Toyota comemora 500 mil Etios produzidos no Brasil

Atualmente, a linha do compacto da marca japonesa conta com 14 versões disponíveis entre as carrocerias hatch e sedã

A Toyota do Brasil celebra neste mês de maio a produção de 500 mil unidades do compacto Etios, feito na planta de Sorocaba (SP). Este marco importante acontece no mesmo ano em que a Toyota completa seis décadas de atividade no país, e comprova o reconhecimento de Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade que o Etios conquistou ao longo de seis anos de presença no mercado nacional.

A unidade comemorativa, que saiu da linha de montagem em 4 de maio, é um Etios hatch XLS de cor prata. O modelo foi exibido aos colaboradores em cerimônia realizada nesta segunda-feira (21) em Sorocaba que contou com a presença de Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela, e Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil e da Venezuela, dentre outros executivos da companhia.

Toyota mais vendido no Brasil

Toyota Etios 2019. Foto: Divulgação

O Etios tornou-se o carro mais vendido pela Toyota no Brasil em 2017. No ano passado, o modelo superou a marca de 70 mil unidades (somando as duas opções de carrocerias) vendidas no território nacional, atingindo sua melhor performance desde que foi lançado no País.

De janeiro a abril deste ano, o Etios registrou aumento de 5,2% nas vendas internas em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo cerca de 24.000 unidades comercializadas no quadrimestre.

Além do mercado interno, o Etios brasileiro também é comercializado na Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica e Honduras. Do total de unidades produzidas do modelo em Sorocaba no ano passado, cerca de 35%, foi destinada à exportação para esses mercados.

“Estou muito feliz pelo Etios atingir essa marca histórica. Ele é um claro exemplo de como a Toyota é capaz de promover melhorias contínuas e significativas em seus produtos a partir da voz do cliente. Ouvimos nossos consumidores e, com o apoio e empenho de nossos colaboradores, fornecedores e concessionários, tornamos o Etios um veículo altamente competitivo, com qualidade e atributos reconhecidos.”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil e Venezuela.

A evolução do Toyota Etios no Brasil

A empresa celebra esta importante data de olho no futuro e apostando em novas formas de apoiar a criação de uma sociedade mais inclusiva e sustentável

Etios – compacto é fabricado na unidade da Toyota em Sorocaba (SP), inaugurada em 2012. Foto: Divulgação

Desde seu lançamento, a família Etios vivenciou uma rápida evolução, respondendo à voz dos seus consumidores.

Em setembro de 2013, um ano após seu lançamento, o interior do Etios ganhou novo aspecto interno com o painel Total Black a partir da versão de entrada X, equipada com ar condicionado, vidros e travas elétricas de série.

No primeiro semestre de 2014, a versão Platinum foi agregada ao portfólio, trazendo um acabamento interno ainda mais requintado, bancos em padrão couro, design exclusivo das rodas e novos equipamentos como o sensor de estacionamento.

Pouco tempo depois, já na linha Etios 2015, a versão Platinum ganhou central multimídia com câmera de ré, navegador GPS, leitor de DVD e TV digital, além de regulagem de altura para os bancos, alertas sonoros de faróis acesos e portas abertas, novo indicador de combustível, entre outras novidades. Todas as demais versões também passaram por melhorias substanciais e receberam mais itens de conforto e conveniência. No início do segundo semestre de 2015, a Toyota lançou a linha Etios 2016 com novo sistema multimídia para as versões XLS e Cross.

Toyota Etios 2018. Foto: Divulgação

O Etios 2017, lançado em abril de 2016, também recebeu melhorias na família de motores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i, que passaram a ser produzidos no Brasil, na fábrica de Porto Feliz (SP), nova transmissão manual de seis velocidades, painel de instrumentos digital TFT com visor de 4.2 polegadas – o Toyota Smart Screen –, único no segmento de carros compactos, mais equipamentos de série em todas as versões, melhoria no isolamento acústico, suspensão e direção elétrica recalibradas e padronagem inédita no acabamento interno. O grande diferencial, no entanto, foi a adoção da transmissão automática para todas as versões, tantohatchback quanto sedã.

No início do ano passado, a Toyota lançou a linha 2018 com desenho renovado, presente até então somente nas versões Platinum e na série limitada Ready. Este foi um dos trabalhos desenvolvidos localmente no novo centro de design brasileiro da marca, na planta de São Bernardo do Campo (SP), inaugurado em agosto de 2016.

Toyota Etios 2019. Foto: Divulgação

A linha 2019, disponível ao público desde março deste ano, manteve a evolução progressiva da gama e passou a ofertar controle de estabilidade, tração e assistente de subida em rampa. Foi a partir dessa atualização que a versão XS virou X-Plus e ganhou novos itens, enquanto a X-STD, focada em vendas diretas, fez sua estreia no portfólio Etios.

Atualmente, a gama Etios conta com 14 versões disponíveis entre as carrocerias hatch e sedã, conforme segue abaixo:

Modelo Versão
Toyota Etios hatchback 2019 X-STD manual
X 1.3L 16V manual
X 1.3L 16V automático
X-Plus 1.5L 16V manual
X-Plus 1.5L 16V automático
XLS 1.5L 16V automático
Platinum 1.5L 16V automático
Toyota Etios sedã 2019 X-STD manual
X 1.5L 16V manual
X 1.5L 16V automático
X-Plus 1.5L 16V manual
X-Plus 1.5L 16V automático
XLS 1.5L 16V automático
Platinum 1.5L 16V automático

Leia mais

Autos Giros | Sim, Yaris Daniel Jacques E a Toyota finalmente lançou o tão falado Yaris. As opiniões neste primeiro momento são um pouco divididas, mas dá pra dizer que a maioria gostou do que viu. Conforme anunciado há pouco tempo, a marca japonesa optou por lançar, juntas, as versões sedã e hatch (ou "hatchback") do novo...
VW Virtus, “Argo sedan” e Toyota Yaris... Por Cecilia França Fiat e Volkswagen ainda estão colhendo os resultados dos lançamentos de seus novos hatches no mercado - Argo e Polo - mas já já voltarão suas atenções para os novos sedãs que chegam em 2018: Virtus, da alemã, e o três volumes derivado do Argo. A Toyota é outra montadora que volto...
Etios 2018: Toyota lança condição especial de fina... Pessoas com deficiência podem adquirir linha Etios 2018 com isenções de impostos e taxa de 0.99% pelo Ciclo Toyota  A Toyota do Brasil participa da Reatech 2017, feira internacional de tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade que reúne tendências e lançamentos voltados às necessidad...
Toyota amplia produção da Hilux e do SW4 na Argent... Produção da Hilux e do SW4 parte da fábrica da cidade de Zárate e abastece mercado brasileiro e demais países da América Latina A Toyota anuncia a expansão de 30% no volume de produção da Hilux e do SW4. Isso representa um incremento na ordem de 34 mil unidades ao ano na planta da cidade de Zárat...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *