Autos Giros | Cada vez mais SUVs

Os novos Volvo XC40 e Volkswagen Tiguan prometem esquentar a briga dos utilitários esportivos premium em 2018

Daniel Jacques

Fala galera, tudo bem?

O assunto de hoje é SUVs. Isso porque, segundo números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), no primeiro semestre de 2018 o mercado de SUVs superou, pela primeira vez na história, o mercado de sedãs.

O que começou talvez como uma “moda”, hoje é parte importante do mercado brasileiro. Tanto é verdade que na semana passada o segmento ganhou dois novos concorrentes: o Volvo XC40 e a segunda geração do Volkswagen Tiguan AllSpace.

Eleito o carro do ano no Salão do Automóvel de Genebra, em março, o Volvo XC40 chegou em três versões, preços a partir de R$ 169.950 (R$ 145.950 para PcD) e foi desenvolvido em parceria com a Geely. E ele traz, é claro, o alto nível de conforto, segurança e tecnologia que caracteriza a Volvo há ainda mais tempo. Obs: Para quem não sabe, a marca chinesa é a controladora da montadora sueca já faz alguns anos. 

Já o Volkswagen Tiguan é o quarto lançamento dos 20 prometidos pela Volkswagen até 2020. Mais do que isso, é o que abre a ofensiva de utilitários esportivos que a montadora alemã trará para o Brasil nos próximos dois anos. Ele também é o terceiro modelo construído sobre a plataforma MQB da marca (junto com o Polo e o Virtus). Além disso, ele traz, entre seus vários diferenciais, a configuração de sete lugares e o motor 2.0 350 TSI de 220 cv e 350 Nm (35,5 kgfm) de torque. Preço: R$ 124.990.

Com tudo isso, o segmento de SUVs – que hoje responde por um em cada cinco automóveis vendidos no Brasil – deve continuar crescendo. Estimativas, inclusive, indicam que os utilitários esportivos chegarão a 30% do mercado em três anos. Isso corresponderia a praticamente um em cada três, na mesma proporção.

Será? É esperar pra ver….

No caminho dos líderes

Pois ainda sobre SUVs, o Autos Giros testou recentemente a Chevrolet Tracker Premier II 2018. Ela manteve o facelift que ganhou em 2017, assim como o motor 1.4 Turbo de 153 cv. Entretanto, ela ganhou novas versões Premier (R$ 99.990), que trazem o inédito – para o modelo – controle de tração e estabilidade, além de acabamento interno em black piano e itens de segurança como alerta de colisão, mudança de faixa e ponto cego. Detalhe: com as novidades, a GM queria dobrar as vendas dela em 2018 e, acreditem, está conseguindo.

É Copa do Mundo!

Enquanto a Rússia não decide se ataca ou não ataca, a Copa do Mundo tá confirmada. E quem também já está confirmada por aí é a edição especial do Hyundai HB20 alusiva ao Mundial. Limitada a 4,2 mil unidades nas versões hatch e sedã, ela traz preços a partir de R$ 49.990 e conteúdos exclusivos como grade frontal e retrovisores na cor cinza titanium, rodas de 15 polegadas e os tapetes em carpete personalizados e a central multimídia blueMedia com TV Digital para poder assistir aos jogos (com o carro parado, é claro).

Do videogame para as pistas

Esta é para os amantes de videogame. No último final de semana, a Audi apresentou, durante o ePrix de Roma da Fórmula E, o seu novo conceito e-tron Vision Gran Turismo. Desenvolvido originalmente para corridas virtuais no PlayStation 4, a montadora transformou o carro de corridas em realidade, em parceria com a Fórmula E.

Realidade já virou, será que ganha as ruas?

Até a próxima semana!

Deixe uma resposta