Vettel vence GP do Brasil e Hamilton brilha após largar em último

Vettel vence GP do Brasil e Hamilton brilha após largar em último. Foto: Formula1.com

Alemão da Ferrari faz grande ultrapassagem sobre Bottas e ganha GP do Brasil. Hamilton sai do último para o quarto lugar. Massa chega em sétimo e tem segunda despedida em Interlagos

Leticia Senna

Foi o dia dos tetracampeões em Interlagos neste domingo (12). O alemão Sebastian Vettel venceu o GP do Brasil de Fórmula 1. Mas o recentemente coroado tetracampeão Lewis Hamilton deu show em corrida de recuperação após largar dos boxes. O piloto do carro #5 da Ferrari fez belíssima ultrapassagem no pole Valtteri Bottas na largada e ganhou a prova com justiça. Já o britânico da Mercedes – apesar de ter se beneficiado com a entrada do Safety Car depois de confusão generalizada entre vários carros no meio do grid – não tomou conhecimento dos adversários à sua frente e começou a escalada para finalizar em quarto.

Bottas teve de contentar-se com o segundo lugar. Kimi Räikkönen, companheiro de Ferrari de Vettel, completou o pódio. Além do quarto posto de Hamilton, Max Verstappen chegou em quinto, seguido pelo colega de Red Bull, Daniel Ricciardo.

Massa dá o toque de emoção ao GP do Brasil

O brasileiro Felipe Massa merece um capítulo à parte na crônica do GP do Brasil de 2017. O piloto da Williams fez sua última prova de F-1 em Interlagos e teve uma despedida emocionante. Após partir em nono, ele fez bela largada e finalizou na sétima posição. Mas, melhor do que isso, enquanto dava sua volta de retorno ao boxes após a corrida, recebeu mensagem do filho Felipinho via rádio da equipe.

“Papai, estou muito orgulhoso de você. Aliás, amei sua largada! Apoiarei você para onde você for. Te amo!”, declarou o garoto de 7 anos na maior parte do discurso em inglês.

Massa foi aplaudido por Fernando Alonso – com quem travou disputa intensa nas últimas voltas – na entrada do parque fechado dos carros e abraçado pelo vencedor da prova Sebastian Vettel. O brasileiro “visitou” o pódio após a cerimônia oficial. Ele agradeceu ao público, familiares e colegas da categoria presentes em Interlagos.

“Obrigado a todos vocês. De coração! Vou sentir muita falta de vocês. É um dia que nunca vou esquecer na minha vida!”, discursou Massa em sua segunda aposentadoria da F-1.

Ainda no pódio, foi entrevistado por Rubens Barrichello, que também aproveitou a ocasião para deixar sua mensagem para Massa.

“Felipe, é um momento especial para mim. Vi sua despedida do ano passado de casa. E agora pude estar aqui”, acrescentou Rubinho.

Com a aposentadoria de Felipe Massa, o Brasil ficará sem um piloto no grid em 2018. Isso não acontecia desde 1969.

Resumo do GP do Brasil

Na largada, Vettel fez grande ultrapassagem sobre o pole Bottas e assumiu a liderança. A partir daí, o alemão da Ferrari só perdeu a liderança em algumas voltas para Hamilton após seu primeiro pit stop. Depois, nem foi incomodado pelo finlandês da Mercedes.

Enquanto isso, largando dos boxes, Hamilton brilhou no asfalto quente de Interlagos. Mas há que se dizer que o campeão de 2017 teve sua vida na prova facilitada com a entrada do Safety Car na pista durante a primeira volta. Em confusão entre Magnussen, Ricciardo e Vandoorne e depois entre os franceses Romain Grosjean e Esteban Ocon, o carro de segurança acabou juntando os competidores nas primeiras voltas sob bandeira amarela.

Contudo, depois, em grande sequência de ultrapassagens, o inglês chegou a assumir a liderança quando os ponteiros da prova pararam nos boxes. Ele fez sua parada na volta 43 e voltou em quinto, atrás de Verstappen.

O campeão da temporada não demorou para deixar o holandês para trás. Mas quando tentava se aproximar de Räikkönen na disputa pelo terceiro posto, freou bruscamente, prejudicando os pneus no calor do asfalto e acabou perdendo contato com o finlandês.

Enquanto isso, Vettel se encaminhava para a vitória em Interlagos ao final das 71 voltas. Foi o terceiro triunfo do alemão no GP do Brasil, a 47ª vitória da carreira e a quinta na temporada 2017.

A briga pelo vice-campeonato entre Vettel e Bottas segue no GP de Abu Dhabi no dia 26 deste mês. O tetracampeão soma 302 pontos contra 280 do finlandês da Mercedes. São 22 pontos de diferença e 25 estarão em jogo nos Emirados Árabes. Vettel só perde o vice se Bottas vencer e ele chegar do nono lugar para trás.

Classificação final – GP do Brasil

Sebastian Vettel cumprimenta Felipe Massa no pódio. Foto: Reprodução

Leia mais

Hamilton bate e Valtteri Bottas é pole position do... Com o britânico fora da disputa pela pole, companheiro de Mercedes Valtteri Bottas aproveitou e vai sair na posição de honra na corrida deste domingo (12) em Interlagos Leticia Senna Uma raridade nesta temporada: o carro de Lewis Hamilton de frente para a barreira de proteção do muro da curva do L...
Vettel vence GP da Hungria e sai de férias com lid... Alemão da Ferrari fatura prova em Budapeste e amplia liderança do campeonato de F-1 para 14 pontos em relação a Lewis Hamilton. Vettel curte férias mais tranquilo Sebastian Vettel segue vivo na disputa pelo título do Mundial de Fórmula 1. O alemão comandou a dobradinha da Ferrari, venceu o GP da ...
Em duelo de estratégias entre Mercedes e Ferrari, ... "Segurando" um jogo de pneus macios por 38 voltas, Sebastian Vettel conquistou segunda vitória nas duas primeiras provas da temporada 2018 da Fórmula 1. Pierre Gasly faz história com quarto lugar com a Toro Rosso e Räikkönen atropela mecânico Em grande duelo tático entre Ferrari e Mercedes, a esc...
Bottas passeia e fecha campeonato com vitória no G... Em corrida morna, Valtteri Bottas vence GP de Abu Dhabi de ponta a ponta. Felipe Massa, o 10º, é cumprimentado por dupla da Mercedes após a prova em sua despedida Após garantir a pole position para o GP de Abu Dhabi, Valtteri Bottas havia prometido que não repetiria o que fez em Interlagos, quand...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: