Autos Giros com o Toyota Corolla XRS 2018

Toyota Corolla XRS 2018

Baseado na versão XEi, o Toyota Corolla XRS 2018 traz itens visuais diferenciados para quem quer ainda mais esportividade

Daniel Jacques

Uma das novidades da linha 2018 do Toyota Corolla foi a volta da versão esportiva XRS. Ela já existiu na 10ª geração do modelo, que deu lugar à 11ª em 2015. Com o mesmo perfil, ela era então uma edição especial, mas agora retornou com parte da linha “oficial” do modelo. O Autos Giros testou e traz agora todos os detalhes.

Pra começar, mecanicamente, a versão XRS é exatamente igual à XEi. Da mesma forma, a configuração esportiva traz todas as características visuais da outra, com alguns acréscimos pontuais que o tornam, óbvio, mais esportivo. Contudo, nem por isso deixa de ser um carro bastante interessante, inclusive em seus itens exclusivos.

O visual de um Corolla… e ainda mais além

A linha 2018 do Toyota Corolla adota a nova linguagem global da marca japonesa. A versão XRS traz, na dianteira, faróis de LED com nivelamento automático. Isto é bem interessante pois a iluminação ganha intensidade ao entrar em uma garagem, por exemplo, sem precisar da intervenção do motorista.

A versão esportiva do sedan japonês também traz lanternas dianteiras com luz de posicionamento em LED. Por fim, luzes diurnas (DRL) completam o conjunto óptico dianteiro. Assim como as laterais e a traseira, outro diferencial da dianteira são as saias esportivas na parte inferior.

Na traseira, o que primeiro chama a atenção é o aerofólio com luz de freio em LED. A ponteira de escapamento é cromada, assim como a linha que “invade” as lanternas (agora em LED). Esse “feixe” atravessa as lanternas e segue nas laterais, se transformando em uma linha de cintura alta que acompanha as maçanetas até o alto da roda dianteira. Outra linha contorna a roda traseira e faz um leve movimento descendente na direção da porta dianteira.

Ainda nas laterais, as saias esportivas e o acabamento em preto brilhante nas rodas de 17 polegadas realçam o perfil diferenciado desta versão.

Acabamento exclusivo com alto nível de conforto

O Toyota Corolla XRS traz um grande diferencial entre as versões da linha 2018. O acabamento interno exclusivo em couro preto, que aumenta a sensação de conforto, requinte e esportividade. Afinal, um carro como o sedan médio mais vendido do Brasil tem que tratar bem o seu motorista e seus passageiros.

E isso começa com a direção elétrica e coluna de direção com regulagem de altura e profundidade. O volante multifuncional traz controles de áudio e telefone, paddle-shifts e uma alavanca para operação do controle de velocidade de cruzeiro.

O painel de instrumentos mostra dois grandes círculos em suas extremidades: o esquerdo reúne o conta-giros e o termômetro do motor; o direito, o velocímetro e o indicador de combustível. No centro uma tela de TFT de 4,2”, agora colorida, exibe diversas informações sobre a condução, em projeção tridimensional.

O console central conta com sistema multimídia Toyota Play com tela LCD de 7 polegadas sensível ao toque. O sistema de áudio é compatível com DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC e rádio AM/FM. Ele conta ainda com sistema de navegação GPS. TV digital e câmera de ré; Bluetooth®; quatro alto-falantes e dois tweeters; entre outros.

Maior entre-eixos = maior espaço interno

Sobre o interior, importante destacar o aumento do espaço interno. Em parte, isto é graças ao leve aumento da distância entre-eixos, que também dá um visual mais alongado ao sedan. Também por isso, o porta-malas de 470 litros também é bastante interessante.

O ar-condicionado é digital, e conta com duas saídas em formato de turbina nas extremidades do painel, além de duas quadradas acima do console central. O sedan ainda conta com chave inteligente e acionamento do motor por botão, entre outros itens de série.

O Toyota Corolla XRS também possui sistema de destravamento das portas por sensores na chave. Ele traz também o sistema Push Start, que dispensa o uso da chave para dar a partida. Por fim, o espelho retrovisor interno é eletrocrômico.

Motorização 2.0 e transmissão automática Multi-Drive

A motorização 2.0 de 154 cavalos de potência a 5.800 rpm com etanol. O torque máximo é de 20,7 kgfm a 4.800 giros com o mesmo combustível. Para ajudar a tirar o máximo deste propulsor, a transmissão automática CVT – chamada pela Toyota de Multi-Drive – conta com botão Sport e opção de trocas manuais. Elas podem ser feitas tanto na alavanca de câmbio quanto nos paddle-shifts atrás do volante.

Um ponto que chama a atenção ao dirigir o carro é a suavidade. E isso é proporcionado pelo conjunto de suspensões. Na dianteira elas são tipo McPherson e, na traseira, semi-independentes. Segundo dados da montadora, o Toyota Corolla 2.0 2018 (nas versões XEi, XRS e Altis) acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e atinge velocidade máxima de 199 km/h.

Corolla XRS 2018: um sedan com o requinte e a esportividade Toyota

Assim como a linha 2018 do Toyota Corolla, a versão XRS mostra por que o modelo é líder absoluto entre os sedans médios no Brasil, além de continuar sendo o carro mais vendido do mundo em 2017. Para se ter uma ideia, em 2016 foram 1,31 milhão de unidades vendidas globalmente.

Não precisa nem dizer que é um ótimo carro, que entrega tudo o que se espera dele. Na versão XRS ele ficou ainda mais bonito graças aos detalhes exclusivos. O câmbio Multi-Drive (CVT) tem ótimas respostas, assim como a frenagem.

Dois detalhes que faltavam ao Corolla até então finalmente chegaram na linha 2018: os controles de tração e estabilidade. Eles garantem ainda mais suavidade ao dirigir, mesmo em altas velocidades. No modo de condução Sport, então, a diferença é maior.

O consumo ficou próximo do anunciado pela Toyota. Em cerca de 300 km de circuito misto (cidade e estrada), a média ficou em 9.9 km/l com o uso do modo Sport em alguns trechos. Na cidade, registramos 9.1 km/l, e, na estrada, 11.7 km/l.

Pra fechar, a pergunta tradicional. O Toyota Corolla XRS vale a pena? Pelo que é como carro, e pelo visual esportivo, sem dúvida que sim. Mas, e pelo preço? A resposta, abaixo.

Preços e custo-benefício da linha 2018 do Toyota Corolla

Levando em conta a linha 2018 do Toyota Corolla, a versão XRS tem preço de R$ 110.390, e é R$ 5.540 reais mais cara que a XEi, (R$ 104.850) na qual é baseada. Por essa diferença, além do acabamento interno preto, o XRS traz um visual modificado, se não muito, em diversos detalhes. Vale destacar também que esta diferença de valores era maior no começo de 2017, quando do lançamento da nova linha.

Se o consumidor busca um Toyota Corolla, com seu perfil mais clássico (apesar do visual mais esportivo de toda a linha em relação à 2017), o XEi pode ser interessante. Contudo, se o que se busca é também um visual mais esportivo e exclusivo, a diferença de valores não deve pesar tanto assim. A outra opção seria o topo de linha Altis, com mais itens de série, mas com preço R$ 117.900.

Ponto para o XRS.


Ficha técnica Toyota Corolla XRS 2018


Motor (combustível): 2.0 16V Flex

Potência: 154 cv @ 5.800 rpm (etanol)
143 cv @ 5.800 rpm (gasolina)

Torque: 20,7 kgfm @ 4.800 rpm (etanol)
19,4 kgfm @ 4.800 rpm (gasolina)

Tração: 4×2

Transmissão: Multi-Drive automática (CVT) com modo sequencial e paddle-shifts

Dimensões: Comprimento (mm): 4.620
Largura (mm): 1.775
Altura (mm): 1.475
Altura livre do solo (mm): 144
Entre-eixos (mm): 2.700

Direção: Elétrica

Suspensão: Dianteira: independente tipo McPherson
Traseira: semi-independente com eixo de torção

Freios: Dianteiro: Discos ventilados com ABS e EBD
Traseiro: Discos sólidos com ABS e EBD

Pneus: 215 / 50 R17

Rodas: Liga leve de 17 polegadas

Velocidade máxima (km/h): 199

Aceleração 0 a 100 km/h: 8,6s

Porta-malas: 470 litros

Tanque: 60 litros

Preços: A partir de R$ 110.390

Leia mais

Fast Drive: Toyota Corolla XEi 2018 A versão dirigida por cerca de 100 quilômetros foi a intermediária XEi, que está disponível com preços a partir de R$ 99.990,00 Por Daniel Jacques Na última sexta-feira o Autos Giros esteve em São Paulo (SP) para fazer o test-drive do novo Toyota Corolla 2018. A versão dirigida por cerca de 100 qu...
Toyota lança linha 2018 do Corolla com nova versão... A Toyota apresentou, na noite desta quinta-feira (16) a sua nova linha Corolla 2018. Como principais novidades, o novo lineup traz visual renovado, controle de estabilidade e tração, assistente de subida e sete airbags. A nova versão esportiva XRS também chega para completar as inovações. Os preç...
Autos Giros com o Chevrolet Cruze LTZ 2018 Visual, motor forte e eficiente e alto nível de conforto e tecnologia são algumas das características que mais agradam no Chevrolet Cruze 2018 O segmento dos sedãs médios é um dos que conta com maior número de concorrentes no mercado brasileiro. Mesmo assim, há anos é dominado pelos mesmos dois m...
Em parceria com Zico, Rodobens cria Toyota Corolla... Rodobens criou o Zico Limited Edition, modelo da montadora japonesa exclusivo e comercializado em edição limitada Patrocinadora oficial do canal Zico 10, mantido pelo ex-craque flamenguista no YouTube, a Rodobens anuncia mais uma parceria com o eterno camisa 10 da Gávea. A empresa – umas das maio...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *