Kia apresenta a sua visão para mobilidade do futuro

As exposições da Kia na CES 2018 sugeriu um futuro "além da condução autônoma". (Foto: Divulgação)

A Kia aposta em um futuro no qual as oportunidades de mobilidade e transporte serão ilimitadas

A Kia Motors mostrou sua visão de mobilidade futura na CES 2018, que aconteceu em Las Vegas (EUA). Sob seu novo lema “Sem limites para todos”, a Kia aposta em um futuro no qual as oportunidades de mobilidade e transporte serão ilimitadas. Para ampliar os horizontes com seus serviços de mobilidade, a marca sul-coreana também apresentou uma série de novas tecnologias como parte da nova estratégia ‘ACE’.

“‘Sem limites para todos’ é a visão de futuro da Kia. Nele, todos têm a oportunidade de aproveitar o valor infinito que a mobilidade irá trazer. Este é o manifesto da Kia. De acordo com seu papel como fornecedora de mobilidade em massa no futuro”, disse o Woong-chul Yang, vice-presidente e chefe do Centro de P&D da Kia.

“Hoje, os consumidores estão tomados pela ideia de que um carro é ‘apenas um veículo’. A Kia está empenhada em oferecer uma solução mais ampla para a mobilidade. ‘Sem limites para todos’ representa o futuro em que um veículo pode ser muito mais do que a simples soma de suas partes”, completou.

A estratégia ‘ACE’ da Kia é baseada em três elementos principais. Autônomo,  Kia planeja comercializar tecnologia de condução autônoma de Nível 4, com testes de veículos autônomos de “Cidade Inteligente” a partir de 2021. Conectado, até 2025, a Kia adotará tecnologias de automóveis conectados em todos os segmentos de veículos. Além disso, pretende tornar cada modelo um carro conectado até 2030.  Eco / Elétrico, a Kia apresentou novos veículos com avançado powertrain até 2025, incluindo uma variedade de novos híbridos.

Na CES 2018, a Kia apresentou uma série de exposições interativas que combinam tecnologias existentes e futuras. O objetivo é demonstrar como os veículos podem ser otimizados com novas formas de avançadas conectividades à medida que se tornam mais autônomos.

Futuro “além da condução autônoma”

As exposições da Kia na CES 2018 sugeriu um futuro “além da condução autônoma”. Os visitantes interagiram com as tecnologias de controle autônomo da companhia através de um simulador VR, ao mesmo tempo que experimentaram um simulador que demonstrava como os carros podem se conectar com outros veículos e com o ambiente urbano.

A empresa planeja operar uma frota de testes em larga escala para tecnologia autônoma em estradas públicas a partir de 2019, preparando o caminho para a produção comercial. A Kia pretende comercializar veículos autônomos de Nível 4 em “cidades inteligentes” a partir de 2021.

“Os carros conectados da Kia oferecerão um novo tipo de experiência de mobilidade. A realidade virtual, os carros autodirigidos e a conectividade completa já foram considerados tecnologias de futuro distante. À medida que rapidamente se tornam realidade, a Kia está trabalhando para adaptá-las aos seus clientes”, disse Yang.

16 veículos eletrificados

A Kia continuará a expandir sua gama de carros pró meio ambiente nos próximos anos. A marca planeja oferecer um total de 16 veículos eletrificados até 2025. Isto incluirá movido a célula de combustível elétrica (FCEV) em 2020.

“Até 2025, oferecemos um total de 16 veículos com avançado powertrain, com cinco novos híbridos e híbridos plug-in, cinco novos de baterias EV e um novo FCEV de mercado de massa. Devido ao lançamento em 2020, este FCEV liderará os esforços da Kia para alcançar um futuro para a mobilidade de emissão zero”, afirmou Yang.

Como parte desta estratégia, a Kia exibiu o Niro EV Conceito na CES 2018. Combinando o design elegante de um SUV compacto moderno com um powertrain elétrico de alta eficiência, o veículo representa o próximo passo da marca rumo à eletrificação.

Criado pelo estúdio de design da Kia na Coreia, o Niro EV Conceito é um SUV compacto totalmente elétrico. Seu corpo aerodinamicamente eficiente permite que o ar passe ao redor e embaixo do veículo com facilidade. A grelha tradicional, que não é mais necessária para o resfriamento do motor, é substituída por um painel de exibição interativo.

O conceito se inspira no atual Kia Niro, com uma silhueta compacta, corpo elevado e uma ampla coluna C. O aspecto traseiro possui bordas limpas e afiadas, permitindo que o ar flua mais facilmente na parte de trás do carro.

Segurança dos pedestres

Com um powertrain elétrico silencioso e a expectativa de que o carro possa ser conduzido com frequência em cidades e estradas urbanas. O Niro EV Conceito possui novas tecnologias para aumentar a segurança dos pedestres.

O novo Sistema Ativo de Aviso de Pedestre (APWS) possui uma combinação de câmeras de visão frontal. Se o sistema detecta a passagem de pedestres ou ciclistas na frente do carro, os alto-falantes tocam um alerta direcionado a essa pessoa. O APWS é acompanhado pelo novo sistema de iluminação interativa do Niro EV Conceito. Ele oferece aos usuários e pedestres uma comunicação visual altamente intuitiva com o veículo.

No interior, a cabine foi projetada com uma aparência minimalista e digital. Com um design envolvente para motorista e passageiros, o layout horizontal do painel apresenta superfícies largas e lisas. O efeito é uma sensação de espaço e tranquilidade na cabine.

O Niro EV Conceito é alimentado por uma nova geração de powertrain de veículos elétricos. Ele utiliza novas tecnologias de produção destinadas a futuros EVs da Kia. A energia é fornecida por uma bateria de polímero de lítio de alta capacidade de 64 kWh.

Vitor Pereira 

Deixe uma resposta