Bruno Senna é campeão mundial de Endurance

Bruno Senna é campeão mundial de Endurance. Foto: MS2/Divulgação

Título da divisão LMP2 para Bruno Senna e equipe veio no Bahrein com a quarta vitória da temporada 2017

Vinte e seis anos e quinze e dias depois da conquista do tri de Ayrton Senna na Fórmula 1, a família voltou a alcançar um título mundial. A honra coube ao sobrinho Bruno que, neste sábado (18), se sagrou campeão da série LMP2. É a mais numerosa e competitiva das quatro categorias do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). O triunfo chegou graças a uma dramática e suada vitória nas 6 Horas do Bahrein, nona e última etapa da temporada.

Depois de se revezarem na ponta em boa parte da prova com os únicos rivais em condições de derrotá-los no campeonato, Bruno e seus companheiros da Rebellion Racing, os franceses Julien Canal e Nicolas Prost, ganharam pela quarta vez em 2017.

Como se imaginava, o epílogo entre os protótipos da LMP2 foi recheado de emoções. Na batalha final, o forte trio da Jackie Chan DC Racing (integrado pelo chinês Ho-Pin Tung, o britânico Oliver Jarvis e o francês Thomas Laurent) dependia somente das próprias forças para chegar ao título. No entanto, apenas a vitória os levaria a descontar a desvantagem de quatro pontos em relação ao time de Senna. E eles em vários momentos estiveram à frente, ameaçando o sonho do brasileiro e seus parceiros. O trio de Bruno largou em segundo. Logo atrás dos poles André Negrão, Nicolas Lapierre e Gustavo Menezes.

Para aumentar ainda mais a carga emocional, uma pane na direção quase derrubou Senna.

“Foi muito louco. Perdi o power steering e o carro ficou extremamente pesado de dirigir. Precisei resetar o volante para ver se ele voltava a funcionar direito. Deu certo. Foi muito tenso, mas felizmente incrível. Estou sem palavras. Foram quatro vitórias nas últimas cinco corridas. Mal dá para acreditar”, comemorou Bruno. Ele foi recebido no pit lane por Canal e Prost após chegar 10 segundos antes de Jarvis.

Prost, ausente da corrida em Nürburgring por conflito de datas com a Fórmula E nos EUA, não pôde festejar o título. Mas seu trabalho foi exaltado por Bruno.

“Ele (Prost) perdeu uma prova. Mas, de resto, fez tudo o que pôde para nos ajudar”, agradeceu.

Bruno Senna é o segundo brasileiro campeão de Endurance

Bruno é o segundo brasileiro a vencer no Mundial de Endurance. O primeiro foi Raul Boesel, pela Jaguar, em 1987. E o final de semana no circuito de Sakhir foi particularmente iluminado para os nomes mais ilustres da história do automobilismo brasileiro.

Na véspera, Pietro Fiittipaldi – neto de Emerson – assegurou a conquista da World Series. Enquanto neste domingo (19), Nelsinho Piquet subiu ao pódio da LMP2 com o 3º lugar ao lado de Mathias Beche e David Heinemeier Hansson.

Foi a recompensa por um campeonato marcado pela incrível recuperação da tripulação do Oreca 07-Gibson da Rebellion Racing. Os três chegaram a ficar 46 pontos atrás do carro #38 da equipe do astro chinês de filmes de ação Jackie Chan. O time de Chan abriu grande frente na classificação por conta da vitória e da pontuação dobrada nas 24 Horas de Le Mans. A reação veio a partir da segunda metade do ano. Ali Bruno, Canal e Prost ganharam no México, no Japão e na China. Isso antes de fecharem o calendário com chave de ouro no Bahrein.

Leticia Senna

Leia mais

Bruno Senna prevê 24 Horas de Le Mans caótica Trio do brasileiro cumpre meta, bate russos e larga atrás apenas das Toyota neste sábado (16) A meta foi cumprida. Bruno Senna e seus companheiros, o alemão Andre Lotterer e o suíço Neel Jani, vão largar atrás apenas das Toyota oficiais de fábrica no grid da edição 2018 das 24 Horas de Le Mans, s...
Ford GT vive corrida de extremos na etapa de abert... Enquanto o carro #66 venceu as 6 Horas de Spa, o carro #67 da equipe Ford Ganassi Racing Team, que tinha o brasileiro Tony Kanaan no trio, abandonou após acidente de Harry Tincknell na Eau Rouge O Ford GT venceu no fim de semana as 6 Horas de Spa, na Bélgica, pela corrida de estreia da supertempora...
Nelsinho Piquet larga em quinto na categoria LMP2 ... Brasileiro está pronto para os desafios da prova de Endurance mais importante do mundo. Nelsinho compete na categoria LMP2 Nelsinho Piquet disputa pela terceira vez neste sábado (17) a mais tradicional prova de Endurance do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Pela equipe Rebellion Racing, o brasileiro...
Rebellion é desclassificada das 6 horas de Spa e B... Carro #1 da equipe Rebellion teve um desgaste da placa do assoalho além do permitido pelo regulamento do WEC. Assim, o trio formado por Bruno Senna, André Lotterer e Neel Jani perdeu o terceiro lugar O protótipo #1 da Rebellion foi desclassificado das 6 Horas de Spa, etapa de abertura da supertem...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *