Autos Giros com o Lifan X80

Com a chegada do novo SUV X80, montadora chinesa quer mostrar que tem muito mais a oferecer para o mercado brasileiro

Chinesa com orgulho, a Lifan quer mostrar que os carros do maior mercado automotivo do mundo não merecem a má fama que têm no mercado brasileiro. A montadora já deu uma demonstração da sua capacidade com o renovado SUV X60 que chegou em 2017 e já foi testado pelo jornal Autos Giros. Porém, será com a chegada do também SUV X80, no segundo trimestre deste ano, que a imagem da marca deve começar a mudar – para muito melhor – por aqui.

O novo Lifan começa a agradar já no seu visual. Apesar de manter características que identificam o design chinês, ele traz um perfil mais “ocidentalizado”, com linhas mais leves e formas arredondadas.

Por ser grande, com quase cinco metros de comprimento por 1,90 de largura, era necessário um motor poderoso para que ele não ficasse “pesado”. E isso não será tema de debate graças ao potente motor 2.0 Turbo com intercooler a gasolina que acelera expressivos 206 cavalos de potência a 5.000 rpm e gera 29,2 kgfm de torque entre 1.600 rpm e 3.600. Além de garantir a robustez e a eficiência necessários, toda essa envergadura acelera a até 180 km/h e vem acoplada a um câmbio automático de seis velocidades.

A transmissão garante suavidade em acelerações e em velocidade de cruzeiro. Na configuração normal ele também é bastante econômico, e conta com a o modo esportivo, que oferece mais força mas também consome mais combustível.

Lifan X80: design ocidentalizado com robustez e classe

A dianteira traz uma grade ampla com frisos prateados, acompanhada por faróis com repetidores de direção em LED. Luz diurna em LED e faróis de neblina também fazem parte do conjunto, além de sensores de estacionamento dianteiro.

A lateral traz linha de cintura alta, rodas aro 19 e retrovisor rebatível na cor do veículo com alerta de conversão. Na traseira, a tampa alta do porta-malas divide as lanternas. O para-choque dispõe de duas saídas de escape integradas.

Interior sofisticado e ótimo acabamento

O seu tamanho garante amplo espaço interno, com capacidade para sete passageiros. Dentro ele mantém o alto nível apresentado do exterior, com acabamento de couro nos bancos, portas e painel, que também traz detalhes que imitam madeira. Isto traz um ar de conforto, sofisticação e esportividade ao modelo.

Os bancos dianteiros contam com aquecimento e têm regulagem de altura e profundidade, assim como o volante multifuncional, que traz direção elétrica. O painel traz quadro de instrumentos em uma tela TFT ampla e configurável, com três opções de visualização. Ele conta também com teto solar e ar-condicionado é digital com controles independentes nos bancos traseiros.

O Lifan X80 ainda traz central multimídia com tela de oito polegadas e câmera de ré com dois ângulos. Como curiosidade, a porta do motorista, quando aberta, projeta o desenho da marca Lifan no chão (visível apenas em ambientes escuros).

No quesito tecnologia ele conta também com controle de tração e estabilidade, sistema de assistência em aclive e declive, controle elétrico dos porta-malas além de vidros e travas elétricas. O Lifan X80 traz ainda sistema de partida sem chave, botão start-stop, monitoramento da pressão dos pneus, sistema anticapotamento e pareamento com smartphones via bluetooth e comando de voz. Por fim, o pacote conta ainda com sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, controlador de velocidade de cruzeiro (cruise control).

Este slideshow necessita de JavaScript.

O porta-malas fica com 407 litros de capacidade utilizando o espaço da terceira fileira de bancos. Ele é bastante expansível com o o rebatimento dos bancos traseiros (segunda fileira).

Para marcar a chegada de uma “nova” Lifan

Apresentado ao mercado brasileiro no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016, o novo SUV da Lifan surpreende não só pelo tamanho – maior que a recentemente lançada Chevrolet Equinox, por exemplo -, mas também pelo alto conforto e dirigibilidade igual de um carro de uma das grandes marcas.

Para vir para o Brasil, o modelo será produzido em CKD na fábrica da montadora chinesa em San Jose, no Uruguai. Isto significa que ele terá todas as peças vindas da China e será apenas montado no país vizinho.

Seu pacote tecnológico também não fica devendo nada a qualquer outro modelo do seu segmento. Com tudo isso ele realmente deve chegar para “jogar sério” no mercado brasileiro. Prova disso é que, apesar de ser grande e ter muita potência, ele é muito leve para dirigir. Talvez ele sofra pelo preconceito com a marca e pela falta de tradição dela por aqui. Mas é um carro que, se apresentado por uma montadora alemã ou norte-americana, digamos, seria um grande candidato a líder de vendas.

A Lifan parece ter se preparado para o fim do Inovar Auto. Sem limite de importações, ela pode esquecer a questão do volume e se focar na qualidade dos produtos que tem para oferecer ao consumidor brasileiro. Mesmo que o Rota 2030 ainda não esteja definido, é certo que não implicará em contagem de unidades.

Por todas as suas características, pelo momento de “abertura” do nosso mercado e por ser um modelo muito acima dos que a marca trouxe até hoje para o Brasil, o novo SUV deve mudar mesmo a imagem que a Lifan tem no país. Ainda não há informações sobre preço mas, segundo se sabe, custo-benefício também será uma vantagem do Lifan X80 sobre seus concorrentes. É melhor abrir o olho.


Ficha técnica Lifan X80 2019


Motor (combustível): 2.0 turbo gasolina

Potência: 206 cv @ 5000 rpm

Torque: 29,16 kgfm @ 1.600 – 3.600 rpm

Tração: 4×2

Transmissão: Automática com seis velocidades

Dimensões: Comprimento (mm): 4820
Largura (mm): 1.934
Altura (mm): 1.760

Direção: Assistência Elétrica

Suspensão: Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Independente multilink

Freios: Dianteiros: Discos ventilados com ABS e EBD
Traseiros: Discos sólidos com ABS e EBD

Pneus: 245/55 R19

Rodas: Roda de liga leve de 19 polegadas

Porta-malas (litros): 407* Tanque (litros): 72

Preços: Não anunciados

Leia mais

Autos Giros com o Lifan X60 Talent 2018 Visual renovado, bom acabamento e custo-benefício são alguns dos diferenciais do Lifan X60 2018 na briga dos SUVs Daniel Jacques* Carro chefe da Lifan no mercado brasileiro, o SUV compacto XC60 é o veículo chinês mais vendido do país desde 2014. Disponível em duas versões, Talent (transmissão manu...
Autos Giros com o Chevrolet Cruze LTZ 2018 Visual, motor forte e eficiente e alto nível de conforto e tecnologia são algumas das características que mais agradam no Chevrolet Cruze 2018 O segmento dos sedãs médios é um dos que conta com maior número de concorrentes no mercado brasileiro. Mesmo assim, há anos é dominado pelos mesmos dois m...
Autos Giros com a Mitsubishi L200 Triton Sport 201... A picape Mitsubishi L200 Triton Sport 2018 traz melhoramentos em praticamente todos os aspectos. Suavidade da nova suspensão e motorização 2.4 Turbodiesel de 190 cv são alguns dos destaques A nova geração da Mitsubishi L200 Triton Sport teve sua avant premiére na Expointer 2016. A picape chegou a...
Autos Giros com o Honda HR-V Touring Versão topo de linha do SUV da marca japonesa traz faróis dianteiros e lanternas traseiras com guias em LED, acabamentos cromados nas portas e sensores de chuva entre seus itens exclusivos Em uma recente viagem a São Paulo para um evento de uma marca de caminhões, o Autos Giros teve a oportunidad...

10 Responses to Autos Giros com o Lifan X80

  1. Autos Giros disse:

    Nosso muito obrigado a todos que estão lendo e comentando esta avaliação. A equipe do Autos Giros já está em São Paulo para o lançamento oficial do modelo, que será nesta terça-feira (18).

    No mesmo dia, matéria completa aqui no nosso site com os detalhes sobre a versão nacional do SUV chinês, preços, versões e novas impressões ao dirigir.

    E assim que publicarmos voltaremos com o link aqui nos comentários deste teste.

  2. Carlos disse:

    Esse caro vai fazer sucesso sim , a lifan está preparando o x80 a 3 anos já. Eu tive um 530 sedan excelente carro(detalhe comprei usado ano 14/15 e vendi pelo mesmo preço ) troquei em um x60 2018 não tenho nada a reclamar super econômico , carro completo manutenção barata,3 anos de garantia acabei de fazer revisão de 5000 mil só 265,00 (em goiania duas concessionárias)ou seja ,custo benefício excelente, qero sim fazer um teste drive no x80 e estando em condições comprarei um sim , espero que não passe dos 100mil. O brasileiro tem que deixar de ter preconceito com carros chineses , pois já são carros a nível nosso e são bem mais em conta . Desejo Sorte a todas marcas chinesas, sendo assim poderemos ter carros mais baratos no futuro

  3. Denilson Anjos disse:

    Olha se for tudo isso mesmo e vim no valor como estão divulgando de 100k não penso 2x em comprar um pois o custo benefício está ótimo!

  4. Marcio silva disse:

    Quem disse. Prova carro de auto custo tem retorno. Se vier eu compro as autras marcas tão metendo mão no boldo. Isso basil.

  5. Flávio Nascimento disse:

    Acredito que de forma geral o design agrada bastante o público.

    Acho que se vier no preço especulado para o BR na faixa dos R$ 100mil, poderá ser uma opção.

    Agora para a LIFAN decolar, deixo algumas sugestões:

    1) Versão diesel por volta de R$ 125mil.
    2) Plano de recompra (ação contínua de recomprar por um certo valor % da tabela fipe, por exemplo, carros usados da marca).
    3) Investimento no pós venda (ninguém que despende um valor desse, quer enfrentar dor de cabeça, isso significa agilidade, qualidade no serviço e valores justos de revisões e peças).

    Se a LIFAN não adotar as ações acima….será um “investimento” arriscado a virar mico na mão daqueles que se dispuserem a comprar um X80…….. (carro não é investimento, porém ninguém quer na hora de vender enfrentar depreciação indecorosa ou ficar “mofando” com o carro na mão por um longo tempo).

    No mais sorte a LIFAN, que venha logo o X80.

  6. Paulo Henrique disse:

    Se ficar entre 95k e 100k eu compro! Acompanho esse lançamento desde a apresentação em 2016. A Lifan no ReclameAqui é avaliada muito bem pela rapidez em solucionar os problemas dos cientes. Me animei por saber que virá com 206CV e não 180CV como alguns sites especializaram anunciaram.

  7. Edmundo Abreu da Silva Pinto disse:

    O SUV Lifan X80 2019 se vier numa faixa de preço entre R$ 95000,00 e R$105000,00 será uma boa opção com relação ao custo-beneficio.

  8. Alcemar disse:

    Alguma estimativa de valor?

    • Autos Giros disse:

      Oficialmente nada ainda, mas deve manter a política da marca de usar o preço para proporcionar o bom custo-benefício.

      • Anderson disse:

        Por aproximadamente 100k vai tomar muitos compradores de alemães, americanos, japoneses, coreanos e europeus.
        Eu mesmo trocaria tranquilamente minha HR-V por esse LIFAN X80.
        A China é o futuro. Tá na cara!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *