Porsche Cup: Kaesemodel e Constantino Jr. são os vencedores em Interlagos

Porsche Cup: Kaesemodel e Constantino Jr. são os vencedores em Interlagos. Foto: Luca Bassani/Divulgação

Lico Kaesemodel ganhou corrida 1 e sai do autódromo paulistano como maior pontuador da etapa. Constantino Jr. faturou a segunda prova e é vice-líder da Porsche Império Carrera Cup 4.0

Mais uma vez a pista de Interlagos testemunhou um show dos carros da Porsche Império Carrera Cup no sábado (09). Em jornada que amanheceu com o dia encoberto e terminou com sol, a segunda metade do campeonato de Sprint da categoria começou em alto nível e muita emoção.

Teve vitória de pai e filho, piloto vencendo pela primeira vez na vida, competidores reagindo e espantando azar, disputas acirradíssimas, além de triunfos e posições no pódio sendo definidas nas últimas voltas.

Porsche Cup: Kaesemodel e Constantino Jr. são os vencedores em Interlagos. Foto: Lucas Bassani/Divulgação

Lico Kaesemodel comemora vitória na corrida 1 na Carrera Cup 4.0. Foto: Luca Bassani/Divulgação

A quatro corridas do fim da temporada, também começam a despontar os principais candidatos a cada um dos quatro títulos em jogo no certame. Todas as provas são disputadas em 25 minutos e mais uma volta.

Na Carrera Cup 4.0 o campeonato embolou de vez. Lico Kaesemodel venceu a primeira corrida saindo da pole, foi segundo na segunda bateria, deixou Interlagos como maior pontuador da etapa e está empatado em pontos com Miguel Paludo agora no terceiro lugar. O vice-líder é Constantino Jr., vencedor da prova 2 também partindo da posição de honra.

Os três reduziram a margem de Werner Neugebauer, que mantém a primeira posição nos pontos. Com dois pódios em terceiro, Pedro Queirolo desencantou e passou Marçal Müller na classificação – o gaúcho, campeão da classe Challenge em 2017, havia terminado a etapa passada em primeiro lugar nos pontos e perdeu o topo da tabela na véspera da jornada de Interlagos, em virtude de decisão obtida por Neugebauer no STJD.

Em suma: a quatro corridas do fim da temporada, nada menos que sete competidores nutrem chances consideráveis de sair da preliminar do GP Brasil de F-1 em Interlagos, em novembro, com o primeiro campeonato da Carrera Cup 4.0.

Vitórias de pai e filho

Já na Carrera Cup 3.8, o campeonato ruma para um duelo entre o vencedor do Junior Program Vitor Baptista e o piloto da Shell Gaetano di Mauro. Os dois lutaram pela vitória na primeira corrida até a volta final, com Baptista levando a melhor. A segunda prova do dia viu a primeira vitória do jovem Bruno Baptista na categoria. À frente de um combativo Eloi Khouri impulsionado por sua melhor performance no ano com o carro #21, o piloto Hero recebeu a quadriculada em primeiro lugar pouco mais de uma hora depois de seu pai vencer pela primeira vez no ano.

Adalberto Baptista vinha batendo na trave ao longo do ano. A velocidade do carro #10 estava sempre presente, mas por um ou outro fator o piloto não tinha conseguido “encaixar” um resultado digno de sua performance com o novo carro da geração 991/2. Ganhou com autoridade a primeira corrida da GT3 e esteve perto de vencer também a segunda.

Mas Rouman Ziemkiewicz também queria muito o topo do pódio. O competidor do carro #80, duas vezes vencedor do Momento Shell V-Power pela melhor manobra da etapa, conseguiu ultrapassar Adalberto a meia volta da bandeirada. Foi sua primeira vitória na GT3 Cup 4.0.

Sylvio de Barros sustentou a ponta na tabela, mas Adalberto Baptista, o maior pontuador do dia, abreviou a distância para o concorrente do carro #5.

Porsche Cup: Kaesemodel e Constantino Jr. são os vencedores em Interlagos. Foto: Luca Bassani/Divulgação

Triunfo em família com Adalberto e Bruno Baptista. Foto: Luca Bassani/Divulgação

Pela GT3 Cup 3.8, Paulo Totaro venceu a primeira corrida, muito pressionado por Chico Horta, que havia largado da pole. Na prova final, Horta deu o troco. Os dois estão separados por apenas 15 pontos na classificação, com o piloto do carro #45 à frente do concorrente.

Agora o campeonato de Sprint entra em recesso até setembro. A próxima etapa da Porsche Império Cup, marcada para o último fim de semana de julho também em Interlagos, será a abertura do campeonato das provas de longa duração, a Endurance Series.

Penalizações alteram resultados de Interlagos

Após a última bandeirada do dia, os comissários desportivos avaliaram diversos incidentes das segundas corridas da quarta etapa do campeonato de Sprint da Porsche Império Cup. Houve alteração nos resultados de três classes.

Na GT3 Cup 4.0, Marcio Mauro foi desclassificado por atitude antidesportiva contra os carros #99 e #34.

Na GT3 Cup 3.8, Marco Billi teve 20 segundos acrescidos ao seu tempo de prova, por atitude antidesportiva contra o carro #45. Com isso, ele caiu de segundo para quarto na classificação da corrida.

Outras três punições foram aplicadas na segunda prova da Carrera Cup 3.8.

Porsche Cup: Kaesemodel e Constantino Jr. são os vencedores em Interlagos. Foto: Luca Bassani/Divulgação

Líder da Carrera Cup 3.8, Vitor Baptista foi punido após segunda prova por conduta antidesportiva. Foto: Luca Bassani/Divulgação

O líder do campeonato, Vitor Baptista, foi duas vezes punido em 20s, por atitudes antidesportivas contra Enzo Elias e Fernando Fortes, em incidentes separados. Assim caiu de terceiro para nono lugar na prova.

Marcus Vario também teve 20 segundos acrescidos ao seu tempo de corrida, por atitude antidesportiva contra o carro #277 e caiu de nono para décimo na corrida.

Confira como ficaram as classificações atualizadas

GT3 Cup 4.0

1) Sylvio de Barros – 147 pontos
2) Adalberto Baptista – 121
3) Maurizio Billi – 92
4) Rouman Ziemkiewicz – 75
5) Tom Valle – 68
6) Guilherme Reischl – 66
7) Tom Filho – 64
8) Carlos Ambrósio – 59
9) Dominique Teysseyre – 58
10) Rodolfo Toni – 55
11) Márcio Mauro – 53
12) Luca Seripieri – 32
13) Ramon Alcaraz – 23
14) Bruno Garfinkel – 17

GT3 Cup 3.8

1) Paulo Totaro – 146 pontos
2) Francisco Horta – 129
3) Patrick Choate – 128
4) Marco Billi – 114
5) André Gaidzinski – 81
6) Nelson Monteiro – 78
7) Sang Ho Kim – 55
8) Alexandre Auler – 54
9) Alan Turres – 44
10) Anderson Faita – 17
11) Ramon Alcaraz – 5

Porsche Cup: Kaesemodel e Constantino Jr. são os vencedores em Interlagos. Foto: Luca Bassani/Divulgação

Vencedor da corrida 2 da Carrera Cup 4.0, Constantino Jr. é festejado no pódio. Foto: Luca Bassani/Divulgação

Carrera Cup 3.8

1) Vitor Baptista – 133 pontos
2) Gaetano di Mauro – 127
3) Fernando Fortes – 104
4) Marcus Vario – 100
5) Marcel Coletta – 100
6) Bruno Baptista – 98
7) Murilo Coletta – 85
8) Enzo Elias – 72
9) Pedro Aguiar – 68
10) Eloi Khouri – 62
11) Matheus Coletta – 39
12) Rodrigo Mello – 27
13) Kreis Jr. – 24
14) Tom Filho – 12
15) William Starostik – 7

Carrera Cup 4.0

1) Werner Neugebauer – 122 pontos
2) Constantino Jr. – 117
3) Miguel Paludo – 112
4) Lico Kaesemodel – 112
5) Pedro Queirolo – 100
6) Marçal Müller – 97
7) Ricardo Baptista – 72
8) JP Mauro – 65
9) Daniel Schneider – 31
10) Luca Seripieri – 27
11) Rodrigo Mello – 18
12) Eduardo Azevedo – 0

Leticia Senna

Leia mais

Neugebauer e Kaesemodel vencem em Interlagos, mas ... Gaúcho Marçal Müller volta a liderar na classe principal. Nelson Monteiro arrebata as duas provas na GT3 Cup 3.8. Já Gaetano di Mauro e o líder Vitor Baptista prevalecem na Carrera Cup 3.8. Tom Filho e Tom Valle vencem na GT3 Cup 4.0. O 78º aniversário de Interlagos foi festejado em grande esti...
Porsche: Werner Neugebauer é pole na Carrera Cup 4... Gaúcho Werner Neugebauer sai na frente pela categoria principal em Interlagos. Pela GT3 Cup 4.0 Tom Valle é o mais rápido, enquanto Chico Horta sai da posição de honra na GT3 Cup 3.8 Chega até ser redundante falar sobre o equilíbrio da Porsche Império Carrera Cup. Afinal, após 16 corridas na temp...
Atual campeão overall, Paludo é pole na Porsche Im... Gaetano di Mauro brilha na Carrera Cup 3.8. Adalberto Baptista sai da posição de honra na GT3 Cup 4.0 e estreante Alexandre Auler é o pole na classe GT3 Cup 3.8 “O campeão voltou.” O coro é corriqueiro nas arquibancadas dos estádios de futebol, mas serviria à risca para descrever a jornada de Mig...
Porsche Império Carrera Cup volta a Interlagos par... Categoria vai para sua 55ª etapa no autódromo paulista desde 2005. Atuais líderes dos campeonatos de 2018 guardam boas recordações do local A Porsche Império Carrera Cup é uma categoria brasileira, com receita internacional e um grid formado por pilotos de diversas regiões do Brasil e de outros p...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *