Em um ano, muita água debaixo da ponte

À exceção das motos, a reação no setor automotivo chegou a todos os segmentos. Os últimos dados da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave) sinalizam isso. No acumulado até novembro foram licenciados 2,92 milhões de veículos, 1,38% a mais do que em mesmo período do ano passado.  Os grandes destaques foram os automóveis  (+10,92%), ônibus (+6,12%) e implementos rodoviários (+5,61%).

Em um ano, muita água passou pela ponte. Especificamente, no segmento de carros, entre as top 3, a GM consolidou ainda mais a liderança e a Volkswagen, voltou a ocupar a segunda posição, ultrapassando a Hyundai e a Fiat. A Hyundai, a terceira do ranking, viu a Ford ficar cada vez mais colada no retrovisor.

No pelotão intermediário, a Ford vem ganhando mercado e posição no ranking, à medida que acontece o contrário com a Fiat. Os italianos perderam duas posições nas vendas – eram o terceiro no ano passado e passaram para a quinta posição, em 2017. A participação de mercado caiu de 11,35% para 9,38%.

A Renault vem encostando na Toyota. Dois modelos estão entre os 25 mais bem vendidos, o Sandero e o Logan. Em 2016, com um mercado menor, eram 3: Sandero, Duster e Logan.

Na ponta de trás, a Jeep e Nissan vem fazendo bons esforços e se aproximando do pelotão intermediário. Tanto é que a distância caiu no comparativo entre as duas e a Honda, a oitava colocada do ranking.

Entre os comerciais leves, a Fiat manteve a liderança folgada, com participação de 37,63% de mercado; em segundo vem a GM, com 17,56%, ocupando a posição que, em 2016, era da Volkswagen, a atual terceira colocada, com 14,30% de share.

Leia mais

Confira a retrospectiva automotiva 2017 do Autos G... O ano de 2017 está acabando e o Autos Giros não poderia deixar de lembrar os destaques dos últimos 12 meses no setor automotivo. Apesar do mercado retraído, tentando se recuperar, o ano foi cheio de novidades, tanto em novos lançamentos como em renovações importantes de modelos já existentes. Ent...
Usado perdeu espaço para novo em 2017 Por Vandré Kramer vandre.kramer@uol.com.br Continuando com a sequência das retrospectivas de 2017, vamos aproveitar para falar esta semana do setor de usados, que continuou mantendo um bom desempenho, mas foi ofuscado pelo resultado das vendas de veículos novos. Dados da Federação Nacional de Dist...
Ranking dos mais vendidos: a ascensão da Jeep e o ... Por Cecília França O ano de 2017 marca a sedimentação da Jeep no mercado nacional. Depois da ascensão com o Renegade, a montadora se firmou de vez com a chegada do irmão maior, o Compass, que ocupa a 11ª posição entre os veículos mais vendidos (autos e comerciais leves) até o momento*. Já foram emp...
Crise faz envelhecer a frota e retrai gastos com r... Por Vandré Kramer vandre.kramer@uol.com.br Um dos efeitos da mais grave crise econômica brasileira sobre o segmento automotivo foi o rápido envelhecimento da frota de veículos. Dados obtidos pelo Sindipeças junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mostram que, em 2012, a idade média d...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *