Mercedes-Benz amplia linha Classe E no Brasil com E 300 Cabriolet

A aparência do E 300 Cabriolet transparece elegância e uma sensação de liberdade

O E 300 Cabriolet é equipado com o motor turbo de quatro cilindros com dois litros e 245 cv

A Mercedes-Benz completa a família Classe E com o novo E 300 Cabriolet. O conversível de quatro lugares combina um design puro e atraente com conforto e tecnologia de ponta. Também inclui integração a smartphones e sistemas de assistência. O motor turbo de 245 cv, câmbio 9G-TRONIC com nove velocidades e o sistema de suspensão Agility Control garantem uma experiência de direção esportiva e confortável.

O Cabriolet é o quinto e mais novo membro da linha Classe E. Ele foi totalmente renovada no espaço de um ano. Com o teto flexível fechado, apresenta uma silhueta semelhante à do E 300 Cupê. Tem as mesmas proporções expressivas.

A aparência do E 300 Cabriolet transparece elegância e uma sensação de liberdade, especialmente quando o teto de tecido é abaixado. “A paixão por automóveis extraordinários, que compartilhamos com nossos clientes, se reflete no novo E 300 Cabriolet de maneira única”, afirma Holger Marquardt, diretor geral de Marketing e Vendas Automóveis América Latina e Caribe.

A dianteira com a grade diamante, a estrela localizada ao centro, faróis MULTIBEAM LED, lanternas traseiras capô saliente com protuberâncias e janelas laterais totalmente retráteis ressaltam o dinamismo do Cabriolet. O teto de tecido altamente tensionado com janela flui no sentido da traseira.

Os faróis MULTIBEAM LED são de alta resolução. Possuem 84 LEDs de alta performance. Eles são controlados individualmente e iluminam o caminho automaticamente, sem ofuscar outros usuários da via. O conjunto posterior ganhou grandes lanternas com tecnologia Stardust. A suspensão Agility Control, 15 milímetros mais baixa que a do Classe E sedan, e pneus com 19 polegadas de série enfatizam o caráter esportivo do E 300 Cabriolet.

E 300 Cabriolet com capota de tecido premium

A capota de tecido acústico totalmente automática é equipamento de série. Sua estrutura multicamadas com isolamento sofisticado reduz os ruídos do vento e do movimento.

Derivada do Classe S Cabriolet, a capota atende aos altos padrões de durabilidade e funcionalidade. Ela pode ser totalmente aberta e fechada em 20 segundos, com o automóvel andando a uma velocidade de até 50 km/h. Após a abertura, ela se dobra silenciosa e cuidadosamente e é guardada dentro de um compartimento no porta-malas. Uma cobertura retrátil separa a capota do espaço restante do porta-malas e a capacidade do bagageiro de 385 litros (310 litros com a capota aberta).

Interior sofisticado e esportivo

Detalhes em azul iate, em combinação com bege macchiato dão ao Cabriolet o visual exclusivo de um “barco de luxo”. Os itens opcionais de acabamento incluem couro refletor de calor em quatro cores e nove diferentes opções de pintura. A iluminação do interior utiliza a durável tecnologia LED. O mesmo se aplica à iluminação ambiente opcional com 64 cores. O carro conta com item especial: uma luminária traseira instalada no forro do teto da capota.

O condutor tem múltiplas opções para operar o painel de instrumentos, sistema multimídia e outras funções: controle por voz LINGUATRONIC, controles de toque no volante para atuação com arrasto dos dedos e, no console central, superfície de toque que ativa o Controller e reconhece escrita manuscrita. Também existem teclas de acesso direto que podem acionar, por exemplo, o ar-condicionado ou ativação e desativação de alguns dos sistemas de assistência ao motorista.

Destaques esportivos diferenciados incluem saídas de ar em Silvershadow, com formato inspirado em turbinas a jato. Os bancos dos quatro ocupantes trazem apoios laterais. Apresentam apoios de cabeça organicamente integrados e extensores automáticos para os cintos dianteiros.

Especialmente desenvolvido para conversíveis, o sistema de controle climático reage conforme a configuração do teto.

Maior e mais luxuoso

Comparado ao E 300 Cupê, o E 300 Cabriolet cresceu no comprimento, largura e distância entre eixos. O comprimento total é de 4.826 mm e largura 1.860 mm. O principal beneficiário da bitola mais larga, com 1.605 mm na frente (+67 mm) e 1.609 mm na traseira (+68 mm), é o dinamismo da condução. Os quatro assentos transmitem a sensação de bancos totalmente individuais.

Trem de força e suspensão ágil e confortável

O E 300 Cabriolet é equipado com o motor turbo de quatro cilindros com dois litros e 245 cv. Tem troque máximo de 370 Nm disponível de 1.300 a 4.000 rpm. É equipado de série com a transmissão automática 9G-TRONIC de nove velocidades. Além disso, o sistema DYNAMIC SELECT permite que o motorista influencie diversas regulagens, como a resposta do acelerador, função ECO start/stop e rotação das trocas de marchas da transmissão automática.

A suspensão AGILITY CONTROL é projetada para proporcionar um ágil prazer de condução. O sistema de amortecimento dependente da amplitude, 15 mm mais baixa do que a suspensão do Classe E sedan.

Carroceria leve e segurança ativa

As estruturas do assoalho e da carroceria na parte dianteira do Cabriolet são bastante rígidas. A maior parte dos componentes da estrutura da carroceria é feita de alumínio fundido e chapa de aço. Os para-lamas dianteiros, capô e tampa do porta-malas são de chapa de alumínio.

Em caso de acidente, a segurança estrutural da carroceria e o amplo conjunto de sistemas de retenção proporcionam alta proteção. Eles incluem:

• Tensores de cintos e limitadores de força em todos os bancos dianteiros e traseiros
• Tensor de cinto reversível PRE-SAFE nos bancos dianteiros
• Airbags dianteiros para o motorista e o passageiro
• Airbag de joelhos para o motorista
Airbags para tórax e pélvis para o motorista e passageiro da frente
• Airbags integrados à borda superior dos painéis das portas dianteiras para proteger a cabeça no caso de impactos laterais (airbags de cabeça)

O sistema de proteção contra capotagem foi desenvolvido especificamente para o E 300 Cabriolet. Ele consiste em duas cápsulas alojadas atrás dos bancos traseiros de forma não visível. Se uma capotagem for iminente, essas cápsulas são deflagradas e se estendem para criar um espaço de sobrevivência juntamente com as colunas A.

O Cabriolet oferece todos os itens já familiares da linha Classe E. O sistema Active Brake Assist, de série, pode alertar o motorista em caso de colisão. O sistema também pode detectar pedestres atravessando a zona de risco à frente do automóvel.

O modelo também inclui o Driving Assistance, que possui o Active Distance, Assist DISTRONIC e Active Steering Assist.

Especificações técnicas

E 300 Cabriolet 
Número de cilindros/configuração

4 / em linha

Cilindrada (cm³)

1.991

Potência (cv / rpm)

245 cv / 5.500

Torque (Nm / rpm)

370 (1.300 – 4.000)

0-100 km/h (s)

6,6

Velocidade máxima (km/h)

250*

O novo E 300 Cabriolet está disponível em toda a rede de concessionários, com preço sugerido de R$ 413.900.

Letícia Mota

Deixe uma resposta