Hamilton bate e Valtteri Bottas é pole position do GP do Brasil

Hamilton bate e Valtteri Bottas é pole position do GP do Brasil. Foto: Mercedes/Twitter

Com o britânico fora da disputa pela pole, companheiro de Mercedes Valtteri Bottas aproveitou e vai sair na posição de honra na corrida deste domingo (12) em Interlagos

Leticia Senna

Uma raridade nesta temporada: o carro de Lewis Hamilton de frente para a barreira de proteção do muro da curva do Laranjinha. O tetracampeão fica sem tempo e vai largar dos boxes no GP do Brasil de Fórmula 1 neste domingo (12), no autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Quem se aproveitou disso foi o finlandês Valtteri Bottas, companheiro de Mercedes do britânico.

Mas Bottas não teve vida fácil. Ele superou o alemão Sebastian Vettel no finalzinho do treino classificatório em ótima disputa pela pole position. Foi a terceira vez que o finlandês fez a pole na carreira. Com o tempo de 1min08s322, Bottas bateu o recorde da volta mais rápida de pole em Interlagos estabelecida por Nico Rosberg (1min10s023) em 2014.

Assim, Vettel largará da segunda posição, seguido pelo companheiro de Ferrari Kimi Räikkönen e por Max Verstappen, da Red Bull. O australiano Daniel Ricciardo fez o quinto tempo, mas foi punido com a perda de 10 posições por troca de componentes no motor e vai sair em 15º.

Dois destaques deste sábado foram Sérgio Perez, da Force India, que vai largar em quinto e Fernando Alonso, que tirou tudo o que podia de sua McLaren #14, e vai sair do sétimo lugar.

O brasileiro Felipe Massa sairá da nona posição. O piloto da Williams saiu bastante frustrado do treino classificatório por ter sido atrapalhado em sua volta rápida por Carlos Sainz, da Renault.

“Ele fez de propósito”, reclamou Massa. O espanhol disse que não havia visto o brasileiro e que não o bloqueou. Ele também acusou Massa de tê-lo bloqueado na sexta-feira.

“Eu estava devagar depois de sair dos boxes e saí da frente para ele me passar. Ontem (sexta) ele não se comportou bem, mas eu não faria nada de propósito, definitivamente”, defendeu-se Sainz.

Hamilton é “humano” e Valtteri Bottas aproveita para fazer a pole

Após a batida nos primeiros minutos do Q1 que o deixou sem tempo para largar, Lewis Hamilton lamentou o erro na curva do Laranjinha.

“Foi tudo muito rápido, perdi o carro e aconteceu. O desafio na corrida será grande. Mas a vida é assim: feita de mudanças e desafios. Tentarei o meu melhor. Isso não costuma acontecer comigo, mas sou humano e vou tentar me divertir ao máximo na corrida”, disse Hamilton.

https://twitter.com/F1/status/929410594880364544

A largada para as 71 voltas do GP do Brasil está marcada para as 14h (horário de verão de Brasília). A TV Globo transmite a prova ao vivo.

Grid de largada – GP do Brasil

1) Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) – 1min08s322
2) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) – 1min08s360
3) Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari) – 1min08s538
4) Max Verstappen (HOL/Red Bull-TAG Heuer) – 1min08s925
5) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) – 1min09s598
6) Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) – 1min09s617
7) Nico Hülkenberg (ALE/Renault) – 1min09s703
8) Carlos Sainz (ESP/Renault) – 1min09s805
9) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) – 1min09s841
10) Esteban Ocon (FRA/Force India-Mercedes) – 1min09s830
11) Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari) – 1min09s879
12) Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren-Honda) – 1min10s116
13) Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari) – 1min10s154
14) Pascal Wehrlein (ALE/Sauber-Ferrari) – 1min10s678
15) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-TAG Heuer) – 1min09s330 **
16) Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) – 1min10s875
17) Lance Stroll (CAN/Williams-Mercedes) – 1min10s776 *
18) Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso-Renault) – s/tempo **
19) Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso-Renault) – 1min10s686 ***
20) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – s/tempo

* punido com a perda de cinco posições
** punido com a perda de 10 posições
*** punido com a perda de 15 posições

Leia mais

Vettel vence GP do Brasil e Hamilton brilha após l... Alemão da Ferrari faz grande ultrapassagem sobre Bottas e ganha GP do Brasil. Hamilton sai do último para o quarto lugar. Massa chega em sétimo e tem segunda despedida em Interlagos Leticia Senna Foi o dia dos tetracampeões em Interlagos neste domingo (12). O alemão Sebastian Vettel venceu o GP do...
Bottas bate Hamilton e sai na pole em Abu Dhabi. M... Em dia dominado pela Mercedes, Valtteri Bottas supera Lewis Hamilton e larga na frente do grid no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) Valtteri Bottas superou o companheiro de Mercedes Lewis Hamilton, neste sábado (25), e vai largar da pole position no GP de Abu Dhabi de...
Massa passa mal após treinos livres e é dúvida par... Felipe Massa sentiu tontura após segunda sessão de treinos livres na Hungria nesta sexta-feira (28) e foi levado para um hospital para exames detalhados. Piloto tem participação em dúvida para os treinos deste sábado O brasileiro Felipe Massa, definitivamente, não tem sorte no circuito de Hungaro...
Bottas é o pole position do GP da Áustria Finlandês da Mercedes aparece de surpresa na parte final do treino classificatório e crava a pole position do GP da Áustria, deixando Sebastian Vettel em segundo Com Hamilton punido com a troca da caixa de câmbio de sua Mercedes, as atenções no circuito de Spielberg estavam em Sebastian Vettel ne...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *