Ford EcoSport começa a ser produzido na Rússia

Além do país-sede da Copa do Mundo 2018, atualmente o SUV da marca norte-americana sai de fábricas da montadora no Brasil, Índia, China e Romênia

A Ford iniciou a produção do novo EcoSport na Rússia. A iniciativa está sendo realizada por meio da joint venture Ford Sollers, na fábrica de Naberezhenye Chelny, na região do Tartaristão. A cerimônia de “job 1” – saída do primeiro carro da linha – contou com a presença de Steven Armstrong, presidente da Ford Europa, Oriente Médio e África, ao lado dos empregados.

O novo EcoSport é produzido hoje em seis unidades no mundo, incluindo Brasil (Camaçari (BA)), Índia (Chenai), China (Chongqing), Hai Duong (Vietnã) e Romênia (Craiova), para venda em cerca de 150 países.

Novo EcoSport na Ásia

Por lá, ele traz as mesmas novidades do modelo que estreou globalmente no Brasil no ano passado. Além da frente e interior redesenhados, tem a opção dos novos motores 1.5 Ti-VCT de três cilindros e 2.0 de injeção direta. Pela primeira vez na Rússia, o EcoSport também é disponível com tração nas quatro rodas AWD e transmissão automática de seis velocidades.

Ele oferece aos consumidores cinco versões de acabamento: Ambiente, Trend, Trend Plus, Titanium e Titanium Plus. Na versão de topo, traz central multimídia SYNC 3, sete airbags, câmera de ré, controle de velocidade, sensor de chuva e farol alto automático. A suspensão reforçada, a capacidade de imersão e a entrada USB adicional no painel para a conexão de dispositivos móveis são outras características do EcoSport valorizadas no mercado russo.

Crescimento do mercado de SUVs

Como em outras regiões do mundo, o segmento de SUVs tem registrado um crescimento contínuo na Rússia e já responde por cerca de um terço do mercado total de veículos. Essa tendência é liderada pelos utilitários esportivos compactos, que cresceram 500% na última década. No primeiro quadrimestre de 2018, as vendas de SUVs da Ford aumentaram 36% e devem avançar ainda mais com a chegada do novo EcoSport, que está ajudando a reposicionar a marca no país, junto com o Explorer e o Kuga.

“A Ford está deixando de ser vista como uma marca de automóveis na Rússia, com mais de 50% das vendas compostas por utilitários esportivos e veículos comerciais”, diz Adil Shirinov, presidente e CEO da Ford Sollers.

Ford no maior país do mundo

A Ford Sollers produz hoje sete modelos Ford na Rússia. O Focus e o Mondeo (versão europeia do Fusion) são fabricados em Vsevolozhsk, perto de São Petersburgo. O Explorer, o Kuga e as vans Transit são montados na fábrica de Elabuga, e o Fiesta e o EcoSport, na fábrica de Naberezhnye Chelny, ambas no Tartaristão.

A Ford Sollers conta também com uma fábrica de motores em Elabuga e centros de pesquisa e desenvolvimento para a adaptação e homologação dos veículos às condições locais. Já a Rede Ford na Rússia é formada por 115 distribuidores, presentes em 70 cidades para venda e assistência técnica.

Deixe uma resposta