A forte demanda por utilitários no mercado europeu

Embora os mercados mundiais, em especial os da União Europeia, sinalizam ser simpatizantes de veículos compactos, mais ágeis e funcionais no trânsito das grandes cidades, parece que muitos consumidores europeus ainda querem manter a preferência por modelos mais robustos. Exemplos dessa tendência são o Peugeot Expert e o Citroën Jumpy, bem como o Peugeot Traveler e o Citroën Spacetourer, veículos produzidos na França desde maio de 2016 e que deverão ganhar maior impulso na sua fabricação até maio deste ano.

O Groupe PSA decidiu criar uma quarta equipe de produção e recrutar cerca de 600 colaboradores em sua fábrica de Hordain, na França. A ação se deve à forte demanda por esses quatro utilitários leves. Por ocasião do anúncio, Patrice Le Guyader, diretor da Divisão de Manufatura do Norte da França, declarou que a performance alcançada por esses veículos na Europa motivou a marca a ajustar e a apoiar a dinâmica comercial envolvida neste segmento. “Esta é uma ótima notícia para todos, e a recompensa pelo trabalho em equipe rigoroso, ininterrupto e altamente orientado ao cliente que tem sido demonstrado na fábrica”, ressaltou.

Para formar esta nova equipe, a unidade industrial de Hordain recrutará colaboradores para a maior parte dos cargos de manufatura, incluindo trabalhadores de produção, operadores de empilhadeira, técnicos de manutenção, especialistas em automação e supervisores de sistemas de produção. A maioria das posições é temporária, de até 18 meses.

Além da quarta equipe, a fábrica também confirmou seu turno noturno, que havia sido criado por um período provisório de seis meses no final de setembro de 2016 para apoiar a linha de montagem de novos modelos no local. O turno noturno havia sido inicialmente prolongado por um ano em março de 2017.

O sucesso comercial dos veículos do Grupo contribui para o dinamismo sustentado do negócio de utilitários da PSA, cujas ambições são consolidar sua atual liderança na Europa e triplicar as vendas fora desta região até 2021. Esses veículos fazem parte da Core Model Strategy, lançada em 2016 juntamente com o plano Push to Pass, e que foi impulsionada pelo lançamento de veículos globais projetados para atender às expectativas dos clientes.

Fora da Europa, o Peugeot Expert e o Citroën Jumpy também são produzidos na América Latina desde outubro do ano passado, e deverão ser fabricados também na Rússia a partir do primeiro trimestre de 2018.


Rosangela Groff é jornalista e atua há mais de 10 anos na área automotiva. É editora do caderno Carros & Motos do jornal Correio do Povo, um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul, com mais de 120 anos de existência. Também edita conteúdo impresso e on-line no segmento de autopeças para entidades do setor.

A coluna Auto Performance é veiculada todas as quartas-feiras e aborda os mais diversos temas do setor, desde as estratégias de mercado das marcas até as novas tecnologias que equipam os veículos.

Leia mais

Auto Performance | Citroën C4 Cactus, inspirado pe... Um utilitário com pacote tecnológico que permitirá ao motorista ser o centro de novas experiências, ligadas à essência de cada um. Com essa proposta, a Citroën apresenta o C4 Cactus, equipado com o motor THP (Turbo High Pressure) 16V Flex de 173 cv e câmbio automático sequencial de 6 marchas (EAT6)....
O invocado F-Type SVR com 575 cavalos de potência Com um novo pacote de design, que dá ao superesportivo uma aparência ainda mais invocada, o F-Type SVR será revelado pela primeira vez ao mundo pela Jaguar durante o Salão de Genebra, na Suíça, que começou ontem e vai até o dia 18 de março. Os compradores do modelo poderão personalizar o veículo com...
Frenagem de emergência, um recurso distante da rea... O sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB - Autonomous Emergency Braking) está na lista das tecnologias automotivas que são essenciais na redução de acidentes e mortes no trânsito, uma vez que o comportamento humano ainda é o principal fator da ocorrência de colisões e, muitas vezes, a reaçã...
DS 7 Crossback foi concebido para uma clientela co... A ainda nova marca francesa DS, nascida em Paris, e oficialmente criada em 2014, tem uma ambição: permitir que o automóvel francês volte ao topo dos mercados. A DS afirma perpetuar os valores de inovação e de distinção herdados do DS de 1955. Concebida para uma clientela à procura de expressão pesso...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *