Goodyear e Sandia Labs celebram 25 anos de cooperação técnica inovando em design de pneus

Goodyear e Sandia Labs celebram 25 anos de cooperação técnica inovando em design de pneus

A cooperação entre duas organizações totalmente diferentes resultou em prêmios para pneus de passeio

A cooperação entre duas organizações diferentes completou 25 anos, com resultados que incluem prêmios para pneus de passeio. Além disso, descobertas baseadas em dados científicos e avanços tecnológicos em design 3D e simulação.

O Laboratório Nacional Sandia, instituição de alta tecnologia mantida pelo Departamento Nacional de Segurança da Energia Nuclear dos Estados Unidos, e a Goodyear trabalharam juntos para desenvolver um software de engenharia mecânica que é usado no desenvolvimento de pneus de alta qualidade.

“Alguém poderia perguntar o que os sistemas de defesa nacional têm a ver com engenharia de pneus”, comenta Susan Seestrom, diretora do departamento de pesquisa do Sandia. “Pneus são sistemas complexos e representam um dos maiores desafios para a mecânica computacional. E isso é algo que conhecemos bem no Sandia”, completa.

Essa cooperação tem permitido ao Sandia aprimorar suas ferramentas de software. E também aperfeiçoar competências para aplicação em suas missões e, ao mesmo tempo, tem ajudado a resolver desafios relacionados ao design de pneus da Goodyear.

“A modelagem e a simulação do desempenho dos pneus são muito complexas, ainda mais sob condições diversas de temperatura, pressão e uso”, afirma Chris Helsel, diretor de tecnologia da Goodyear. “Nosso trabalho computacional junto com o Sandia é uma enorme vantagem competitiva para a Goodyear.”

A Goodyear reconhece que, por conta da colaboração com o Sandia, tem reduzido o tempo de desenvolvimento de novos produtos, aprimorado processos de fabricação e poupado custos operacionais e técnicos. Isso se traduz em vantagens competitivas em um setor de atividade bem complexo.

Cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento

Sandia e Goodyear assinaram um acordo de Cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento em 1993. Na época, a transferência de tecnologia dos laboratórios nacionais estava no auge.

“A transferência de tecnologia foi uma grande oportunidade para o laboratório”, comenta Mary Monson, gerente sênior de alianças tecnológicas do Sandia. “Além disso, a Goodyear se interessou por nosso software avançado de engenharia mecânica.”

Uma das primeiras realizações da parceria foi um pneu para todos os tipos de clima. Foi um grande sucesso comercial da Goodyear, um pneu de alto desempenho que atendeu às demandas dos condutores e vencedor de vários prêmios de design.

Um vasto conjunto de tecnologias de laboratório tem sido fundamental no acordo entre Sandia e Goodyear. Isto inclui incluindo mecânica computacional, geometria e malhas sofisticadas. Além de simulação e verificação por computador, dinâmica de pneus e estrutural.

O trabalho com a Goodyear ajudou o Sandia a valorizar os modelos computacionais nas fases iniciais de desenvolvimento de produtos. “Demonstramos que a modelagem e a simulação contribuem para o desenvolvimento de produtos melhores em menos tempo”, comenta Ted Blacker, gerente de ciências de simulação e modelagem do Sandia.

“Nossas ferramentas computacionais eram usadas originalmente para compreender por que algo não funcionava e como corrigi-lo. Agora usamos a modelagem nas fases iniciais dos projetos a fim de reduzir tempo e custos em testes”, ressalta.

Vitor Pereira

Deixe uma resposta