F-E: Nissan assumirá lugar da Renault e.Dams na temporada 2018/19

F-E: Nissan assumirá lugar da Renault e.Dams na temporada 2018/19. Foto: Divulgação/Renault

Renault e.Dams deixará categoria dos carros elétricos em 2018. Parceira Nissan vai estrear na Fórmula E quando o regulamento sofrerá alterações de chassi e bateria

Parceiras desde 1999, Renault e Nissan trocarão de lugar a partir da temporada 2018/2019 da Fórmula E. Assim, a Nissan será a primeira marca automotiva japonesa a competir no campeonato de automobilismo com carros totalmente elétricos. A montadora japonesa anunciou o ingresso na categoria no último dia 25 de outubro.

A Renault, que atua com a e.Dams desde a temporada inaugural da F-E, em 2014/15, conquistou três títulos de equipes consecutivos. Soma 15 vitórias na categoria. Segundo a montadora francesa, as duas parceiras trabalharão juntas para “assegurar uma transição segura”.

A Nissan, por sua vez, espera que a entrada na categoria promova seus modelos de veículos de passeio.

“A Nissan será a primeira marca japonesa a entrar neste campeonato em crescimento, trazendo a nossa longa história de sucesso no automobilismo para a Fórmula E. Isso nos dará uma plataforma global para levar a nossa estratégia ‘Nissan Intelligent Mobility’ a uma nova geração de fãs de corrida”, disse Daniele Schillaci, dirigente da montadora japonesa.

F-E: Nissan assumirá lugar da Renault e.Dams na temporada 2018/19. Foto: Divulgação/Nissan

Categoria saúda ingresso da Nissan

O fundador e CEO da Fórmula E, Alejandro Agag, aprovou a entrada da Nissan na categoria.

“Ter uma marca como a Nissan conosco é um momento muito importante para a categoria. Não só é bom receber um novo fabricante na família da Fórmula E, mas também é ótimo ver nossa primeira marca japonesa na categoria, mostrando como é global a revolução elétrica. O Japão é um país na vanguarda das novas tecnologias, com um dos maiores números seguidores da Fórmula E. A mudança para a mobilidade sustentável está em marcha e não tem volta. Estou ansioso para ver o logotipo da Nissan nos carros”, disse.

A Nissan entra na competição a partir quinta temporada, que inicia em dezembro de 2018. Lá, o campeonato totalmente elétrico introduzirá novas especificações do chassi e da bateria. A empresa trabalhará com sua parceira Renault e.Dams para alavancar conhecimentos e desenvolvimento já disponíveis.

A quarta temporada da Fórmula E começa em dezembro, em Hong Kong, e vai até julho.

Leticia Senna

Deixe uma resposta