Bottas passeia e fecha campeonato com vitória no GP de Abu Dhabi

Bottas passeia e fecha campeonato com vitória no GP de Abu Dhabi. Foto: Formula1.com

Em corrida morna, Valtteri Bottas vence GP de Abu Dhabi de ponta a ponta. Felipe Massa, o 10º, é cumprimentado por dupla da Mercedes após a prova em sua despedida

Após garantir a pole position para o GP de Abu Dhabi, Valtteri Bottas havia prometido que não repetiria o que fez em Interlagos, quando foi ultrapassado por Sebastian Vettel e perdeu a vitória no GP do Brasil. E, neste domingo (26), o finlandês cumpriu a promessa. O piloto do carro #77 da Mercedes ganhou a prova disputada no circuito de Yas Marina de ponta a ponta. Ele chegou a ser levemente ameaçado por Lewis Hamilton – o segundo colocado –, mas quando o tetracampeão se aproximava, Bottas respondia com volta rápida em cima de volta rápida. Vettel, da Ferrari, completou o pódio.

O triunfo em Abu Dhabi não foi suficiente para o finlandês chegar ao vice-campeonato. Mesmo com a vitória, o fato de Vettel ter chegado em terceiro deixou Bottas com a terceira colocação no Mundial de Pilotos. O alemão da Ferrari encerrou a temporada 2017 com 317 pontos contra 305 do competidor da Mercedes. Foi a terceira vitória de Bottas no campeonato – ele vencera na Rússia e na Áustria. Hamilton conquistou o tetra no México e teve 363 pontos na soma final.

Resumo do GP de Abu Dhabi

Num circuito com poucos pontos de ultrapassagem, o GP de Abu Dhabi foi uma corrida morna. As duas Mercedes fizeram uma prova à parte nas duas primeiras colocações. Sebastian Vettel, o terceiro, fez uma corrida solitária: mais de 15 segundos atrás das flechas de prata alemãs e mais de 20s à frente de Kimi Räikkönen, o quarto.

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, pouco ameaçou Räikkönen e finalizou a prova na quinta posição. Mesmo punido por ultrapassagem por fora da pista, Nico Hülkenberg foi o sexto.

Na disputa interna da Force India, o mexicano Sergio Pérez levou a melhor. Ele cruzou em sétimo com Esteban Ocon em oitavo. Atrás do francês, chegou Fernando Alonso, que travou boa briga com Felipe Massa, o 10º. O espanhol da McLaren largou atrás do brasileiro da Williams e conseguiu ultrapassá-lo nas estratégias de pit stop.

As únicas emoções da prova – se é que podem ser assim chamadas – foram a batalha por posição entre Romain Grosjean e Lance Stroll no início da corrida e os abandonos de Carlos Sainz e Daniel Ricciardo.

O canadense da Williams, após a primeira parada nos boxes, se perdeu na prova e finalizou em 18º e último. O caso de Sainz foi ainda mais dramático. O espanhol parou para troca de pneus. Os mecânicos da Renault não fixaram a roda dianteira esquerda do carro de Sainz, que cambaleou na saída dos boxes e acabou fora na reta. Já Ricciardo teve uma pane hidráulica em sua Red Bull e terminou 2017 de forma melancólica. Nas quatro últimas provas, o australiano teve três abandonos. Além das muitas punições por troca de elementos na unidade de potência.

Derradeira despedida de Massa

Felipe Massa foi homenageado ao final do GP de Abu Dhabi. Na chegada dos dois primeiros colocados, Bottas e Hamilton, o brasileiro estacionou sua Williams ao lado dos carros da Mercedes e foi cumprimentado tanto pelo finlandês – seu ex-colega de equipe – como pelo britânico. Além de ter comemorado com os “zerinhos” na pista.

Em sua última temporada como piloto de Fórmula 1, Massa conseguiu terminar o campeonato à frente de Stroll. Com o décimo posto neste domingo, o brasileiro somou 43 pontos contra 40 do jovem canadense.

Em entrevista após a última corrida da carreira, Felipe Massa se disse orgulhoso de tudo o que conquistou em seus quase 16 anos na F-1.

“Foi uma grande sensação. Posso dizer que estou muito orgulhoso de tudo o que consegui, de todos os 16 anos e de todas as incríveis corridas e das ótimas pessoas que conheci no paddock, correndo contra os melhores pilotos do mundo”, disse Massa. “Para ser honesto, tenho muita sorte de ter tido tudo isso na minha vida, então, graças à minha família e a Deus por todas essas oportunidades incríveis. A corrida foi boa. Eu estava lutando desde o início até o fim. Infelizmente, perdemos a posição após o pitstop, mas estou realmente feliz no geral”, completou.

A temporada 2018 da F-1 começa no dia 25 de março com o GP da Austrália.

Classificação final – GP de Abu Dhabi

Bottas passeia e fecha campeonato com vitória no GP de Abu Dhabi. Foto: Reprodução/F1

Leticia Senna

Leia mais

Bottas bate Hamilton e sai na pole em Abu Dhabi. M... Em dia dominado pela Mercedes, Valtteri Bottas supera Lewis Hamilton e larga na frente do grid no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) Valtteri Bottas superou o companheiro de Mercedes Lewis Hamilton, neste sábado (25), e vai largar da pole position no GP de Abu Dhabi de...
Ferraris batem na largada, Hamilton vence GP de Si... Vettel, Räikkönen e Verstappen se estranham na largada e abandonam. Hamilton aproveita confusão, vence GP de Singapura e dispara na liderança do Mundial de Fórmula 1 Sorte de campeão ou incompetência do principal adversário? Largando em quinto neste domingo (17), Lewis Hamilton disse que esperava...
Hamilton passeia em Silverstone e fica um ponto at... Britânico da Mercedes passeia em Silverstone neste domingo (16). Foi a quinta vitória dele no tradicional circuito. Lewis Hamilton soma 176 pontos contra 177 de Sebastian Vettel Como se dizia há alguns anos, Lewis Hamilton fez barba, cabelo e bigode no GP da Inglaterra de Fórmula 1 neste domingo ...
Ricciardo vence corrida maluca no Azerbaijão Australiano ganha corrida maluca nas ruas de Baku. Vettel e Hamilton declaram guerra pelo campeonato Leticia Senna Aconteceu de tudo no GP do Azerbaijão, disputado nas ruas da capital Baku neste domingo (25). Bandeira amarela com safety car, bandeira vermelha, "briga de trânsito" entre os líderes ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *