Autos Giros | Giro de apresentação

Sejam bem vindos à nova coluna Autos Giros. Neste espaço, o nosso editor, Daniel Jacques, vai trazer, semanalmente alguns dos assuntos do momento de uma matéria leve e informativa.

Daniel Jacques

Fala galera, tudo bem?

Primeiro deixem eu dizer que é um prazer voltar a fazer parte da imprensa da minha querida Joinville. Na verdade, eu sou de Porto Alegre, mas morei nessa bela cidade por três anos nos anos 2000, quando trabalhei no jornal “A Notícia”. Apesar de estar longe já há algum tempo (e ter retornado bem menos do que gostaria), guardo com carinho o tempo que vivi por aí, mantenho grandes amigos e é por isso que é um prazer estar “de volta”.

Na primeira vez, eu escrevia sobre tudo, no então embrionário Portal AN. Hoje, o assunto e um só: automóveis. E não apenas carros, mas também motos, caminhões, ônibus, mercado e tecnologia. A ideia é trazer informação, sempre com qualidade e agilidade. Quando possível, também quero dar atenção ao local, incluindo as fábricas da General Motors e da BMW.

Feita a apresentação, vamos começar?

Apesar de já estarmos quase em abril, como é a nossa estreia vale destacar o bom ano que estamos tendo no setor automotivo em 2018. Os números crescem na casa dos 20%, a onda de lançamentos não para, inclusive com marcas importadoras trazendo novos carros aos montes para “celebrar” o fim do “Inovar-Auto”. Até mesmo o futuro da mobilidade começa a apontar no Brasil, com o anúncio da chegada em breve do elétrico Nissan Leaf e do autônomo Audi A8.

Inovar?

Pra quem não sabe, o Inovar-Auto foi um programa do governo federal que buscou incentivar o desenvolvimento da indústria automotiva no Brasil – e, do qual, a fábrica da BMW em Araquari é um dos resultados – mas acabou por ser uma política protecionista, questionada inclusive na Organização Mundial do Comércio (OMC). Além disso, seus resultados não trouxeram melhoras estruturais e duradouras para o setor automotivo brasileiro.

Um dos pontos mais questionáveis do programa era o limite de importação para marcas que não produziam por aqui. Se, por um lado, foi o que acabou trazendo a BMW, a Mercedes-Benz e a Jaguar Land Rover a iniciar produção nacional, feriu de morte o princípio da livre concorrência. Por isso o mercado praticamente como um todo comemorou bastante o fim dele, efetivado no último dia de 2017.

Só que agora podem se preparar para uma enxurrada de modelos novos importados por aqui. Além das chinesas (e não há qualquer demérito aqui), a sul-coreana Kia é uma das que devem trazer muitas novidades em breve.

Das Auto

Mesmo produzindo por aqui – e, portanto, não atingida por tudo isso – a Volkswagen é uma das que entraram pisando fundo em 2018. Na verdade, a marca alemã já começou a acelerar nas últimas voltas de 2017, com a chegada do hatch Polo.

Neste início de ano já chegaram também o sedan Virtus e a picape Amarok V6. Para abril, está confirmada a chegada do novo Tiguan. Segundo a marca, neste ano haverá um novo Volkswagen a cada 40 dias, em média. Tudo dentro da promessa de entregar 20 novidades até 2020.

Pelos três primeiros lançamentos, a marca mostra que tem tudo para atingir seus grandes objetivos com esta iniciativa ousada: retornar à liderança do mercado e renovar os conceitos que o Brasil tem sobre si, que sempre foram bons mas andavam “esquecidos” pela própria.

Segmento de Mercedes-Benz

Não é só o mercado de automóveis que traz bons sinais de recuperação neste início de 2018. No segmento de Mercedes-Benz… (digo, ônibus)… a marca alemã, que tem cerca de 75% do mercado, registrou vendas 220% maiores nos dois primeiros meses de 2018 em relação ao mesmo período de 2017.

E a fabricante alemã promete anunciar uma grande novidade para mercado brasileiro no segmento de veículos comerciais (caminhões, ônibus e vans) até o final do mês. Eu estarei em São Paulo acompanhando o anúncio das novidades e trago as novidades para vocês aqui na Autos Giros, ok?

Feirão Chevrolet

Essa chegou em cima da hora! Recebi a informação de que a General Motors realizará neste final de semana (17 e 18 de março) o 8º Feirão de Fábrica na sua unidade de motores de Joinville (SC). Neste sábado e domingo, quem passar por lá poderá aproveitar ofertas de veículos novos e seminovos com condições diferenciadas, além de prazos e taxas oferecidos exclusivamente pela Chevrolet Serviços Financeiros. O evento também terá atendimento diferenciado para empresas, produtores rurais, taxistas e vendas diretas.

Serviço:
O quê: 8º Feirão de Fábrica de Joinville
Local: Fábrica de Motores de Joinville (SC)
Rodovia BR 101, Km 47 – Bairro Nova Brasília
Datas: 17 e 18 de março de 2018
Horários:
Sábado (17): das 9h às 18h
Domingo (18): das 9h às 16h

Até a próxima!


Esta coluna foi publicada no Portal Fazer Aqui, de Joinville (SC) e no Jornal da Cidade de Uberaba (MG)

Leia mais

Autos Giros | Chegou o Rota 2030 Daniel Jacques O governo federal finalmente anunciou as esperadas regras do Rota 2030, programa de incentivo à indústria automobilística, esperada desde a confirmação do fim do Inovar-Auto, prevista para - e concretizada no - final do ano passado. Porém, ao contrário do que aconteceu quando o In...
Autos Giros | Pequenas grandes mudanças à vista Daniel Jacques Fala galera, tudo bem? Pois é. A semana que passou trouxe boas novidades e más notícias para o mercado automotivo brasileiro. As boas notícias vieram de dois modelos compactos, a saber, o campeão de vendas, Chevrolet Onix e o maior clássico do segmento no país, o Volkswagen Gol...
Autos Giros | Em time que está ganhando se mexe si... Daniel Jacques No ano passado, a Volkswagen agitou o mercado nacional ao anunciar que lançaria 20 novos modelos - entre novas gerações e inéditos - no mercado brasileiro até 2020. Depois de ter dominado o mercado brasileiro por décadas, a marca alemã vinha na terceira posição, sem apresentar novida...
Autos Giros | Cada vez mais SUVs Os novos Volvo XC40 e Volkswagen Tiguan prometem esquentar a briga dos utilitários esportivos premium em 2018 Daniel Jacques Fala galera, tudo bem? O assunto de hoje é SUVs. Isso porque, segundo números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), no primeiro semes...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *