têm no mercado brasileiro. A montadora já deu ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *