Dinâmica pura de direção: o novo Audi R8 V10 RWS

Audi R8 V10 RWS é o primeiro modelo de produção da marca com tração traseira em edição limitada. Foto: Divulgação

Audi R8 V10 RWS é o primeiro modelo de produção da marca com tração traseira em edição limitada

A Audi Sport está ampliando a linha R8 para incluir uma nova versão com tração traseira. O R8 V10 RWS chega em série limitada de 999 unidades tanto na configuração Coupé quanto Spyder. O modelo terá tração chamada Rear Wheel Series e será construído exclusivamente a mão na fábrica de Böllinger Höfe, na Alemanha.

“O R8 V10 RWS é feito para puristas”, afirma Stepen Winkelmann, CEO da Audi Sport GmbH. “Feito em edição limitada para clientes que apreciam o prazer essencial de dirigir, o R8 RWS é uma oferta absolutamente exclusiva. Com seu motor V10 central e tração traseira, o carro traz com sucesso o conceito de condução do nosso R8 LMS para as ruas.”

R8 V10 RWS com elementos de design preto mate e listra opcional

A característica purista da nova versão do R8 é destacada pelo acabamento preto mate da grade Singleframe e das aberturas de ar na dianteira e na traseira. O sideblade superior (no Coupé) tem acabamento preto brilhante, enquanto a lâmina inferior é da cor da carroceria. Similar ao R8 LMS GT 4, o Coupé está disponível com uma listra vermelha opcional que passa pelo capô, teto e traseira. Por dentro, os assentos esportivos de motorista e passageiro são revestidos de couro e Alcantara. Bancos conchas são oferecidos como opcional. O painel apresenta um emblema “1 de 999”, indicando o número da edição limitada.

5.2 FSI – um dos últimos motores naturalmente aspirados do segmento

O motor central V10 do R8 RWS produz 540 cv. Seu torque máximo de 540 Nm é entregue aos 6.500 rpm. O 5.2 FSI acelera o Coupé de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos (3,8 segundos no Spyder) e alcança uma velocidade máxima de 320 km/h (Spyder: 318 km/h).

Configuração de chassi especialmente ajustada permite drifts controlados

O Coupé pesa 1.590 kg (sem o motorista), ou 50 kg a menos que na mesma configuração com tração integral, que precisa de componentes adicionais como eixo cardam, câmbio automatizado e diferencial central. Já o Spyder RWS é 40 kg mais leve que o R8 V10 Spyder, pesando 1.680 kg. A distribuição de peso por eixo é de 40,6:59,4 (Coupé) e 40,4:59,6 (Spyder), e juntamente ao chassi e os ajustes de dirigibilidade especialmente adaptados para a tração traseira oferecem uma condução especialmente divertida.

A configuração do chassi e o controle dos sistemas permitem que o condutor faça drifts controlados ao escolher o modo “Dynamic” no Audi drive select e ajustar o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) para “Sport”. O ESC intervém no limite de forma confiável. A direção hidráulica eletromecânica é completamente livre de resistência ao torque e permite uma dirigibilidade precisa. O R8 V10 RWS sai da linha de montagem com rodas de alumínio aro 19 com design de cinco raios e acabamento na cor preta, além de pneus 245/35 na dianteira e 295/35 na traseira.

O esportivo já está disponível para reservas na Alemanha e em outros países europeus. As primeiras unidades começam a chegar às ruas no início de 2018.

Letícia Mota

Leia mais

Novo Audi Q8 já está disponível para encomendas na... Nos mercados europeus, o SUV topo de gama da marca alemã será inicialmente lançado com motor 3.0 TDI, o Q8 50 TDI de 286 cv Combinando o melhor de dois mundos - a elegância de um cupê de quatro portas de luxo e a conveniente versatilidade de um SUV de grande porte - o novo Audi Q8 já pode ser enc...
Vendas da Audi sobem ligeiramente em maio na compa... A Audi entregou cerca de 287.500 modelos Q desde janeiro, o que representa 36,6% das vendas totais. A Audi AG entregou cerca de 160.600 carros aos seus clientes em todo mundo em maio. Isso significa que as vendas subiram 0,7% se comparado ano a ano. As entregas globais desde o início do ano, d...
Audi Top Car comemora sucesso em seu primeiro ano ... Entre as novidades para 2018 na Audi Top Car estão a chegada do novo A8 semi-autônomo, novo Audi Sport Corner e o foco nos modelos de nicho Com a chegada de 2018, o Grupo Top Car celebra o sucesso de suas operações Audi Rio Grande do Sul. O grupo catarinense assumiu a representação da marca em ab...
Audi RS 5 Coupé traz motor potente e design atual... Design do Audi RS 5 Coupé combina esportividade, elegância e versatilidade para o uso diário. Modelo chega ao mercado brasileiro no início de 2018 Na segunda geração do RS 5 Coupé, a Audi Sport apresenta seu primeiro modelo com o idioma de design atual da família RS. Seu novo motor biturbo 2.9 TF...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *