Ônibus Volkswagen celebram 25 anos de mercado brasileiro

Função de monitores de ônibus, criada com pioneirismo pela VW Caminhões e Ônibus, continua com força na rede em todo país

25 anos a rede de concessionárias da Volkswagen Caminhões assumia um novo desafio: apresentar ao cliente os ônibus Volkswagen. A marca nascia sob medida para o transporte coletivo de passageiros.

Heitor Tosi Neto, concessionário da marca, lembra-se bem desse momento. “Tínhamos a missão de ser uma opção competitiva e concreta aos empresários. Era preciso provar que o nosso produto era bom e estaríamos ao lado do cliente no pós-vendas para todo e qualquer auxílio. E isso foi muito bem feito pela rede, com irrestrito apoio da Volkswagen.”

Processo longo para chegar ao mercado

O projeto junto à rede de concessionários começou anos antes do lançamento e envolveu o preparo para o ingresso nesse novo negócio, que trouxe uma série de novidades em todos os âmbitos. “Era uma nova cultura: nova marca, novo modo de oferecer veículos, novo modelo no negócio de ônibus”, destaca o empresário, hoje também presidente da ACAV (Associação dos Concessionários MAN Latin America).

Tosi exemplifica que os investimentos na representação da nova marca já deixavam bem clara a premissa dos ônibus Volkswagen. “Adquirimos peças, ferramental específico, treinamos o pessoal de pós-vendas, mas não foi necessário fazer grandes mudanças na estrutura das concessionárias. Compramos, sim, uma oficina móvel, um caminhão VW 7.100 que ia às garagens dos clientes para manutenção e acompanhamento próximo. Ou seja: estávamos onde o cliente estivesse.”

80 profissionais atendendo 22 mil veículos por ano

A fórmula deu certo: a função de monitores de ônibus, criada com pioneirismo pela VW Caminhões e Ônibus, continua com força na rede em todo país. São 80 profissionais atendendo cerca de 22 mil veículos por ano, o que soma mais de 550 mil Volksbus monitorados ao longo dessa história. A rede de concessionárias também é destaque: são 80 pontos de atendimento dedicado ao cliente de ônibus, o que representa a maior capilaridade do Brasil.

“O papel do monitor de ônibus foi preponderante para o negócio desde o início. O cliente sentia que podia confiar, que era só o começo de uma parceria duradoura, que anda paralelamente ao contínuo desenvolvimento da engenharia, graças à troca de experiências”, relembra Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

“Vínhamos com um conceito diferente, pautado no veículo sob medida, com testes nos clientes e acompanhamento nas garagens. Esse processo permeia toda nossa estratégia continuamente. E claro, a rede se dedicou e acreditou desde o início”, complementa Alouche.

Para Tosi, o legado dos 25 anos de Volksbus é bastante comentado pelos clientes em toda a rede. “Trata-se de um produto desenvolvido nas garagens, junto com os frotistas, quebrando paradigmas e abrindo o mercado. Valorizamos os clientes com suas opiniões”.

Leia mais

Volkswagen Caminhões e Ônibus registrou alta na ár... Os números positivos da Volkswagen Caminhões são reflexo do aumento das vendas para mercados internacionais para países como Argentina, Chile e México Crescimento de mais de 5% em faturamento e aumento de quase 20% nas vendas aos potenciais consumidores. Aa MAN Latin America, fabricante das marca...
MAN Latin America inaugura campo de provas Cada detalhe da nova área de testes que a fábrica inaugura neste ano foi registrado em um vídeo inédito A maior fabricante de caminhões da América do Sul e segunda maior de ônibus na região, a MAN Latin America inaugura, em 2017, um novo campo de provas. Com a maior diversidade de obstáculos por ...
Volkswagen Caminhões participa de evento da Ambev ... Destaque em apresentação na Ambev será o novo e-Delivery. Primeiro caminhão leve 100% elétrico desenvolvido no país que vai estrear no mercado este ano Desta segunda-feira (26) até quarta-feira (28), a MAN Latin America estará na Super Convenção Logística Ambev com novidades para o setor de trans...
Mercado argentino já se prepara para os novos cami... O argentino será um dos primeiros mercados fora o Brasil a receber a nova família Delivery em sua jornada internacional Prevista para desembarcar em março na Argentina, a nova família Delivery já movimenta a rede de concessionárias da Volkswagen Caminhões e Ônibus no país. Cerca de 15 profissiona...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *