Estratégia da Red Bull dá vitória a Daniel Ricciardo no GP da China

Estratégia da Red Bull dá vitória a Daniel Ricciardo no GP da China. Foto: F1/Twitter

Com estratégia perfeita de pit-stops após entrada do safety car pelo acidente da dupla da Toro Rosso, Daniel Ricciardo troca pneus, não toma conhecimento de rivais e conquista terceira etapa da F-1 2018

Em meio a guerras táticas entre Ferrari e Mercedes nas duas primeiras etapas da temporada 2018 da Fórmula 1, agora foi a vez de a Red Bull dar uma aula de estratégias nas duas grandes da categoria. Aproveitando a entrada do safety car após a colisão entre as duas Toro Rosso de Pierre Gasly e Brendon Hartley, o australiano Daniel Ricciardo colocou pneus novos, escalou o pelotão e venceu o GP da China, disputado na madrugada (de Brasília) deste domingo (15).

Os finlandeses Valtteri Bottas, em segundo, e Kimi Räikkönen, em terceiro, completaram o pódio no Circuito Internacional de Xangai. Ricciardo – que vinha sofrendo com abandonos e teve sua unidade de potência estourada no terceiro treino livre no sábado – emocionou-se no pódio.

Companheiro de Ricciardo na Red Bull, Max Verstappen foi outro protagonista do GP da China. Mas pelo lado negativo. Apesar de ter chegado em quinto, o garoto holandês pagou por ser afoito na hora de ultrapassar os rivais. Primeiro, quase pôs sua prova a perder quando tentou passar Lewis Hamilton por fora. Depois, colidiu com Sebastian Vettel, o que lhe rendeu uma punição de 10 segundos ao seu tempo final.

Com o incidente, Vettel caiu para sétimo e depois foi ainda superado por Fernando Alonso quase no fim da corrida. O alemão da Ferrari ainda conseguiu suportar as investidas de Carlos Sainz nas voltas finais para chegar em oitavo. Colega de Sainz na Renault. o alemão Nico Hülkenberg conseguiu um bom sexto lugar.

Verstappen pediu desculpas a Vettel logo após a prova. Não sem antes ter levado um “esporro” de Helmut Marko, um dos chefes da Red Bull.

“Pude ver que ele (Vettel) estava sofrendo com os pneus. Então tentei frear tarde, mas travei as rodas traseiras e acabei batendo nele. A culpa foi minha, não era a intenção”, explicou o impetuoso holandês.

O tetracampeão aceitou as desculpas de Verstappen e ele mesmo admitiu que não teria como resistir ao jovem piloto da Red Bull, já que estava com problemas nos pneus. Para Vettel, Verstappen cometeu um erro de julgamento dentro do carro e disse que esse tipo de erro acontece até com quem tem 300 corridas no currículo.

“Ele (Verstappen) não é inexperiente. Mas isso também pode acontecer com quem já disputou 300 provas. É muito difícil julgar as coisas dentro do carro. No fim das contas, você precisa ter isso em mente para garantir que não vai bater. Fomos sortudos hoje”, comentou Vettel sobre o incidente.

Mesmo com o revés na pista chinesa, Sebastian Vettel ainda lidera o campeonato com 54 pontos, nove a mais do que Hamilton, o vice-líder. Bottas é terceiro (40), seguido de perto com Ricciardo, que soma 37 pontos.

A próxima etapa da temporada 2018 da F-1 será o GP do Azerbaijão, disputado nas ruas da capital Baku, no dia 29 deste mês.

Resultado final – GP da China

Estratégia da Red Bull dá vitória a Daniel Ricciardo no GP da China. Foto: Reprodução

Leticia Senna

Leia mais

Vettel vence GP da Hungria e sai de férias com lid... Alemão da Ferrari fatura prova em Budapeste e amplia liderança do campeonato de F-1 para 14 pontos em relação a Lewis Hamilton. Vettel curte férias mais tranquilo Sebastian Vettel segue vivo na disputa pelo título do Mundial de Fórmula 1. O alemão comandou a dobradinha da Ferrari, venceu o GP da ...
Red Bull lança o novo carro RB14 com pintura provi... Red Bull foi a terceira equipe a apresentar novo carro para a temporada 2018 da F-1. O modelo RB14 apareceu com pintura em tons de preto, branco e azul em "edição especial" que será utilizada apenas na pré-temporada da categoria A Red Bull lançou, nesta segunda-feira (19), seu novo carro para a t...
Ferraris batem na largada, Hamilton vence GP de Si... Vettel, Räikkönen e Verstappen se estranham na largada e abandonam. Hamilton aproveita confusão, vence GP de Singapura e dispara na liderança do Mundial de Fórmula 1 Sorte de campeão ou incompetência do principal adversário? Largando em quinto neste domingo (17), Lewis Hamilton disse que esperava...
Com direito a recorde, Vettel sai na pole position... Alemão voa baixo em sua última tentativa no treino classificatório deste sábado (14) e fica 0s087 na frente do companheiro de Ferrari, Kimi Räikkönen. Mercedes forma segunda fila do grid Ferrari e Sebastian Vettel estão impossíveis neste início de temporada 2018 da Fórmula 1. O alemão é o pole po...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: