Mercedes-Benz apresenta soluções para a redução do consumo de combustível

Mercedes-Benz apresenta soluções para a redução do consumo de combustível

Empresa alemã lança um pacote de soluções para redução de combustível para as empresas de transporte rodoviário 

Visando assegurar redução no consumo de combustível para as empresas de transporte rodoviário de passageiros, a Mercedes-Benz lança um pacote de soluções para redução de combustível – “Fuel Efficiency” – para os seus chassis O 500 RS, RSD e RSDD.

Como decorrência, já estão disponíveis para os clientes novidades como: nova parametrização do câmbio automatizado Mercedes PowerShift GO 240, compressor de ar do motor com otimização de energia, gerenciamento eletrônico do ventilador do radiador, aumento de torque para o motor OM 457 LA de 360 cv e sistema de desligamento automático do motor.

“O custo do combustível é um dos itens mais importantes na gestão de uma frota. Por isso, não paramos de desenvolver novas soluções para atender às necessidades dos clientes quanto à redução do consumo”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“O Pacote Fuel Efficiency é a mais nova demonstração desse compromisso. Conforme o modelo e os itens escolhidos pelo cliente, além das condições de operação e dirigibilidade do veículo, pode-se chegar a uma redução entre 2% e 8% no consumo de combustível, em comparação com atuais versões dos chassis O 500”, completa.

Segundo o executivo, com o Pacote “Fuel Efficiency”, o cliente ganha no curto e no longo prazo. “Com o menor consumo, as novidades tecnológicas proporcionam redução do custo operacional e uma melhora do TCO, que é o custo operacional total do veículo ao longo de sua vida útil”, afirma Barbosa. “Isso resulta numa ótima relação custo/benefício e em maior rentabilidade para as empresas de transporte de passageiros.”

Foto: Divulgação

21 avançados itens

O Pacote “Fuel Efficiency” reforça o posicionamento da linha de ônibus da Mercedes-Benz como a mais tecnológica do País, destacando-se por 21 avançados itens que garantem um elevado padrão de desempenho, economia, conforto e segurança no transporte de passageiros.

“A oferta de equipamentos e sistemas avançados amplia ainda mais o leque de possibilidades para que os clientes configurem os seus ônibus de acordo com suas demandas, tipo de operação e condições de topografia onde irão atuar. Dessa forma, além de menor custo operacional, poderão desfrutar de muito mais benefícios em termos segurança ativa e passiva”, ressalta Barbosa.

Nova parametrização da caixa automatizada Mercedes PowerShift

Item de série para o chassi O 500 RSDD 8×2 e opcional para O 500 RS 4×2 e O 500 RSD 6×2, a caixa automatizada Mercedes PowerShift GO 240, de 8 marchas, ganhou um novo programa de troca de marchas. A otimização do software resultou em trocas de marcha mais rápidas, com mais agilidade nas saídas e retomadas e com maiores velocidades de cruzeiro a baixas rotações.

Além da redução no consumo de combustível, a nova parametrização traz benefícios como maior conforto de dirigibilidade para o motorista e maior robustez e confiabilidade do câmbio automatizado Mercedes PowerShift.

Compressor de ar do motor com otimização de energia

Novidade para os chassis O 500 RS, RSD e RSDD, a Mercedes-Benz desenvolveu uma otimização da energia do compressor de ar do motor. O conceito baseia-se na redução da carga no motor quando o sistema de ar está totalmente carregado.

Nessa situação, há então reduções da temperatura de trabalho e do nível de ruído. Consequentemente, há uma diminuição no consumo de combustível, além de assegurar maior vida útil do compressor.

Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. (Foto: Divulgação)

Novo gerenciamento eletrônico do ventilador do radiador

Essa tecnologia também é uma novidade para os chassis O 500 RS, RSD e RSDD. O novo gerenciamento eletrônico do ventilador do radiador, chamado de Visctronic, assegura um controle mais preciso do sistema de arrefecimento do motor. Além disso, otimiza o controle de velocidade do ventilador e assegura menor ruído causado por esse componente.

O Visctronic reduz o consumo de combustível, além de proporcionar maior vida útil das correias. O sistema oferece ainda maior simplicidade em relação aos concorrentes, facilitando a manutenção.

Mais torque para o motor OM 457 LA de 360 cv

O motor OM 457 LA de 360 cv do chassi O 500 RS 1836 e do O 500 RSD 2436 também traz novidade dentro do conceito do Pacote “Fuel Efficiency”. O grande destaque é o aumento de torque de 1.600 Nm para 1.850 Nm a 1.100 rpm. Isso resulta em velocidades de cruzeiro (80 km/h ou 90 km/h) com rotações mais baixas.

O maior torque ganha nova combinação com a caixa de câmbio com over drive e redução do eixo traseiro. Essa solução tecnológica proporciona a redução no consumo de combustível.

Sistema de desligamento automático do motor

Toda a linha de chassis rodoviários da Mercedes-Benz passou a ser equipada com EIS (Engine Idle Shutdown), inovador sistema de desligamento automático do motor para o segmento de ônibus.

Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, numa situação que perdure por um longo período – por exemplo, 4 minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor.

Esta é uma situação bastante comum em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada. Nessas circunstâncias, o EIS entra em ação, proporcionando economia no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos. Esta solução acaba por contribuir para a conscientização do motorista quanto à necessidade de se desligar o motor se o veículo ficar parado por um tempo prolongado.

Câmbio Mercedes-Benz GO 190 para o O 500 R

O chassi O 500 R, indicado para curtas distâncias rodoviárias e operações de fretamento regular ou eventual, passa a ser equipado com o câmbio Mercedes-Benz GO 190 de 6 marchas.

O grande destaque do câmbio GO 190 é a alavanca de acionamento de marchas do tipo joystick com sistema servo-assistido, que oferece um notável conforto e facilidade de acionamento, proporcionando assim maior satisfação e menor esforço para o motorista. Os passageiros também ganham mais conforto a bordo, devido à diminuição dos solavancos típicos dos câmbios acionados por cabo.

Foto: Divulgação

 

Vitor Pereira

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