F-E: Abt vence corrida 2 em Hong Kong, mas é desclassificado. Rosenqvist herda vitória

F-E: Abt vence corrida 2 em Hong Kong, mas é desclassificado. Rosenqvist herda vitória. Foto: Mahindra/Twitter

Alemão da equipe Audi ganhou, mas não levou. Daniel Abt foi punido após a prova por erros em seu carro na inspeção técnica. Sueco Felix Rosenqvist herdeu o triunfo

Era para ser o presente de aniversário perfeito para Daniel Abt. O alemão da equipe Audi venceu a corrida 2 da rodada dupla do ePrix de Hong Kong, etapa de abertura da temporada 2017/2018 da Fórmula E, neste domingo (03). Porém, um erro da equipe de Abt tirou dele o que seria o primeiro triunfo na carreira dele. Daniel Abt completou 25 anos de idade neste domingo. Com isso, o sueco Felix Rosenqvist, segundo colocado, herdou a vitória.

A punição para Abt foi decretada mais de três horas depois do término da prova. Os comissários constataram um código de barras inválido no inversor e no motor de recuperação de energia. Isso significa que o material que estava no carro do alemão não correspondia ao que foi apresentado na inspeção da FIA antes da corrida. A equipe entrou com recurso contra a punição.

A exclusão de Abt da prova mexeu também no pódio. O suíço Edoardo Mortara subiu de terceiro para segundo lugar e o neozelandês Mitch Evans avançou para terceiro, conquistando o primeiro pódio da história da Jaguar na categoria dos carros elétricos.

Resumo da vitória herdada de Rosenqvist

A segunda prova da etapa asiática da F-E foi surpreendente. O pole Felix Rosenqvist rodou no começo da corrida e chegou a cair para 11º. Mortara liderou quase até o final quando, a duas voltas da bandeirada, rodou também. Abt aproveitou-se do erro do piloto da Venturi e faturou a vitória.

Rosenqvist recuperou-se durante a corrida e chegou em segundo, com Mortara em terceiro. Contudo, com a desclassificação de Abt, o sueco da Mahindra foi declarado o vencedor da corrida 2 da etapa asiática.

Com a punição de Daniel Abt, a liderança do campeonato voltou para Sam Bird, da Virgin.

Desempenho apagado dos brasileiros

Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi não tiveram um bom domingo. O filho do tricampeão de F-1 Nelson Piquet teve problemas em seu carro da Jaguar e finalizou em 12º lugar. Segundo o piloto, seu carro apagou do nada quando ele ocupava a oitava colocação.

“A prova não teve nenhum safety car. Foi uma corrida bem constante. Todo mundo está num ritmo bem mais forte esse ano. Então, se não largar bem e não estiver entre os cinco, seis primeiros, é muito difícil vir de trás e recuperar”, comentou Nelsinho logo após a prova.

Já Lucas di Grassi teve um fim de semana para esquecer. Depois de ter se enroscado com Sébastien Buemi na corrida 1 no sábado e ter finalizado em 18º, o atual campeão terminou em 14º neste domingo, fora da zona de pontuação. Di Grassi sai de Hong Kong sem nenhum ponto.

A próxima etapa da F-E será nas ruas de Marrakesh, no Marrocos, no dia 13 de janeiro.

Classificação ePrix de Hong Kong – Corrida 2

1) Felix Rosenqvist (Mahindra) – 45 voltas
2) Edoardo Mortara (Venturi) – a 7s031
3) Mitch Evans (Jaguar) – a 10s619
4) Jean-Éric Vergne (Renault) – a 12s593
5) Sam Bird (DS Virgin) – a 12s879
6) Oliver Turvey (NextEV NIO) – a 14s199
7) Maro Engel (Venturi) – a 15s676
8) Nicolas Prost (Renault) – a 18s905
9) Alex Lynn (DS Virgin) – a 19s025
10) Sébastien Buemi (Renault) – a 22s139
11) António Félix da Costa (Andretti) – 23s359
12) Nelson Piquet Jr. (Jaguar) – a 27s904
13) André Lotterer (Renault) – a 28s591
14) Lucas di Grassi (Audi) – a 39s137
15) Jerome d’Ambrosio (Penske) – a 55s189
16) Nick Heidfeld (Mahindra) – a 1 volta
17) Kamui Kobayashi (Andretti) – a 1 volta
18) Neel Jani (Penske) – a 1 volta
19) Luca Filippi (NextEV NIO) – Não completou
20) Daniel Abt (Audi) – Desclassificado

Leticia Senna

Leia mais

Abt conquista primeira vitória no eP da Cidade do ... Daniel Abt vence eP da Cidade do México neste sábado (03) após azar do pole Felix Rosenqvist. Alemão da Audi faturou primeira vitória na carreira na Fórmula E. Lucas di Grassi conquista primeiros pontos na temporada O alemão Daniel Abt finalmente conquistou sua almejada primeira vitória na Fórmul...
F-E: Sam Bird supera punição e vence em Hong Kong ... Britânico Sam Bird ultrapassou pole Vergne, foi punido por erro no pit-stop, mas mesmo assim, venceu em Hong Kong. Brasileiro Nelsinho Piquet finalizou em 4º O britânico Sam Bird fez uma grande prova e venceu a corrida 1 da etapa de Hong Kong, abertura da temporada 2017/2018 da Fórmula E, neste s...
Bird domina fim de semana do ePrix de Nova York Piloto Sam Bird venceu as duas corridas da rodada dupla de Nova York da Fórmula E Após conquistar a primeira prova do ePrix de Nova York (EUA), o britânico Sam Bird venceu a segunda bateria da penúltima etapa da temporada 2016/2017 da Fórmula E neste domingo (16). O sueco Felix Rosenqvist foi o s...
Rosenqvist é pole do ePrix da Cidade do México Sueco da Mahindra, Felix Rosenqvist foi o mais rápido na pista do Autódromo Hermanos Rodríguez e larga na frente no ePrix da Cidade do México neste sábado (03) O sueco Felix Rosenqvist vai largar na pole position do ePrix da Cidade do México. O piloto da Mahindra cravou 1min01s645 neste sábado (0...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *