Hyundai Caoa lança o HD 80, novo caminhão leve da marca no Brasil

Hyundai Caoa lança o HD 80, novo caminhão leve da marca no Brasil

Novo modelo da Hyundai Caoa traz evoluções mecânicas que permitem oferecer performance, segurança e versatilidade

A Hyundai Caoa apresenta o novo caminhão leve HD 80, produzido na fábrica da Caoa Montadora, em Anápolis (GO). Ele foi desenvolvido para ampliar os já reconhecidos e consagrados atributos de qualidade, economia, fácil manutenção e excelente relação custo-benefício, do seu antecessor, o HD 78.

Com o lançamento do novo HD 80, a Hyundai Caoa reafirma a importância que o segmento de caminhões leves tem para a estratégia de crescimento da empresa no mercado brasileiro. Ela disponibiliza um modelo projetado para atender plenamente os anseios e necessidades dos clientes dos mais variados ramos de atuação.

O preço competitivo e versatilidade serão alguns dos diferenciais do HD 80, quando comparado com os principais concorrentes do seu segmento. Disponível em versão única de acabamento e com preço sugerido de tabela de R$ 118.800,00. Este novo caminhão leve foi desenvolvido sobre um chassi bastante resistente e que possibilita ao cliente configurá-lo de acordo com as necessidades do seu ramo de atividade. Entre as diversas opções de implementos que podem ser instalados estão: baú carga seca, baú isotérmico, baú frigorífico, carroceria aberta, plataforma de guincho, cesto aéreo, truck food.

Hyundai Caoa passou por algumas evoluções

Para a fabricação do HD 80, a fábrica da CAOA Montadora passou por algumas evoluções. Foram instaladas novas linhas de rebitagem e de pintura, ambas para atender às especificidades desse modelo. Além disso foram adquiridos novos equipamentos para a realização de torque nos parafusos de itens de segurança.

Já no Trim Shop (local onde a carroceria acolhe as peças mecânicas e itens de acabamento), vários processos foram readequados para serem compartilhados pelos modelos comerciais HD 80 e HR, como, por exemplo, a montagem final da carroceria. Ainda no Trim Shop, os equipamentos para a verificação do funcionamento do sistema de freio e do ABS foram reposicionados. O objetivo é visar a otimização do tempo desse processo.

Externamente, a cabine do Hyundai HD 80 conta com uma nova grade frontal, que confere modernidade ao design funcional já consagrado pelo seu antecessor. No interior, o modelo traz mais evoluções, como, por exemplo, quadro de instrumentos. E também console central redesenhados, manopla de acionamento do freio de estacionamento, que passou a ser pneumático, além da inclusão do computador de bordo.

Motor biturbo

Dirigir o Hyundai HD 80 no dia a dia dos grandes centros urbanos ou em trajetos que incluem estradas e rodovias ficou ainda mais confortável, prazeroso e seguro. O modelo sai de fábrica equipado com motor biturbo quatro cilindros, diesel 3.0 litros, com intercooler e sistema EGR.

Esse propulsor tem a potência máxima de 170 cv a 3.500 rpm e torque de 40,8 kgf.m (400 N.m), entre 1.500 e 2.200 rpm, ou seja, potência e desenvoltura já podem ser observados a partir das faixas de rotações mais baixas, o que confere ao HD 80 força e agilidade para encarar o anda e para das cidades.

O Hyundai HD 80 virá equipado de série com sistema de freios pneumático, em substituição ao hidráulico utilizado até então pelo seu antecessor, e tecnologia antitravamento das rodas (ABS). Com essa evolução, as frenagens ficaram ainda mais seguras, independentemente da situação.

Para que essas mudanças mecânicas fossem implementadas, o desenvolvimento do modelo HD 80 envolveu profissionais das áreas de Engenharia de Desenvolvimento da CAOA Montadora, Hyundai Motor Company e dos diversos fornecedores, como por exemplo: FPT Industrial, Magneti Marelli, Modine, DANA, Master, Suspensys, Wabco, entre outros.

Em todas as etapas desse projeto foram realizadas avaliações nas mais variadas e exigentes condições de clima e rodagem brasileiras. Durante os testes, as equipes técnicas comprovaram a durabilidade e a confiabilidade desse lançamento.

Primeira evolução

A primeira evolução percebida é o aumento do Peso Bruto Total (PBT), que é o resultado da soma do peso total do modelo e a sua capacidade de carga. Ele passou de 7.800 kg, no HD 78, para 8.000 kg, no HD 80. O que representa dizer que este lançamento da Hyundai CAOA tem 5.263 kg de capacidade de carga, contando com o implemento (baú, carroceria – aberta ou fechada, entre outras), que normalmente pesa 800 kg. Assim ele é capaz de transportar como carga líquida – considerando o peso do implemento – em torno de 4.463 kg.

Potência máxima

O Hyundai HD 80 fabricado pela CAOA Montadora está equipado com o motor diesel 3.0 litros FPT F1C 2ST, fornecido pela FPT Industrial, com quatro cilindros em linha, sistema EGR, dois turbos, intercooler e injeção eletrônica de combustível Commom Rail.

Esse propulsor tem a potência máxima de 170 cv a 3.500 rpm, um ganho de quase 10% em relação ao seu antecessor. Já o torque máximo é de 40,8 kgf.m (400 N.m), sendo que ele está disponível a partir de 1.500 rpm, permanecendo constante até 2.200 rpm. Isso se traduz, por exemplo, em força e agilidade no momento de tirar o veículo da inércia.

O funcionamento do motor que equipa esse lançamento da Hyundai CAOA ocorre em uma faixa de rotação bastante elástica. Isso devido à utilização de dois turbos de dimensões diferentes e que trabalham em série, assegurando que o seu torque permaneça na faixa máxima de rotação, garantindo elevado desempenho, economia de combustível e baixa emissão de poluentes.

Tecnologia

Entre os principais diferenciais do motor do Hyundai HD 80 está a tecnologia EGR (Exhaust Gas Recirculation, em português: Recirculação de Gases do Escape), que elimina a necessidade da utilização de ARLA e reduz a emissão de poluentes, atendendo, assim, as exigentes normas da sétima fase (P-7) do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE).

A tecnologia EGR realiza a incorporação (recirculação) de uma parte dos gases decorrentes da queima à mistura ar/combustível que será injetada na fase de admissão dos cilindros. Com isso, há um aumento da temperatura na câmara de combustão, aumentando a eficiência da mistura e diminuindo a formação de gases poluentes, como o Óxido de Hidrogênio (NOx).

Outra vantagem do motor do HD 80, quando comparado aos motores utilizados pela maioria de seus concorrentes no segmento, é o fato do sistema EGR eliminar a necessidade de utilização de ARLA 32, que é uma solução de ureia usada para reduzir a emissão de gases poluentes NOx. Com isso, há uma diminuição nos custos de operação do veículo para condutor ou frotista. Além da simplificação da manutenção que deve ser realizada pelo motorista.

Sistema de escapamento

O HD 80 conta com um moderno sistema de escapamento. Os gases oriundos da exaustão do motor são tratados por um pré-catalisador, um catalizador DOC (Diesel Oxidation Catalyst), que reduz a quantidade de fuligem presente nele, para, em seguida passar pelo filtro DPF (Diesel Particulate Filter), responsável por filtrar os gases e remover as partículas de diesel que ainda estão presentes.

Outra novidade do HD 80 que facilitará a realização das manutenções rotineiras é o novo sistema de arrefecimento. Ele é responsável por manter a temperatura ideal de funcionamento do motor. Totalmente redesenhado para atender às especificações de transferência de calor do propulsor FPT F1C 2ST, o reservatório de expansão do liquido de resfriamento passou a ser instalado externamente, logo atrás da cabine do modelo, o que torna a verificação do nível simples e rápida.

Complementando o conjunto motopropulsor, o HD 80 está equipado com uma moderna transmissão manual de cinco marchas, com sistema de embreagem servo-assistido, item que torna o acionamento do pedal mais leve para o condutor. O câmbio utilizado por esse lançamento possui um escalonamento de marchas projetado para proporcionar o melhor aproveitamento do torque e da potência gerados pelo motor.

A caixa de câmbio é ligada ao diferencial traseiro por um novo eixo cardan, do tipo monotron. Ou seja, os dois segmentos que compõem o eixo (frontal e posterior) são balanceados em conjunto. O diferencial traseiro conta com uma nova relação entre pinhão e cremalheira (6,50:1), mais curta quando comparada ao do seu antecessor, contribuindo, assim, para uma melhora no desempenho.

Vitor Pereira

 

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