Autos Giros com o Hyundai Creta Pulse Plus 1.6

Hyundai Creta Pulse Plus 2018. Foto: Autos Giros

Conforto, visual elegante e esportivo e a eficiente resposta do motor estão entre as qualidades da versão Pulse Plus do SUV lançado em 2016. Merecem destaque também os itens de tecnologia da versão

Daniel Jacques

Pouco antes de fechar 2016 na quarta posição do mercado nacional, a Hyundai Motor Brasil já estava dando um passo importante para continuar crescendo no país. No início de dezembro do ano passado, a marca sul-coreana trouxe para o Brasil seu SUV Creta. O modelo acabou sendo o grande destaque da marca neste ano, ganhando posteriormente a versão Sport e também a 1.6 Pulse Plus, que o Autos Giros testou e traz agora todos os detalhes.

Principal lançamento da montadora desde o HB20, em 2012, o Creta surpreende não apenas pelo visual robusto e esportivo, mas também pelo conforto e pelo pacote tecnológico diferenciado, que ganha o consumidor exatamente nos detalhes. O modelo testado trazia a cor Verde Forest, que ficou muito bonito em contraste com os detalhes em preto, prata e cromado.

A parte cromada, aliás, é um dos destaques do visual externo. Ela começa na dianteira, com a borda da grade frontal hexagonal. Vale destacar que o capô traz vincos que dão “musculatura” ao carro, e o conjunto óptico dianteiro conta com faróis com sensor crepuscular e de neblina.

Na lateral, a linha de cintura passa um pouco acima das maçanetas, reforçando o perfil elegante do modelo. Além disso, ele conta com rodas de 17 polegadas em preto brilhante, retrovisores externos na cor da carroceria com luzes indicadoras de direção. Outro detalhe interessante é o acabamento em preto fosco nas molduras das portas e coluna B (entre as portas).

Na traseira, uma faixa cromada acima da placa, além do escapamento com a ponta cromada destacam a elegância do Hyundai Creta. Completando o perfil, o teto traz barras longitudinais em prata e a antena shark.

Creta Pulse Plus traz qualidades a mais no interior sofisticado

Se o exterior chama a atenção de quem passa, o interior mostra que o SUV sul-coreano é bem mais que “um rostinho bonito”. Pra começar, o volante multifuncional em tecido com detalhes cromados garante uma pegada segura e confortável. A direção é elétrica progressiva, e os bancos, também de tecido, trazem uma textura elegante. Além disso, tanto o banco do motorista quanto o volante contam com ajustes de altura e profundidade. A segurança do motorista e do carona ainda é ampliada pelo airbag frontal duplo.

Uma das grandes qualidades do Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 é a preocupação que a marca teve nos pequenos detalhes que acabam fazendo a diferença. E isto começa com a central multimídia blueNav, que traz poucos botões e é de fácil operação. Ela traz rádio, bluetooth, vídeo e áudio via USB e áudio via bluetooth.

Internamente, as portas também têm detalhes cromados. A do motorista, como sempre, traz os controle dos quatro vidros – todos com sistema one touch -, travas das portas e janelas, além dos controles dos retrovisores. Na parte traseira, destaque para o amplo espaço para as pernas. Tanto é que os bancos traseiros contam com cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça, ambos para três passageiros. O SUV ainda traz sistema isofix para fixação de cadeirinhas infantis e diversos porta-objetos.

O vidro traseiro também conta com limpador e desembaçador, e o ar-condicionado digital tem ótima resposta mesmo em rápidas trocas de temperatura. No quesito utilidades, o Hyundai Creta Pulse Plus 2018 traz duas tomadas de doze volts, uma porta USB e uma auxiliar no console central. Uma discreta iluminação azul abaixo do console central ajuda o passageiro a encontrar a tomada certa com facilidade. O porta-malas possui 431 litros, que podem ainda ser ampliados para 1.425 litros com o aumento da sua profundidade e o rebatimento dos bancos.

Tecnologias de segurança e motorização eficiente

No quesito tecnologia, o que primeiro chama a atenção é a câmera de ré. Ela apresenta tanto linhas estáticas quanto dinâmicas (que “entortam” seguindo o ângulo da direção). Isto torna as manobras ainda mais fáceis do que nos modelos que trazem uma ou outra opção (o que sem dúvida já ajuda bastante).

Outro detalhe interessante é que, tanto ao usar a câmera de ré quanto ao receber informações do GPS (seja o integrado ou o Waze, via pareamento de smartphone), o som do carro diminui sozinho, voltando ao normal quando a informação termina ou o condutor tira a marcha a ré.

O Hyundai Creta Pulse Plus 2018 conta também com controle de estabilidade (ESP), controle de tração (TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS), assistente de partida em rampa (HAC) e sensor de estacionamento traseiro e freios com ABS e EBD. Outro detalhe interessante é o sistema start-stop, que desliga o motor quando o carro está parado, mesmo em cruzamentos ou semáforos. Basta o motorista tirar o pé do freio para que ele volte a funcionar normalmente.

O Hyundai Creta Pulse Plus 2018 é equipado com motor 1.6 de 123 cavalos de potência e 16,5 kgfm de torque, quando abastecido com gasolina. Com etanol, os números mudam para 130 cv e 16 kgfm, respectivamente. O câmbio automático de seis marchas traz opção de trocas na manopla.

Um SUV sedutor, com requinte e conforto diferenciados

O Hyundai Creta Pulse Plus é um carro que seduz em todos os sentidos. Belo por fora, ele se destaca também pelo conforto e pela praticidade no interior. Detalhes como o sistema start-stop, a câmera de ré integrada ao sistema de som, one touch de todas as janelas à mão do motorista aumentam a tranquilidade, tanto de quem dirige quanto dos passageiros.

Outro detalhe importante é que ele conta com imobilizador do motor. Além de suave ao dirigir, isto o torna bastante silencioso. O único momento em que se nota o barulho do motor é em acelerações com forte aumento dos giros, mas nada que atrapalhe a experiência.

O motor 1.6, aliás, mostrou ótimas respostas, Tanto que em alguns momentos ele parece ser o 2.0 da versão top. Ele garante força e sutileza tanto nas ultrapassagens quanto nos momentos de velocidade estável. Da mesma forma, ele não se intimida nas acelerações.

O consumo foi diferente do anunciado pela marca. Na cidade, abastecido com gasolina, com bastante trânsito e ar-condicionado ligado o tempo todo, ficou em 7,1 km/l. Na estrada, porém, mesmo com subida de serra, a média ficou em 12,6 km/l. Na média geral,  o consumo não foi tão baixo na cidade (já que as condições de tráfego foram bastante desfavoráveis), e na estrada, bastante satisfatórias.

Um “plus a mais” na linha do SUV sul-coreano

A versão Pulse Plus foi lançada depois das demais para “completar” a gama. Ela se posiciona como o topo entre as versões 1.6, abaixo apenas da top de toda a linha, que traz motorização 2.0. O preço de R$ 89.000 e todas as suas qualidades a colocam como uma boa concorrente no segmento que inclui o japonês HR-V e as versões iniciais do brasileiro Renegade.

A sua configuração – tanto de motorização, tecnologia, design e conforto –  sem dúvida resultou em um carro bastante interessante, leve de dirigir e, como foi dito, que conquista pelos detalhes.


Ficha técnica Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 2018


Motor (combustível): 1.6

Potência: 130 cv @ 6.000 rpm (etanol)
123 cv @ 6.000 rpm (gasolina)

Torque: 16,5 kgfm @ 4.500 rpm (etanol)
16 kgfm @ 4.500 rpm (gasolina)

Tração: Dianteira

Transmissão: Transmissão automática de 6 marchas

Dimensões: Comprimento (mm): 5.270
Largura (mm): 1.780
Altura (mm): 1.635
Altura livre do solo (mm): 190
Entre-eixos (mm): 2.590

Direção: Assistência elétrica

Suspensão: Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo de torção

Freios: Dianteiro: Discos ventilados com ABS e EBD
Traseiro: Tambor com ABS e EBD

Pneus: 215 / 60 R17

Rodas: Roda de liga leve de 17 polegadas

Velocidade máxima (km/h): 172

Aceleração 0 a 100 km/h: 12s

Porta-malas: 431 litros

Tanque: 55 litros

Preços: A partir deR$ 89.990

Leia mais

Hyundai Creta Prestige passa a contar com garantia... Neste primeiro momento, a garantia só é válida para o Creta Prestige, mas a Hyundai avalia sua extensão para as outras versões A partir desta quinta-feira, (01), o SUV compacto Hyundai Creta, na sua versão mais equipada, a Prestige, passa a contar com o conceito de “Garantia Premium”. Ele agrega ...
Autos Giros com o Lifan X60 Talent 2018 Visual renovado, bom acabamento e custo-benefício são alguns dos diferenciais do Lifan X60 2018 na briga dos SUVs Daniel Jacques* Carro chefe da Lifan no mercado brasileiro, o SUV compacto XC60 é o veículo chinês mais vendido do país desde 2014. Disponível em duas versões, Talent (transmissão manu...
Autos Giros com o Chevrolet Equinox 2018 Mais novo lançamento da marca da gravatinha dourada no Brasil, a SUV Equinox 2018 surpreende pelo amplo pacote tecnológico, alto nível de conforto e sofisticação Daniel Jacques Para a Chevrolet 2018 foi um ano de renovações importantes e mais atenção com modelos que, até então, faziam com competên...
Autos Giros com o Nissan Kicks SL 2018 Confira a avaliação completa do novo Nissan Kicks SL 2018, o primeiro "made in Brazil" Daniel Jacques O Nissan Kicks é o primeiro carro avaliado pelo Autos Giros por dois anos consecutivos. Quando lançado, em 2016, o SUV era produzido no México especialmente para o mercado brasileiro. Desde o iníc...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *