Autos Giros | Otimismo ou cautela? É esperar pra ver

Os números vêm apontando um forte crescimento em 2018, mas o que isso realmente significa?

Fala galera, tudo certo?

Hoje eu vou falar um pouco sobre o nosso mercado automotivo. Como todo mundo sabe, depois de alguns anos de recessão, o setor automotivo brasileiro segue em forte crescimento em 2018. Segundo a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, abril foi o 18º mês seguido de alta na produção, e as 266,1 mil unidades produzidas em abril significam alta de 40,4% contra as 189,5 mil de abril de 2017.

E para quem pensa que esta recuperação na produção vem sendo puxada pelas exportações,  digamos que isto seja uma meia verdade. Sim, no começo deste ano as exportações brasileiras bateram recordes históricos mas, em abril, somaram 73,2 mil unidades (19% a mais que abril/2017). De certa forma, o aumento da produção para atender os mercados de exportação (principalmente nossos vizinhos sul-americanos) talvez já fosse um sinal de que o setor acreditava no aquecimento do mercado interno, que vem se consolidando.

Ao mesmo tempo, em 2018 várias marcas anunciaram reabertura do terceiro turno de produção. Para quem não sabe, as fábricas de automóveis trabalham, geralmente, em três turnos de oito horas. Isto significa que elas estão voltando a trabalhar 24 horas por dia, o que demanda investimento e, claro, confiança no futuro próximo.

Mas nem tudo é otimismo. O setor automotivo trabalha sempre pensando em grandes volumes, operações caras, e ações como estas demonstram uma maior confiança, sem dúvida, na continuidade da recuperação do mercado nacional. Contudo, ainda é cedo para dizer qual o ponto de equilíbrio deste novo momento. Afinal, se é verdade que produção – e vendas – vêm aumentando continuamente, também é verdade que eles “sobem” sobre números baixíssimos.

Para se ter uma ideia, em 2017 o mercado brasileiro registrou 2.05 milhões de unidades vendidas, enquanto em 2014 (apenas três anos antes) o ano fechou com 3,8 milhões. Esta queda de 47% foi um golpe duro, do qual ainda demoraremos a nos recuperar.

Mas vamos em frente, passo a passo. Encarando com otimismo e cautela a recuperação da economia que, apesar de parecer rápida, será bastante lenta. E ainda temos uma eleição imprevisível este ano.

Não adianta. Como se diz, é esperar pra ver.

Deste até o Piquet gostou

Ex-equipe campeã mundial de F-1, Brabham lança superesportivo para poucos. Foto: Divulgação

A Brabham –  ex-equipe de Fórmula 1, criada por Jack Brabham em 1961 – e que, vinte anos depois, teve o brasileiro Nelson Piquet como piloto bicampeão mundial correndo com seus carros – está de volta às pistas.

Infelizmente não é como equipe de Fórmula 1. Mas o lançamento do novo BT62, superesportivo da marca hoje liderada pelo filho de Jack, David Brabham, é um bálsamo para os saudosistas da outrora tradicional equipe.

Só que, salvo tenham muito dinheiro,  os saudosistas vão ficar mesmo na saudade. Afinal, o novo “bólido” terá apenas 70 unidades, com preços a partir de £ 1 milhão (cerca de R$ 4,8 milhões). E, para não dizer que eu menti, ele só pode ser usado dentro da pista.

Tanto é que todos os compradores deverão passar por um programa especial de pilotagem. Nele,técnicos da Brabham vão ensiná-los a extrair todo o potencial que o supercarro oferece.

Eu fico com a saudade, obrigado!

Cactus tropicalizado

Na mesma semana em que apresentou seu novo C4 Aircross na China, a Citroën liberou as primeiras imagens da versão “brasileira” do C4 Cactus. Previsto para chegar em setembro, ele é fruto de um projeto global, mas que foi adaptado ao gosto do consumidor tupiniquim.

Segundo a marca, a frente do novo SUV “se destaca pelo grupo ótico em dois níveis. No perfil, uma silhueta com um equilíbrio moderno que propõe uma nova visão do segmento. Destaque para o exclusivo teto “flutuante”, as barras de teto e as rodas aro 17 diamantadas. Na traseira, destaque para o aerofólio integrado e para os módulos em LED com efeito 3D”.

#ParePenseCuide

Em qualquer tipo de veículo, os pneus são uma parte mais importante do que muita gente parece se lembrar. Afinal, eles são o único ponto de contato do veículo com o solo. Em uma situação crítica, são eles que determinam se o carro pode parar em tempo, se tem dirigibilidade em pista molhada ou se permanece na via ao fazer uma curva.

Ciente disso, e também da importância da divulgação constante de conceitos básicos de segurança no trânsito, a Continental Pneus promoverá, durante todo o mês de maio, a campanha educativa #ParePenseCuide.

A ideia é ressaltar a importância da convivência cordial entre motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas nas ruas e nas estradas de todo o país. E tudo pode ser garantido por ações simples baseadas no respeito mútuo e às leis de trânsito.

O Autos Giros apoia a campanha!

 

E assim, fechamos o papo de hoje. Até a semana que vem!

Leia mais

Anfavea registra queda nas vendas, mas aumento na ... Até abril foram exportadas 232,2 mil autoveículos em 2017. Isto significa um aumento de 64,2% frente as 141,4 mil de 2016 A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), divulgou na sexta-feira (5), o balanço de vendas, produção e exportação em abril e no acumulado do ano...
Auto Performance | Citroën C4 Cactus, inspirado pe... Um utilitário com pacote tecnológico que permitirá ao motorista ser o centro de novas experiências, ligadas à essência de cada um. Com essa proposta, a Citroën apresenta o C4 Cactus, equipado com o motor THP (Turbo High Pressure) 16V Flex de 173 cv e câmbio automático sequencial de 6 marchas (EAT6)....
Jornal Autos Giros – 51 -19 de maio de 2018 A avaliação do Renault Captur é a matéria principal do Jornal Autos Giros desta semana. Confira outros destaques: - JAC Motors quer dobrar as vendas com o novo T40 CVT; - Ford Mustang é o cupê esportivo mais vendido do mundo; - Citroën revela imagens da versão "nacional" do C4 Cactus; - ...
Citroën revela imagens do C4 Cactus que está a cam... Idealizado e desenvolvido no Brasil, o novo SUV honra a tradição marca francesa na produção de veículos únicos Depois da chegada do novo C4 Lounge, a Citroën apresenta as primeiras imagens de seu inovador SUV C4 Cactus. O modelo, que tem previsão de chegada ao mercado brasileiro no segundo semest...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *