Turismo: Raphael Reis se aproveita da chuva para vencer

Turismo: Raphael Reis se aproveita da chuva para vencer. Foto: Fernanda Freixosa/Vicar

Em final eletrizante, Reis conquista sua primeira vitória no Brasileiro de Turismo. Segundo e terceiro, Gabriel Robe e Gaetano di Mauro cruzam linha de chegada a 27 milésimos um do outro

Não se pode negar que a chuva sempre traz um tempero especial às corridas. E foi com pista molhada, na manhã deste domingo (19) em Goiânia (GO), que a prova final da sétima e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de Turismo foi uma das melhores do ano. Disputas do início ao fim, várias ultrapassagens, e dois carros cruzando a linha de chegada a centímetros um do outro. A vitória ficou com Raphael Reis, sua primeira na categoria. Ele soube se aproveitar do melhor momento para ultrapassar o líder Gabriel Robe, que largara em primeiro.

“A equipe fez um trabalho muito bom, porque o carro estava excelente na pista molhada. Consegui a ultrapassagem ainda na parte inicial da corrida, usando o push, já que eu havia guardado alguns da corrida de sábado. Consegui aproveitar deste benefício”, explicou. “Dali em diante foi só olhar para frente e seguir para a vitória”, concluiu o piloto da W2 Racing, que subiu da sexta para a terceira posição na tabela, com 117 pontos. Reis é um dos poucos que ainda alimentam chances matemáticas para a etapa final em Interlagos.

Na segunda posição ficou Gabriel Robe, líder do campeonato agora com 154 pontos. Nas voltas finais, o gaúcho da Motortech ensaiou alguma pressão sobre Reis, enquanto Gaetano di Mauro também se aproximava. Na última volta, passou a ser pressionado pelo adversário. Na linha de chegada, Robe cruzou centímetros à frente de Di Mauro: no cronômetro, apenas 27 milésimos de segundo.

“Gosto muito de correr na chuva, porque é sempre muito disputado. Larguei na ponta e acabei perdendo a liderança, mas depois fui buscando o Reis, que ia num ritmo bem forte. No finalzinho, o Gaetano chegou e ficou uma briga de três pilotos pela vitória. Eu queria atacar, mas ao mesmo tempo tinha de me defender. Foi uma corrida muito emocionante e também muito importante para o campeonato”, disse o gaúcho de Pelotas, que alimenta 34 pontos de vantagem. Serão 40 em jogo na etapa final que acontece em Interlagos no dia 10 dezembro.

“É uma vantagem boa, mas a etapa final acaba sendo uma loucura, pois os pilotos com menos chances partem para o tudo ou nada enquanto eu tenho de ser mais conservador. Chegar com esta vantagem é ótimo, mas o título só vai ser decidido na bandeirada final”, afirmou Robe.

Gaetano di Mauro, terceiro na prova e vice-líder da competição, teve uma prova de início complicado. E também enfrentou mais percalços no decorrer da disputa. O principal problema: a visibilidade.

“Com todos os problemas que eu tive, foi muito bom. Tive que fazer uma parada ainda antes da largada. Sair atrás me proporcionou uma boa recuperação. Contudo, eu estava sem o limpador de para-brisas, então eu não tinha visibilidade nenhuma quando estava colado em outro carro. O importante foi salvar estes pontos para o campeonato, o que estava bem difícil. Agora vamos com tudo para Interlagos tentar o título”, contou o piloto. Gustavo Frigotto e Pietro Rimbano fecharam os cinco primeiros que subiram ao pódio na manhã goiana.

Robe soma 154 pontos contra 120 de Di Mauro. Reis, com 117, e Frigotto, com 115, são os únicos pilotos que ainda podem sonhar com o título da temporada 2017. Interlagos recebe a grande decisão, com pontuação dobrada, no dia 10 de dezembro.

Resultado Corrida 2 – Campeonato Brasileiro de Turismo

1. 77 Raphael Reis (W2 Racing) – 21 voltas
2. 35 Gabriel Robe (Motortech) – a 0s980
3. 11 Gaetano di Mauro (W2 Racing) – a 1s007
4. 86 Gustavo Frigotto (RKL Competições) – a 7s267
5. 17 Pietro Rimbano (RKL Competições) – a 16s959
6. 117 Gustavo Myasava (MRF Motorsport) – a 20s226
7. 7 Giulio Borlenghi (Full Time Academy) – a 27s547
8. 777 Pedro Saderi (MRF Motorsport) – a 36s948
9. 23 Marco Cozzi (RS Motorsport) – a 37s182
10. 177 Luca Milani (C2 Team) – a 37s648
11. 78 Lucas Peres (L3 Motorsports) – a 44s772
12. 13 Raphael Campos (Nascar Motorsport) – a 1min30s965
13. 45 Giuseppe Vecci (RS Motorsport) – a 1min36s958
14. 84 Fernando Croce (C.A. Competições) – a 1min37s050
15. 46 Tuca Antoniazzi (Motorsport) – a 1 volta
16. 19 Mateus Muniz (Motortech) – a 4 voltas
17. 1 Lukas Moraes (Nascar Motorsport) – a 5 voltas

Não completaram (75% da distância de prova)
18. 120 Vitor Baptista (Full Time Academy) – a 16 voltas
19. 33 Guto Matiazzi (L3 Motorsports) – a 16 voltas

Melhor volta: Gaetano di Mauro – 1min41s337

Campeonato (Top 10)

1. Gabriel Robe – 154 pontos
2. Gaetano di Mauro – 120
3. Raphael Reis – 117
4. Gustavo Frigotto – 115
5. Pietro Rimbano – 112
6. Luca Milani – 109
7. Marco Cozzi – 92
8. Gustavo Myasava – 92
9. Edson Coelho – 47
10. Mateus Muniz – 42

Leticia Senna

Leia mais

Aniversariante Marco Cozzi vence Corrida 1 do Bras... Piloto, aniversariante neste sábado (22), completou 36 anos e comemorou vitória em grande estilo Não há presente melhor para um piloto do que ganhar uma corrida no dia do seu aniversário. Completando 36 anos neste sábado (22), o aniversariante Marco Cozzi largou em segundo, ultrapassou o pole Rapha...
Marco Cozzi vence de novo e domina rodada dupla em... Marco Cozzi ganhou as duas provas no Circuito dos Cristais e entra na briga pelo título do Campeonato Brasileiro de Turismo Marco Cozzi mostrou que seu carro estava realmente rápido e dominou a rodada dupla do Campeonato Brasileiro de Turismo. A prova foi realizada no Circuito dos Cristais, em Cu...
Gabriel Robe chega em quinto e conquista o Brasile... Gaetano di Mauro venceu a etapa de Interlagos (SP) e terminou com o vice-campeonato. Gaúcho Gabriel Robe leva o caneco pela primeira vez Gabriel Robe soube administrar muito bem os 34 pontos de vantagem na classificação sobre o vice-líder, Gaetano di Mauro. Com um quinto lugar na última etapa rea...
Di Mauro confirma favoritismo e faz a pole em Inte... Piloto dominou todos os treinos com a pista seca e confirmou favoritismo na pista paulista. Gaetano Di Mauro vai dividir a primeira fila com o líder do campeonato e principal adversário na briga pelo título, Gabriel Robe Gaetano di Mauro confirmou o favoritismo após dominar os treinos do Campeona...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *