VW vence licitação para entregar 3.400 ônibus ao Caminho da Escola

Até hoje 16 mil Volksbus transportam mais de 3,5 milhões de crianças nos lugares mais remotos do Brasil

A Volkswagen Caminhões e Ônibus venceu uma licitação para entrega de 3.400 ônibus escolares ao programa federal Caminho da Escola. Os veículos poderão ser adquiridos por prefeituras e estados de todo o país até abril do próximo ano e deverão ampliar a participação da MAN Latin America, maior empresa no fornecimento de veículos escolares, das atuais 16 mil unidades para cerca de 20 mil.

Os veículos disponíveis para a compra na licitação são ônibus e micro-ônibus Volkswagen configurados para atender às regiões rurais e urbanas do Brasil: ORE1 e ORE3 (Ônibus Rural Escolar para 29 e 59 alunos), atendidos respectivamente pelos modelos Volksbus 8.160 ODR, e Volksbus 15.190 ODR e o ONUREA Piso Alto (Ônibus Urbano Escolar Acessível para 30 alunos) com base no chassi Volksbus 8.160OD, todos os chassis são produzidos na fábrica da MAN Latin America em Resende (RJ) e as carrocerias são Marcopolo e Neobus, feitas em Caxias do Sul (RS) e Duque de Caxias (RJ), respectivamente.

MAN Latin America e o Programa Caminho da Escola

“Desenvolver veículos que já permitiram o acesso de milhões de estudantes à educação ao longo desses onze anos é extremamente gratificante. E sem dúvida coroa a trajetória de 25 anos da família Volksbus no mês de seu aniversário, celebrando o know-how de produção brasileiro, transportando sonhos e o futuro do país”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.

A MAN Latin America é parceira do programa Caminho da Escola desde sua criação, há onze anos. E não faltam marcos a se comemorar nessa trajetória: até hoje 16 mil Volksbus transportam mais de 3,5 milhões de crianças nos lugares mais remotos do Brasil, atendendo a cerca de 5 mil municípios. A montadora tem a maior frota do programa, graças ao portfólio desenvolvido especialmente, que reúne atributos como baixo custo operacional e robustez sob medida.

Linha Volksbus

A linha completa Volksbus destinada ao Caminho da Escola conta com veículos escolares na configuração rural e urbano, na faixa de 5 a 15 toneladas. Dentre os atributos necessários para vencer os trajetos mais difíceis estão suspensões elevadas e reforçadas, pneus de uso misto, eixo dianteiro com viga forjada, balanço dianteiro mais curto, bloqueio no diferencial traseiro, ângulos de ataque e saída maiores, poltronas estofadas e de fácil limpeza, mecanismos anti-esmagamento e ainda dispositivos de poltronas móveis (DPM) que garantem a acessibilidade para os alunos com mobilidade reduzida.

Sob medida

Roberto Cortes presidente e CEO da MAN Latin America. Foto: Divulgação

São três diferentes modelos, ORE 1, ORE 3 e ONUREA Piso Alto, com carrocerias Marcopolo e Neobus, cada um com uma configuração e capacidade diferentes para melhor atender às necessidades e características dos municípios brasileiros.

O ORE 1 é fornecido com carroceria Neobus TH Way, tração 4×2. O modelo oferece acessibilidade, via DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) e tem capacidade para transportar 29 passageiros.

O modelo ORE 3 é o de maior capacidade, 59 pessoas, e fornecido com carroceria Marcopolo Sênior Escolar. Foi projetado para garantir maior conforto e segurança para os estudantes e manutenção mais fácil e menor custo operacional para o frotista. O veículo tem tração 4×2 e Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM).

Já o ORUNEA Piso Alto também tem carroceria Neobus TH Way, ar-condicionado, aquecimento, tração 4×2, acessibilidade via DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) e capacidade para transportar 30 alunos.

Leia mais

MAN Latin America inaugura campo de provas Cada detalhe da nova área de testes que a fábrica inaugura neste ano foi registrado em um vídeo inédito A maior fabricante de caminhões da América do Sul e segunda maior de ônibus na região, a MAN Latin America inaugura, em 2017, um novo campo de provas. Com a maior diversidade de obstáculos por ...
Volkswagen Caminhões e Ônibus amplia produção no M... Nova estrutura servirá para a retomada da montagem de chassis de Ônibus MAN com especificações voltadas ao mercado do país A Volkswagen Caminhões e Ônibus está ampliando sua operação no México para inaugurar, no primeiro trimestre de 2019, uma nova linha de produção em sua fábrica na cidade de Q...
Caminhão VW Delivery 6.160 estreia nas concessioná... Com conforto de automóvel e robustez de caminhão, o veículo chega com a melhor manobrabilidade da categoria Após a chegada dos caminhões VW Delivery 9.170 e 11.180, é a vez do VW Delivery 6.160 estrear nas concessionárias de todo o País. Com conforto de automóvel e robustez de caminhão, o veíc...
Mercado argentino já se prepara para os novos cami... O argentino será um dos primeiros mercados fora o Brasil a receber a nova família Delivery em sua jornada internacional Prevista para desembarcar em março na Argentina, a nova família Delivery já movimenta a rede de concessionárias da Volkswagen Caminhões e Ônibus no país. Cerca de 15 profissiona...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *