Nissan está confiante para estrear na quinta temporada da Fórmula E

Nissan está confiante para estrear na quinta temporada da Fórmula E. Foto: Nissan/Divulgação

Montadora japonesa vai substituir a Renault a partir da temporada 2018/2019 da categoria dos elétricos, que começa em dezembro na Arábia Saudita

A Nissan vai competir em 12 cidades de quatro continentes a partir da quinta temporada do Campeonato FIA ABB Fórmula E. Os nomes das cidades-sede da temporada 2018/62019 da categoria 100% elétrica foram anunciados há uma semana, além do formato totalmente novo. O próximo campeonato terá 13 corridas em 12 cidades, começando pela Arábia Saudita, em dezembro deste ano, e terminando em Nova York, em julho de 2019.

Além desses locais, sediarão provas do campeonato as cidades de Berlim, Hong Kong, Marrakesh, Cidade do México, Mônaco, Paris, Roma e Zurique. A China também vai abrigar uma corrida no dia 23 de março de 2019. O nome da cidade será anunciado posteriormente.

Fabricante do carro elétrico Nissan LEAF, a Nissan vai utilizar o campeonato 100% elétrico como vitrine da sua estratégia de Mobilidade Inteligente. A eletrificação é um dos pilares-chave desta estratégia, que busca mudar a forma como os carros são conduzidos, propulsionados e integrados à sociedade.

A Nissan anunciou sua participação na F-E na última edição do Salão do Automóvel de Tóquio. O conceito visual de seu carro de Fórmula E foi revelado no Salão do Automóvel de Genebra (Suíça) deste ano.

“O calendário deste campeonato incrível coloca em destaque os mercados onde os veículos elétricos se adaptam perfeitamente à condução urbana”, comentou Michael Carcamo, diretor global de Esportes a Motor na Nissan.

“É isso que é fantástico na Fórmula E, participamos de corridas nas mesmas ruas onde os fãs podem dirigir o Nissan LEAF em seu dia-a-dia. A categoria leva a ação para o público em geral, pois as corridas são disputadas no centro e não nos arredores das cidades ou em circuitos localizados a quilômetros de distância”, completou.

Nissan está confiante para estrear na quinta temporada da Fórmula E. Foto: Nissan/Divulgação

Montadora japonesa revelou novo conceito elétrico no Salão do Automóvel de Genebra (Suíça). Foto: Nissan/Divulgação

Categoria terá formato novo na próxima temporada

Além do novo visual da segunda geração dos carros de F-E, a próxima temporada também apresentará um formato de corrida inovador. Os carros da segunda geração permitirão que os pilotos completem a corrida sem a necessidade da tradicional troca de carro no meio da prova – uma característica das temporadas anteriores.

Os pilotos terão 200 kW de potência disponíveis para toda a corrida, mas poderão ter acesso a 225 kW em alguns trechos da corrida ao passar por uma única zona de ativação. Esta zona será destacada no circuito, para melhor visualização dos fãs que estarão no circuito ou assistindo às provas pela internet ou TV.

Os dois modos de potência serão indicados por meio de cores diferentes em um sistema de LED localizado no halo, o dispositivo de proteção da cabeça dos pilotos que a F-1 começou a usar este ano. Além disso, o sistema Fanboost permitirá que os fãs votem em seus pilotos favoritos – os três mais votados terão o direito de utilizar um máximo de 250 kW de potência por curtos períodos durante a prova.

Na quinta temporada do Campeonato de Fórmula E, todas as corridas terão uma duração fixa de 45 minutos mais uma volta, em vez do atual sistema de um número total predeterminado de voltas.

Calendário oficial da temporada 2018/2019 – Fórmula E

1) Al-Diriyah* (Arábia Saudita) – 15 de dezembro de 2018
2) Marrakesh, (Marrocos) – 12 de janeiro de 2019
3) A confirmar – 26 de janeiro de 2019
4) Cidade do México – 16 de fevereiro de 2019
5) Hong Kong – 10 de março de 2019
6) Cidade a confirmar, China – 23 de março de 2019
7) Roma (Itália) – 13 de abril de 2019
8) Paris (França) – 27 de abril de 2019
9) Mônaco* – 11 de maio de 2019
10) Berlim (Alemanha) – 25 de maio de 2019
11) Zurique** (Suíça) – 9 de junho de 2019
12) Nova York (Estados Unidos) – 13 de julho de 2019
13) Nova York (Estados Unidos) – 14 de julho de 2019

Leticia Senna

Leia mais

Fórmula E retorna à China com ePrix de Sanya na pr... Após a capital Pequim ter sediado etapas da F-E nas duas primeiras temporadas, China volta a ser sede de uma corrida na próxima temporada da categoria dos elétricos A Fórmula E confirmou seu retorno à China na quinta temporada. A cidade de Sanya, localizada na ilha de Hainan, ao sul do país asiát...
Fórmula E anuncia corrida de abertura da próxima t... Capital Riad vai receber a etapa de abertura da quinta temporada da história da categoria dos elétricos. Prova inédita marcará estreia do Gen2 – segunda geração dos carros da F-E A Fórmula E está de malas prontas para desembarcar no Oriente Médio. A categoria anunciou nesta quinta-feira (17) que ...
F-E: Nissan assumirá lugar da Renault e.Dams na te... Renault e.Dams deixará categoria dos carros elétricos em 2018. Parceira Nissan vai estrear na Fórmula E quando o regulamento sofrerá alterações de chassi e bateria Parceiras desde 1999, Renault e Nissan trocarão de lugar a partir da temporada 2018/2019 da Fórmula E. Assim, a Nissan será a primeir...
Em vitória de Di Grassi, Vergne conquista título d... Enquanto brasileiro venceu a corrida 1 do ePrix de Nova York, Jean-Éric Vergne cruzou a linha de chegada na quinta posição, o suficiente para sagrar-se como novo campeão da categoria dos carros elétricos Leticia Senna O brasileiro Lucas di Grassi venceu a corrida 1 do ePrix de Nova York (EUA), dis...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *