Oficial: Matheus Leist assina com a Foyt e será o primeiro piloto gaúcho na Indy

Oficial: Matheus Leist assina com a Foyt e será o primeiro piloto gaúcho na Indy. Foto: Divulgação

Aos 19 anos, garoto de Novo Hamburgo vai guiar para a equipe Foyt na temporada 2018 da Fórmula Indy, ao lado do baiano Tony Kanaan. Ele será o primeiro piloto gaúcho na categoria

Agora é oficial: o gaúcho Matheus Leist será o piloto mais jovem no grid na temporada 2018 da Fórmula Indy. Campeão da F-3 Inglesa em 2016 e quarto colocado na Indy Lights em sua temporada de estreia (2017), Leist foi anunciado oficialmente pela equipe Foyt nesta quinta-feira (16). O piloto gaúcho será companheiro de Tony Kanaan na escuderia de propriedade do lendário tetracampeão das 500 Milhas de Indianápolis, AJ Foyt . Os dois formarão o “Time Brasil” na principal categoria de monopostos do automobilismo norte-americano.

Este é um momento especial na minha carreira. Estou muito feliz pela maneira que as coisas vem acontecendo para mim. É difícil acreditar que estarei pilotando na equipe de AJ Foyt, uma lenda do automobilismo. Ter o Tony ao meu lado também será uma ótima experiência. Ele é um ídolo para mim desde criança. Nós somos dois pilotos de gerações diferentes, mas não posso esperar para estar com ele na pista e aprender o máximo com ele na Indy”, disse Leist, que vai guiar o carro Chevrolet ABC Supply número 4.

Piloto gaúcho adaptou-se rapidamente às pistas ovais

O garoto de Novo Hamburgo chamou a atenção em 2017 por ter se adaptado rapidamente às pistas ovais. Leist venceu as 100 Milhas de Indianápolis, principal prova da Indy Lights, categoria de acesso à F-Indy. Mais tarde, ele também triunfou no oval curto de Iowa.

Além de ter vencido em Indianápolis com direito à pole, Leist ganhou no misto de Road America também após ter largado na posição de honra do grid. Nos testes das equipes da F-Indy no meio do ano em Elkhart Lake, o gaúcho foi destaque.

Quem tomou a decisão de contratar Leist e assim formar uma inédita dupla de pilotos brasileiros foi o próprio A.J. Foyt, que admitiu estar bem ansioso para o início da próxima temporada.

“Eu queria um começo diferente para 2018. Acho que a combinação de um piloto experiente como o Tony e a vontade de um piloto jovem como Matt (Matheus Leist, apelido que AJ deu ao seu mais novo piloto) com certeza irá funcionar”, declarou Foyt. “Eu assisti suas corridas na Indy Lights, ano passado, e ele venceu em Indianápolis. Tem muito a aprender, mas vai evoluir muito rápido e creio que será muito bom na Indy”, apostou o novo chefão de Leist.

Tony Kanaan também falou sobre o novo colega de time. “Estou muito feliz em tê-lo como companheiro na Foyt. Ele tem muito talento e um futuro brilhante. Estou ansioso em trabalhar junto a ele e ajudar a Foyt a subir de nível”, destacou o campeão de 2004 da Indy, que entrará em sua 21ª temporada na categoria.

Leist e Kanaan devem fazer seu primeiro teste com o novo carro no dia 10 de janeiro em Sebring. A F-Indy inicia a temporada 2018 com o GP de São Petersburgo, na Flórida (EUA) no dia 11 de março.

Leticia Senna

Deixe uma resposta