Muito além de veículos, projeto prevê um ecossistema elétrico

A Nissan anunciou parceria com a empresa alemã E.ON, uma das maiores distribuidoras globais de energia, que já mantém projetos com a fabricante de automóveis na Dinamarca. O projeto aposta no compromisso da Nissan em desenvolver um extenso ecossistema elétrico, tanto para consumidores finais quanto para empresas.

A iniciativa prevê que a Nissan e a E.ON explorem oportunidades em operações-piloto e na oferta de soluções relacionadas aos serviços vehicle-to-grid, geração de energia renovável e soluções de armazenagem, bem como a integração à rede para clientes de veículos elétricos da fabricante japonesa.

Para acelerar ainda mais o processo de eletrificação, as duas marcas pretendem expandir o programa para outros países europeus. O foco do projeto tem como base contribuir para uma sociedade mais integrada, com escritórios, escolas, residências, estradas e veículos totalmente interconectados. Tudo isso alimentado por energia limpa e sustentável.

Para isso, a montadora usa a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G), um importante componente da Integração Inteligente e que, por sua vez, é um dos três pilares centrais da visão de Mobilidade Inteligente da Nissan, presente em veículos como o Leaf.

“A Nissan tem a missão de derrubar as barreiras à mudança para a propulsão elétrica. Esta parceria incrível com a E.ON é mais um passo neste sentido. Nossa meta é que a Nissan seja reconhecida como um parceiro automotivo de referência para serviços de energia, com o objetivo final de fornecer eletricidade gratuita aos nossos clientes de veículos elétricos”, explica Paul Willcox, chairman da Nissan Europa.

Segundo Karsten Wildberger, CEO da E.ON, a parceria é motivada pela vontade comum de oferecer aos clientes ainda mais conforto e serviços. “Também estamos acelerando o desenvolvimento da mobilidade elétrica no mundo do amanhã, por meio de iniciativas ambiciosas”, comenta.

A parceria com a E.ON vai utilizar a infraestrutura V2G e a avançada tecnologia de recarga bidirecional da Nissan. Isso permitirá que os clientes utilizem energia da rede para alimentar seus veículos elétricos. Eles também podem “vender” a energia de volta para a rede, para que outros possam utilizá-la. Isso pode representar a ausência de custos para o cliente – ou seja, energia gratuita para seus veículos elétricos.

A Nissan desenvolveu vários projetos inovadores para oferecer soluções avançadas de energia, como o Nissan Energy Solar, anunciado em janeiro no Reino Unido. Normalmente, a energia solar é utilizada para alimentar aparelhos eletrodomésticos durante o dia, mas tem uma capacidade limitada de armazenagem.

As residências que contam com o serviço de energia solar podem coletar e armazenar energia excedente de seus painéis e utilizá-la durante a noite para carregar seu veículo elétrico. O resultado é uma energia de baixo custo e totalmente renovável para os clientes.

Na França, a Nissan e seu parceiro do setor energético OKWind lançaram uma nova solução para armazenagem de energia para empresas, especificamente adaptada às áreas rurais. Atualmente, o sistema solar da OKWind está reduzindo o custo da eletricidade em 40%. Entretanto, se combinado a um sistema de armazenagem de energia para empresas, pode permitir que agricultores utilizem energia renovável e sejam autossuficientes em até 75% de suas necessidades. A proposta deve ser expandida na França e em outros países.

No Reino Unido, a Nissan também apoia dois projetos V2G de larga escala para clientes pessoa física e frotistas. Os projetos são financiados pela Agência para Veículos de Baixa Emissão (Office for Low Emission Vehicles – OLEV) e a Secretaria Estratégica para Energia Industrial e Comercial (Department for Business Energy and Industrial Strategy – BEIS), em parceria com a Agência de Fomento à Inovação do país, a Innovate UK. Está prevista a instalação de 2 mil unidades de V2G, para criar uma rede de energia nacional mais eficiente.


Rosangela Groff é jornalista e atua há mais de 10 anos na área automotiva. É editora do caderno Carros & Motos do jornal Correio do Povo, um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul, com 122 anos de existência. Também edita conteúdo impresso e on-line no segmento de autopeças para entidades do setor.

A coluna Auto Performance é veiculada todas as quartas-feiras e aborda os mais diversos temas do setor, desde as estratégias de mercado das marcas até as novas tecnologias que equipam os veículos.

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