Robert Kubica será piloto da Williams em 2018

Robert Kubica será piloto da Williams em 2018. Foto: Divulgação

Piloto Robert Kubica deve ser anunciado na equipe inglesa no final deste mês após testes em Abu Dhabi, segundo imprensa

O polonês Robert Kubica será piloto da Williams na temporada 2018 da Fórmula 1. Com a aposentadoria de Felipe Massa da categoria, a equipe tinha opções de substitutos. Eram o alemão Pascal Wehrlein, o russo Daniil Kvyat e o escocês Paul di Resta.

Mas, segundo os blogs Sinal Verde e Voando Baixo, do site Globo Esporte, e o portal Grande Prêmio, o polonês de 32 anos foi o escolhido pela equipe inglesa. Kubica está afastado da F-1 desde 2011, quando sofreu um acidente num rali na Itália e teve sérias lesões no braço direito.

Ainda de acordo com os sites, o contrato entre piloto e escuderia teria sido assinado dois dias após o GP do México. A Williams ainda não fez o anúncio oficial da contratação. Isso deve acontecer após os testes marcados para três dias depois do GP de Abu Dhabi, no dia 26.

Fatores decisivos aproximaram Robert Kubica da Williams

Segundo os blogs do Globo Esporte, duas coisas foram cruciais na decisão do time inglês contratar Kubica. Primeiro, é a questão financeira. O polonês levará 8 milhões de euros (cerca de R$ 32 milhões) para a equipe em patrocínios. Segundo, foi a atuação de Nico Rosberg, campeão da F-1 em 2016, e um dos empresários do piloto. O alemão ajudou a convencer os dirigentes da Williams.

Robert Kubica testou os carros da equipe inglesa, a portas fechadas, em Silverstone e Hungaroring em outubro. Antes, ele havia feito testes com carros de temporadas passadas da Renault. O time da montadora francesa não quis apostar no polonês.

Ele será avaliado fisicamente pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) durante os testes do final deste mês. Além disso, a Williams dará a Kubica um volante adaptado às suas limitações do braço direito. A maioria dos comandos de acionamento de embreagem e câmbio passarão para o lado esquerdo da peça.

Leticia Senna

Deixe uma resposta