Volvo Cars anuncia venda de veículos autônomos para o Uber

Volvo Cars

Fabricante sueca Volvo fornecerá utilitário esportivo XC90 à plataforma entre 2019 e 2021

A Volvo Cars assinou um acordo com o Uber, empresa norte-americana de compartilhamento de viagens. A marca sueca fornecerá milhares de veículos compatíveis com a tecnologia de condução autônoma, entre 2019 e 2021.

Modelo comercializado é o SUV XC90. Ele foi desenvolvido sobre a plataforma modular da marca (SPA, Scalable Platform Architecture), uma das mais avançadas do mundo. É usada também em outros veículos da série 90, além do Novo XC60.

O acordo não-exclusivo valoriza a parceria estratégica entre a Volvo Cars e o Uber, anunciada em agosto de 2016. Ele sinaliza um novo capítulo na convergência das fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia do Vale do Silício.

“A indústria automotiva está sendo redefinida pela tecnologia e a Volvo Cars escolheu ser uma parte ativa dessa disrupção. Nosso objetivo é ser o fornecedor de veículos com direção autônoma para provedores globais de serviços de compartilhamento de viagens. Este acordo com o Uber é um exemplo primordial dessa estratégia”, disse Håkan Samuelsson, CEO mundial.

Volvo Cars tem previsão de lançamento para 2021

Os engenheiros da Volvo Cars trabalharam em estreita colaboração com seus pares do Uber para desenvolver o utilitário esportivo XC90. Esse veículo incorpora todas as tecnologias de segurança e núcleo autônomo de condução necessárias para que o Uber incorpore à sua própria tecnologia de condução autônoma.

“Estamos entusiasmados para expandir nossa parceria com a Volvo. Este novo acordo nos coloca no caminho para a produção em massa de veículos autônomos”, afirma Jeff Miller, chefe de Alianças Automotivas do Uber.

Ao mesmo tempo em que atende ao Uber com carros compatíveis com direção autônoma, a fabricante sueca usará o mesmo veículo como base no desenvolvimento de sua própria estratégia independente de carros autônomos, prevista para o lançamento de seu primeiro veículo totalmente dotado dessa tecnologia, em 2021.

Tyane Leal

Leia mais

Autos Giros | Briga pela liderança A Ford apresentou na última semana a linha 2019 do seu carro mais vendido no Brasil, o compacto Ka. Lançado em 1996, o compacto passou por um longo processo de consolidação, três gerações e mais de 20 anos de mercado. Consolidado na segunda posição do mercado nacional, o Ford Ka vive, atualmente,...
Anfavea registra queda nas vendas, mas aumento na ... Até abril foram exportadas 232,2 mil autoveículos em 2017. Isto significa um aumento de 64,2% frente as 141,4 mil de 2016 A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), divulgou na sexta-feira (5), o balanço de vendas, produção e exportação em abril e no acumulado do ano...
Especial: O futuro não é mais como era antigamente... Pesquisa da PwC aponta que evolução da mobilidade nos próximos anos será mudança mais rápida e profunda do que se esperava. Impacto trará grandes transformações ao setor automotivo global e à sociedade contemporânea como um todo Daniel Jacques O mundo automotivo está passando por um momento d...
Fernando Calmon | Aposta otimista As vendas de veículos no mercado brasileiro foram maiores do que todas as previsões feitas ao longo de 2018. Os dados revelados pelo Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), logo no primeiro dia útil do ano, indicam isso. No entanto, os percentuais de crescimento de um ano contra o outr...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *