Com rallycross no Velo Città, Mitsubishi Cup encerra temporada 2017

Com rallycross no Velo Città, Mitsubishi Cup encerra temporada 2017. Foto: Marcelo Machado/Mitsubishi

Duplas disputaram a sétima e última etapa e definiram o campeonato no Autódromo Velo Città em Mogi Guaçu (SP). Novidades para 2018 já foram anunciadas

Os termômetros passaram dos 30°C no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), mas o que esquentou mesmo foi a disputa pelo campeonato 2017 do ralycross pela Mitsubishi Cup. A prova de cross-country também foi emocionante.

As cinco categorias chegaram sem definições à sétima e última etapa do ano. As duplas precisaram acelerar para garantir um bom resultado. Após percorrer duas especiais de cross-country de 32km cada, os competidores ainda encararam o rallycross – prova que mescla terra e asfalto na pista do Velo Città com carros lado a lado.

“O rallycross foi a cereja do bolo do campeonato”, comenta André Miranda, piloto campeão da temporada na categoria L200 Triton Sport RS.

As disputas empolgaram o público presente, que pôde ver bem de perto os carros de rali na pista e acompanhar a definição da temporada.

“As categorias vieram bem apertadas até o final. O rallycross foi bem rápido, bacana de assistir”, ressalta Du Sachs, diretor técnico da Mitsubishi Cup. “Estou no rali há mais de 20 anos, participei da primeira Mit Cup. Encerro 2017 contente e com sensação de missão cumprida”, conclui.

Além da final da Mitsubishi Cup, o Velo Città recebeu outros quatro eventos neste sábado (25): os ralis Mitsubishi Motorsports e Mitsubishi Outdoor, o track day Lancer Day, e a prova de regularidade no asfalto Fun Day. Mais de 2 mil pessoas participaram da grande festa do automobilismo.

Campeões no Velo Città

Dividida em cinco categorias – L200 Triton Sport RS, L200 Triton ER, L200 Triton ER Master, ASX RS e Pajero TR4 ER – a Mitsubishi Cup encerrou sua 18ª temporada na pista do Autódromo Velo Città.

Na categoria L200 Triton Sport RS, a vitória na 7ª etapa foi de Rodrigo Meinberg e Luis Felipe Eckel. Mas quem levou o título da temporada foi a dupla André Miranda e Alison Pedroso. “Tricampeões consecutivos”, celebra Miranda. Ele venceu 2015 e 2016 na categoria Pajero TR4 ER. Este ano foi na L200 Triton Sport RS.

Albano dos Santos Parente Jr. e Breno Almeida Resende foram os mais rápidos da categoria L200 Triton ER Master na prova de Mogi Guaçu. “Tivemos surpresas etapa a etapa, com prova de 100km, noturna e rallycross. Em 2018 voltaremos pra tentar buscar o título”, promete Resende.

No entanto, os campeões da categoria L200 Triton ER Master foram Thiago Rizzo e Leonardo Magalhães. “Foi muito divertido e disputado! Nossa equipe ganhou como a melhor. Nosso carro completou todas as etapas e conquistamos o campeonato. Agora vamos trabalhar para manter o título ano que vem”, celebra Rizzo.

Já na categoria ASX RS, Vitor Muench e Jorge Adriano Peters levaram a melhor. “Foi uma etapa espetaculosa: espetacular com prazerosa! A Mitsubishi nos presenteou com uma prova desafiadora, inovadora”, diz Peters.

Na L200 Triton ER, Alessandro Tozoni e Gilze Araújo subiram ao lugar mais alto do pódio tanto na etapa como no campeonato. “Este é o resultado de um trabalho bem feito durante o ano inteiro. Foi muito legal, disputado. Não foi fácil! Mas eu gosto muito, nasci pra isso! É um sonho realizado”, festeja a navegadora Gilze.

Marcos Chueda e Luiz Afonso Poli encerraram a temporada com o primeiro lugar na categoria Pajero TR4 ER.

Pontuação diferenciada

A pontuação é diferente para pilotos e navegadores. Ivo Mayer foi o navegador campeão geral da temporada.

“Estou muito feliz! É uma pena que o Ricardinho [Feltre] não está comigo no pódio do campeonato, mas a rivalidade entre as duplas está apenas dentro prova. Fora daqui, todos somos amigos. E isso é o que vale, a amizade prevalece”, conta Mayer.

Novidades para 2018

A organização da Mitsubishi Cup anunciou as novidades para a 19ª temporada. E também divulgou um calendário preliminar. Com sete etapas, o ano de 2018 terá provas do tradicional rali cross-country de velocidade, além de rallycross, time attack e especial noturna. As cidades de Mogi Guaçu, Magda, Indaiatuba e Cordeirópolis, todas no Estado de São Paulo, estão confirmadas.

“Ouvimos a opinião das duplas e vamos repetir em 2018 as novidades que testamos neste ano e que deram certo. Rallycross, prova noturna e time attack esquentaram ainda mais as disputas pelo campeonato. Esse é nosso objetivo: fazer uma competição desafiadora e de alto nível técnico”, ressalta Fernando Julianelli, diretor de Marketing da Mitsubishi Motors.

A Mitsubishi Cup terá cinco categorias no grid: Triton Sport RS, Triton ER Master, Triton ER, ASX RS Master e ASX RS. Todos os veículos são vendidos e homologados para os principais campeonatos de rali do Brasil, inclusive o Rally dos Sertões.

Para 2019, as duplas podem esperar mais uma novidade: foi apresentada em primeira mão a L200 Triton Sport R, nova picape preparada para competição e homologada pela FIA.

Calendário provisório 2018

1ª etapa: 24 de março – Autódromo Velo Città – Mogi Guaçu (SP)
2ª etapa: 19 de maio – A definir
3ª etapa: 16 de junho – Magda (SP)
4ª etapa: 29 de setembro – Cordeirópolis (SP)
5ª e 6ª etapas: 20 de outubro – Indaiatuba (SP)
7ª etapa: 24 de novembro – Autódromo Velo Città – Mogi Guaçu (SP)

* Datas e locais sujeitos a alterações.

Leticia Senna

Leia mais

Etapa de rali cross-country da Mitsubishi Cup dese... Com provas de 50km em meio à cana-de-açúcar, etapa de rali cross-country de velocidade chega em Jaguariúna (SP) neste sábado, 13 de maio. A segunda etapa da temporada 2017 da Mitsubishi Cup chega em Jaguariúna, no interior de São Paulo. A prova de rali cross-country de velocidade será disputada n...
Primeira etapa da Mitsubishi Cup terá velocidade e... Rali cross-country de velocidade abre temporada 2018 na cidade de Mogi Guaçu (SP), com muita velocidade em  canavial e disputas acirradas em circuito que mistura terra e asfalto Vai começar a temporada 2018 da Mitsubishi Cup. O rali cross-country de velocidade mais tradicional do Brasil está de v...
Com lama e alta velocidade, segunda etapa da Mitsu... Duplas campeãs da segunda etapa da temporada 2017 da Mitsubishi Cup aprovaram circuito cheio de surpresas em Jaguariúna (SP). Pilotos e navegadores aceleraram seus Mitsubishi em Jaguariúna (SP), na segunda etapa da Mitsubishi Cup, o rali cross-country de velocidade mais tradicional do País. Na Fa...
Ponta Grossa (PR) recebe terceira etapa da tempora... Com quatro provas, rali de velocidade cross-country estreia novo formato da competição neste sábado (09) na cidade do interior paranaense Neste sábado (09), as duplas da Mitsubishi Cup desembarcam pela primeira vez em Ponta Grossa (PR) para a 3ª etapa da temporada 2018. Depois de duas provas no e...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *