F-E: Abt vence corrida 2 em Hong Kong, mas é desclassificado. Rosenqvist herda vitória

F-E: Abt vence corrida 2 em Hong Kong, mas é desclassificado. Rosenqvist herda vitória. Foto: Mahindra/Twitter

Alemão da equipe Audi ganhou, mas não levou. Daniel Abt foi punido após a prova por erros em seu carro na inspeção técnica. Sueco Felix Rosenqvist herdeu o triunfo

Era para ser o presente de aniversário perfeito para Daniel Abt. O alemão da equipe Audi venceu a corrida 2 da rodada dupla do ePrix de Hong Kong, etapa de abertura da temporada 2017/2018 da Fórmula E, neste domingo (03). Porém, um erro da equipe de Abt tirou dele o que seria o primeiro triunfo na carreira dele. Daniel Abt completou 25 anos de idade neste domingo. Com isso, o sueco Felix Rosenqvist, segundo colocado, herdou a vitória.

A punição para Abt foi decretada mais de três horas depois do término da prova. Os comissários constataram um código de barras inválido no inversor e no motor de recuperação de energia. Isso significa que o material que estava no carro do alemão não correspondia ao que foi apresentado na inspeção da FIA antes da corrida. A equipe entrou com recurso contra a punição.

A exclusão de Abt da prova mexeu também no pódio. O suíço Edoardo Mortara subiu de terceiro para segundo lugar e o neozelandês Mitch Evans avançou para terceiro, conquistando o primeiro pódio da história da Jaguar na categoria dos carros elétricos.

Resumo da vitória herdada de Rosenqvist

A segunda prova da etapa asiática da F-E foi surpreendente. O pole Felix Rosenqvist rodou no começo da corrida e chegou a cair para 11º. Mortara liderou quase até o final quando, a duas voltas da bandeirada, rodou também. Abt aproveitou-se do erro do piloto da Venturi e faturou a vitória.

Rosenqvist recuperou-se durante a corrida e chegou em segundo, com Mortara em terceiro. Contudo, com a desclassificação de Abt, o sueco da Mahindra foi declarado o vencedor da corrida 2 da etapa asiática.

Com a punição de Daniel Abt, a liderança do campeonato voltou para Sam Bird, da Virgin.

Desempenho apagado dos brasileiros

Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi não tiveram um bom domingo. O filho do tricampeão de F-1 Nelson Piquet teve problemas em seu carro da Jaguar e finalizou em 12º lugar. Segundo o piloto, seu carro apagou do nada quando ele ocupava a oitava colocação.

“A prova não teve nenhum safety car. Foi uma corrida bem constante. Todo mundo está num ritmo bem mais forte esse ano. Então, se não largar bem e não estiver entre os cinco, seis primeiros, é muito difícil vir de trás e recuperar”, comentou Nelsinho logo após a prova.

Já Lucas di Grassi teve um fim de semana para esquecer. Depois de ter se enroscado com Sébastien Buemi na corrida 1 no sábado e ter finalizado em 18º, o atual campeão terminou em 14º neste domingo, fora da zona de pontuação. Di Grassi sai de Hong Kong sem nenhum ponto.

A próxima etapa da F-E será nas ruas de Marrakesh, no Marrocos, no dia 13 de janeiro.

Classificação ePrix de Hong Kong – Corrida 2

1) Felix Rosenqvist (Mahindra) – 45 voltas
2) Edoardo Mortara (Venturi) – a 7s031
3) Mitch Evans (Jaguar) – a 10s619
4) Jean-Éric Vergne (Renault) – a 12s593
5) Sam Bird (DS Virgin) – a 12s879
6) Oliver Turvey (NextEV NIO) – a 14s199
7) Maro Engel (Venturi) – a 15s676
8) Nicolas Prost (Renault) – a 18s905
9) Alex Lynn (DS Virgin) – a 19s025
10) Sébastien Buemi (Renault) – a 22s139
11) António Félix da Costa (Andretti) – 23s359
12) Nelson Piquet Jr. (Jaguar) – a 27s904
13) André Lotterer (Renault) – a 28s591
14) Lucas di Grassi (Audi) – a 39s137
15) Jerome d’Ambrosio (Penske) – a 55s189
16) Nick Heidfeld (Mahindra) – a 1 volta
17) Kamui Kobayashi (Andretti) – a 1 volta
18) Neel Jani (Penske) – a 1 volta
19) Luca Filippi (NextEV NIO) – Não completou
20) Daniel Abt (Audi) – Desclassificado

Leticia Senna

Deixe uma resposta