Porsche comemora 70 anos com tradição e esportividade em todo o mundo

Em 1948 surgia o protótipo daquele que iniciaria o legado de uma marca ícone no universo do automobilismo

“No começo, eu olhei ao redor e não encontrei o carro que eu sonhava. Então, decidi construí-lo eu mesmo”, disse Ferry Porsche antes de criar o carro que deu início a marca Porsche.

A Porsche nasceu com o sonho de Ferry Porsche de ter um carro esportivo que levasse seu nome, surgindo assim o 356. O primeiro protótipo foi produzido em 1948, com motor central de quatro cilindros e 35 cv. Os primeiros carros esportivos foram produzidos na Áustria e, a partir de 1950, em Stuttgart.

Porsche 356 Cupê. O primeiro Porsche. Foto: Divulgação

Mesmo com o sucesso do Porsche 356, em meados da década de 50, a empresa decidiu avançar e, então, desenvolveu aquele que seria o icônico carro da Porsche: o 911. Em uma carreira sem precedentes e que dura até hoje, o 911 – com tradição – lidera o caminho de inovação e tecnologia automotiva. Ele conta com mais de um milhão de unidades construídas e permanece como um carro histórico até hoje.

“A visão de Ferry Porsche, na época, já incorporava todos os valores que ainda definem a marca”, disse Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG. “Tradição é um compromisso para a Porsche. Sem isso e sem nossos valores, não estaríamos onde estamos hoje. Manteremos sempre o nosso padrão de excelência técnica e a sólida experiência tecnológica adquirida ao longo destes anos. Ao lado dos colaboradores desta empresa, continuaremos trabalhando para que a Porsche continue a fascinar, mesmo daqui a 70 anos”, complementa Blume.

O automobilismo tem um papel significativo em cada década. Através de sua história, até o presente, a Porsche desenvolveu e testou novas tecnologias em carros de corrida que acabaram virando verdadeiras lendas. Este princípio também dá forma ao “futuro do carro esportivo”, com o Mission E, cuja versão de série será o primeiro Porsche movido puramente a eletricidade, aproveitando as experiências ganhas com o 919 Hybrid vencedor da corrida 24 Horas de Le Mans.

Porsche Carrera GT. Foto: Divulgação

Em 2018, a empresa alemã de carros esportivos completa 70 anos da criação desse seu primeiro protótipo, ao longo deste período a Porsche tornou-se referência em exclusividade, design e esportividade. “Assim como em outros países, a Porsche é uma das marcas mais queridas do consumidor, o que, claramente, é confirmado por seu sucesso ao redor do mundo”, disse Andreas Marquardt, diretor-presidente da Porsche Brasil.

As celebrações ao redor do mundo

As comemorações de aniversário deste ícone do segmento automotivo, iniciaram em janeiro deste ano, em Toronto, Canadá, durante o Salão do Automóvel, no qual carros clássicos se uniram aos lançamentos modernos em um encontro único.

Porsche 908/02 e Porsche 911 GT3 R. Foto: Divulgação

Em Stuttgart, na Alemanha, uma mostra celebrou os 70 anos do Porsche 356 Roadster “Nº 1”, em um espaço dedicado à “origem do carro esportivo”. Este modelo único torna a Porsche uma das poucas fabricantes de automóveis no mundo a possuir o primeiro veículo fabricado pela marca.

No Brasil, a marca que está cada vez mais próxima do consumidor, também trouxe uma exposição histórica, com carros clássicos, modernos e superesportivos, que aconteceu no Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, a Oca, no Parque do Ibirapuera.

Porsche 918 Spyder. Foto: Divulgação

No evento, ícones como o Porsche 356 coupé de 1957 – modelo considerado ‘o pai’ do 911 -, além de um 914/6, de 1970, e um 911 Carrera RS, de 1973, estiveram ao lado dos modernos e superesportivos Carrera GT, 918 Spyder e 911 Turbo S Exclusive Series, entre outros.

Vitor Pereira

Leia mais

Resultado operacional da Porsche é recorde Montadora ultrapassa seus limites e obtém resultado operacional de 967 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano A Porsche AG comemora um recorde de ganhos nos primeiros três meses de 2017. No período, a empresa aumentou o seu resultado operacional, receitas, entregas e número de funcionár...
Mundo Premium | Clássico e redundante Porsche Classic é tão redundante quanto entrar pra dentro e sair pra fora. Se é Porsche, é clássico. Mas a marca alemã detém a Porsche Classic (é a vida) e foi ela a responsável pela criação do último 911 Turbo com motor resfriado a ar, 20 anos depois do final da produção em série do modelo. Um item...
Primeiro carro totalmente elétrico da Porsche vai ... O nome pode ser traduzido aproximadamente como “jovem cavalo vivaz", referindo-se à imagem no coração do escudo da marca A Porsche anunciou que a produção em série do seu primeiro carro puramente elétrico está prevista para começar em 2019. Ainda na fase de desenvolvimento, o modelo acaba de rece...
Porsche Brasil conquista novo recorde de vendas Subsidiária brasileira vendeu 502 veículos no primeiro quadrimestre do ano e cresce 59%  Após número histórico de 1.124 veículos comercializados no ano de 2017, a Porsche Brasil atinge novo recorde de 502 carros vendidos no período de janeiro a abril, correspondendo a um aumento de 59% em relação...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *