Venda de 215 ônibus leva a Scania à vice-liderança do segmento

As vendas para o novo nicho levaram a Scania, no acumulado de janeiro a novembro, à vice-liderança da categoria dos rodoviários

Com 215 unidades vendidas do K 440 8×2 entre os meses  de novembro de 2016 e novembro de 2017, a Scania se destaca no novo segmento de ônibus rodoviários. Do total, 93 unidades foram para o Grupo JCA. Além disso a Auto Viação Progresso, de Pernambuco, adquiriu 15 veículos. O restante foi comprado por clientes pequenos e médios, em negócios espalhados por todo o país. Este mercado permite utilizar nos modelos de chassis quatro eixos (tração 8×2), carrocerias de dois andares (DD) e 15 metros de comprimento.

A solução 8×2 de 15 metros também vem puxando uma tendência. A logística de transporte e a nova regulamentação das linhas interestaduais estão levando os empresários rodoviários a escolher modelos mais rentáveis. Estão migrando da tração 6×2 para a 4×2 (de 14m e 50 lugares) e da 6×2 para o próprio 8×2.

Novo segmento para ônibus

O novo segmento foi criado após entrar em vigência a lei 13.281. A nova legislação alterou pontos importantes do Código de Trânsito Brasileiro. Entre eles, a permissão para a fabricação de ônibus rodoviários de até 15 metros, com tração 8×2. Até então o tamanho máximo permitido do ônibus era de 14 metros.

Foi um pedido das operadoras de transporte rodoviário de passageiros para viabilizar o cumprimento das novas exigências para o serviço. Entre elas, a obrigatoriedade da instalação de plataforma elevatória para cadeiras de rodas (postergada para julho de 2018) e do aumento de lugares para gratuidades (de 3 para 7).

Neste cenário, este importante um metro a mais recupera o espaço reservado para a plataforma elevatória. Há também a possibilidade da adição de um andar superior. Graças aos quatro eixos da versão 8×2, que pode comportar uma carroceria Double Decker (DD).

Por estar preparada para este novo momento a Scania obteve sucesso nos últimos 12 meses e alcançou a vice-liderança do segmento.

Ser referência para os clientes traz a vice-liderança

“Este produto criou um novo nicho de mercado no qual o cliente precisa de um ônibus mais confortável e seguro para seu passageiro. Ele ao mesmo tempo é rentável e econômico, para manter a competitividade e a saúde financeira da operação. Seja atuando em médias e longas distâncias em linhas rodoviárias ou para o turismo”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil. “Em razão disso, o Scania K 440 8×2 DD se tornou referência para os clientes. Ele oferece a maior capacidade técnica para levar mais carga, e combina potência e torque com o menor custo por quilômetro rodado.”. O resultado disso é a vice-liderança conquistada pela marca sueca.

Segundo Munhoz, alguns clientes estão usando a dimensão maior no primeiro andar para tornar o ambiente ainda mais atrativo. Eles configuram o veículo com poltronas mais confortáveis, mesas e aparelhos multimídia. “Em qualquer situação de aproveitamento do maior espaço do 15 metros, o investimento tem gerado um retorno positivo do passageiro após a viagem. O que torna a solução 8×2 rodoviária de 15m ainda mais eficiente, e expande seu potencial.”

Maior venda de rodoviários 15 metros para o Grupo JCA

O Grupo JCA adquiriu o maior lote de ônibus de 15 metros rodoviários que levaram a Scania à vice-liderança. Foram 93 unidades do K 440 8×2 DD. A divisão da compra ficou da seguinte forma: Viação Cometa com 31 unidades, a Auto Viação 1001 recebeu 22 modelos e, por fim, a Auto Viação Catarinense levou 40 veículos.

“Estamos orgulhosos, pois o Grupo JCA escolheu os chassis Scania para atuar no novo segmento, de ônibus rodoviários de 15 metros. Ter a confiança de uma empresa deste porte comprova que a nossa solução oferece uma operação mais rentável”, diz Munhoz. “Em um momento de grandes transformações no transporte rodoviário, com novas regulamentações, a opção pela Scania nos motiva a buscar cada vez mais economia de combustível, disponibilidade e menor custo por km rodado.”

Além dos 93 K 440 8X2, o Grupo JCA comprou também 92 unidades do Scania K 360 4×2, de 50 lugares. Esta configuração leva mais passageiros, e todas irão para a Auto Viação 1001. Portanto, no total foram 185 chassis faturados para o Grupo JCA, e para dois segmentos.

Primeiro comprador foi via Suvesa

Jean Carlos Santos dos Reis, da Gian Carlo Tur (RS), foi o comprador do primeiro rodoviário 15 metros do mercado brasileiro. Em novembro de 2016 ele escolheu o chassi Scania K 440 8×2 e a carroceria Paradiso 1800 DD, da Marcopolo. Configurou o veículo com 52 lugares, sendo 40 poltronas no andar de cima e 12 no primeiro andar. Todos leito master. No primeiro andar, para o conforto dos passageiros, há mesas de jogos e mais espaço. A concessionária responsável pela venda foi a Casa Suvesa (RS). A empresa Gian Carlo Tur, de quatro anos, atua no fretamento e no turismo eventual, de compras ou de luxo.

Solução 8×2 rodoviária de 15 metros

O chassi Scania K 440 8×2, já reconhecido no mercado pela economia de combustível e robustez. Ele é o novo topo de linha da marca no Brasil. O veículo conta com motor 13 litros, 440 cv de potência e torque de 2.300 Nm.

Os modelos Scania K 440 8×2 DD são equipados com câmbio Opticruise de quarta geração (conforto, durabilidade e economia de combustível), maior estabilidade do conjunto (controle eletrônico de estabilidade ESP), suspensões dianteira e traseira pneumáticas, sistema antitombamento – que oferece ainda mais segurança, painel colorido com display de 6.5″, Driver Support (“instrutor” em tempo real avaliando a performance do condutor), posição das bolsas de ar da suspensão no módulo dianteiro (mais conforto e sem ruídos), freios EBS, ABS, válvula de segurança de freio de estacionamento e o sistema hidráulico Scania Retarder, auxílio extra na hora da frenagem. Outras vantagens são propiciar mais espaço no salão do piso inferior (mais comodidade para os passageiros), sistema de gestão mais inteligente dos dados do veículo (Serviços Conectados).

Ele conta também com  o pacote de opcionais conta com o ADAS. Ele garante uma frenagem inteligente. Ou seja quando o ônibus chegar na distância limite programada de um veículo à frente, ele avisa o motorista. Ele também o alerta caso o veículo saia das faixas laterais da rodovia, para evitar acidentes e invasão de pistas.

As vendas para o novo nicho levaram a Scania, no acumulado de janeiro a novembro, à vice-liderança da categoria dos rodoviários. A fabricante cresceu 85,1% em relação a 2016 (411 unidades vs 222), enquanto o mercado subiu 23,1%. A participação subiu de 15,9% para 24% (maior aumento dentre os concorrentes).

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