Tráfego preocupa Bruno Senna nas 24 Horas de Le Mans

Tráfego preocupa Bruno Senna nas 24 Horas de Le Mans. Foto: Alex Goure/ACO/MF2

Carros que disputam as 24 Horas de Le Mans neste fim de semana entram na pista francesa para única sessão de treinos livres nesta quarta-feira (13)

Um pouco mais de atenção ao comportamento do Oreca R13-Gibson no tráfego, especialmente com os carros de GT bem mais lentos que os protótipos das divisões LMP1 e LMP2. É com essa meta que Bruno Senna e seus companheiros da Rebellion Racing – o alemão Andre Lotterer e o suíço Neel Jani – deverão iniciar as quatro horas de treinos livres que abrem oficialmente nesta quarta-feira (13) as atividades de pista da edição 2018 das 24 Horas de Le Mans. A tradicional prova de longa duração é válida pela segunda etapa da supertemporada do WEC (Mundial de Endurance).

O trio da Rebellion Racing ficou em 4º lugar na LMP1 nos testes coletivos realizados no lendário circuito francês há quase duas semanas. Os ensaios foram comandados pelos dois carros da Toyota – única equipe oficial de fábrica inscrita na categoria.

Os pilotos ficaram satisfeitos com a evolução verificada desde a abertura do calendário em maio nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, onde Bruno Senna e seus parceiros subiram ao pódio em terceiro, superados apenas pelas máquinas japonesas. No entanto, eles foram desqualificados na verificação técnica por causa do desgaste excessivo do assoalho do carro.

“Estamos prontos. O carro ficou muito mais dócil de pilotar do que na Bélgica”, resumiu o brasileiro, campeão mundial da LMP2 em 2017 pelo mesmo time suíço-britânico.

Senna acredita que o programa de testes planejado pela Rebellion vem dando resultados.

Tráfego preocupa Bruno Senna nas 24 Horas de Le Mans. Foto: Rebellion Racing/Twitter

Bruno Senna em entrevista durante testes coletivos em Le Mans no começo do mês. Foto: Rebellion Racing/Twitter

“O trabalho de desenvolvimento do carro desde Spa, passando pelos treinos em Monza e estes últimos em Le Mans, foi muito bem feito. Ainda temos um pouquinho mais a acertar para ficar perfeito, mas melhoramos bastante na interação da aerodinâmica com a parte mecânica, que foi um dos nossos problemas em Spa. Com isso evoluímos nas entradas de curva. Também focamos bastante na maneira como o carro ataca as zebras e lida com as ondulações da pista”, disse o sobrinho de Ayrton Senna.

“Além de, obviamente, procurar sempre tirar o máximo de arrasto para aumentar a velocidade de reta, que é nosso ponto fraco. Os fortes são as curvas de altas, freadas e estabilidade, que está muito boa. Os tempos de volta estão muito bons. Só precisamos melhorar um pouquinho no tráfego”, avaliou.

Treinos classificatórios, Alonso atração principal e brasileiros na pista

Sessenta carros de quatro classes – a LMP1 reúne 10 – entram no circuito a partir das 11h (de Brasília) desta quarta para a sessão única de treinos livres.

Três tomadas classificatórias – a primeira delas logo no primeiro dia de ensaios e as outras duas na quinta-feira – definem a ordem de largada. A corrida, que tem pontuação dobrada em relação às etapas de seis horas de duração e dará 50 pontos aos vencedores, tem largada às 10h de sábado (16).

Fernando Alonso, que lidera o Toyota TD 050-Hybrid #8, e Jenson Button, estreando no BR-01 AER da SMP Racing #11, são outras atrações do grid.

André Negrão e Felipe Nasr, na LMP2, e Augusto Farfus, Daniel Serra e Tony Kanaan, na GTE Pro, serão os demais brasileiros em Le Mans.

Leticia Senna

Leia mais

Bruno Senna prevê 24 Horas de Le Mans caótica Trio do brasileiro cumpre meta, bate russos e larga atrás apenas das Toyota neste sábado (16) A meta foi cumprida. Bruno Senna e seus companheiros, o alemão Andre Lotterer e o suíço Neel Jani, vão largar atrás apenas das Toyota oficiais de fábrica no grid da edição 2018 das 24 Horas de Le Mans, s...
Com Alonso, Toyota fatura as 24 Horas de Le Mans Piloto espanhol tem papel preponderante em turno da madrugada e ajuda Toyota a conquistar edição 2018 da lendária prova ao lado de Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi. Bruno Senna termina em quarto Uma parceria que deu certo. Fernando Alonso e Toyota venceram a 86ª edição das tradicionais 24 Horas ...
WEC: Toyota de Alonso é pole em Le Mans. Senna sai... Japonês Kazuki Nakajima foi o autor da melhor volta na terceira parte do treino classificatório das 24 Horas de Le Mans e colocou o Toyota #8 na frente. Bruno Senna, com a Rebellion, vai largar em terceiro Conforme esperado, o Toyota TS050 Hybrid #8 de Kazuki Nakajima, Sébastien Buemi e Fernando ...
Kobayashi é o mais rápido no treino livre das 24 H... Piloto japonês do Toyota TS050 Hybrid #7 estabeleceu o melhor tempo do treino livre das tradicionais 24 Horas de Le Mans, a primeira atividade oficial da etapa do WEC (Mundial de Endurance) nesta quarta-feira (13) Kamui Kobayashi liderou o único treino livre para as 24 Horas de Le Mans. O piloto ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *