Dinâmica pura de direção: o novo Audi R8 V10 RWS

Audi R8 V10 RWS é o primeiro modelo de produção da marca com tração traseira em edição limitada. Foto: Divulgação

Audi R8 V10 RWS é o primeiro modelo de produção da marca com tração traseira em edição limitada

A Audi Sport está ampliando a linha R8 para incluir uma nova versão com tração traseira. O R8 V10 RWS chega em série limitada de 999 unidades tanto na configuração Coupé quanto Spyder. O modelo terá tração chamada Rear Wheel Series e será construído exclusivamente a mão na fábrica de Böllinger Höfe, na Alemanha.

“O R8 V10 RWS é feito para puristas”, afirma Stepen Winkelmann, CEO da Audi Sport GmbH. “Feito em edição limitada para clientes que apreciam o prazer essencial de dirigir, o R8 RWS é uma oferta absolutamente exclusiva. Com seu motor V10 central e tração traseira, o carro traz com sucesso o conceito de condução do nosso R8 LMS para as ruas.”

R8 V10 RWS com elementos de design preto mate e listra opcional

A característica purista da nova versão do R8 é destacada pelo acabamento preto mate da grade Singleframe e das aberturas de ar na dianteira e na traseira. O sideblade superior (no Coupé) tem acabamento preto brilhante, enquanto a lâmina inferior é da cor da carroceria. Similar ao R8 LMS GT 4, o Coupé está disponível com uma listra vermelha opcional que passa pelo capô, teto e traseira. Por dentro, os assentos esportivos de motorista e passageiro são revestidos de couro e Alcantara. Bancos conchas são oferecidos como opcional. O painel apresenta um emblema “1 de 999”, indicando o número da edição limitada.

5.2 FSI – um dos últimos motores naturalmente aspirados do segmento

O motor central V10 do R8 RWS produz 540 cv. Seu torque máximo de 540 Nm é entregue aos 6.500 rpm. O 5.2 FSI acelera o Coupé de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos (3,8 segundos no Spyder) e alcança uma velocidade máxima de 320 km/h (Spyder: 318 km/h).

Configuração de chassi especialmente ajustada permite drifts controlados

O Coupé pesa 1.590 kg (sem o motorista), ou 50 kg a menos que na mesma configuração com tração integral, que precisa de componentes adicionais como eixo cardam, câmbio automatizado e diferencial central. Já o Spyder RWS é 40 kg mais leve que o R8 V10 Spyder, pesando 1.680 kg. A distribuição de peso por eixo é de 40,6:59,4 (Coupé) e 40,4:59,6 (Spyder), e juntamente ao chassi e os ajustes de dirigibilidade especialmente adaptados para a tração traseira oferecem uma condução especialmente divertida.

A configuração do chassi e o controle dos sistemas permitem que o condutor faça drifts controlados ao escolher o modo “Dynamic” no Audi drive select e ajustar o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) para “Sport”. O ESC intervém no limite de forma confiável. A direção hidráulica eletromecânica é completamente livre de resistência ao torque e permite uma dirigibilidade precisa. O R8 V10 RWS sai da linha de montagem com rodas de alumínio aro 19 com design de cinco raios e acabamento na cor preta, além de pneus 245/35 na dianteira e 295/35 na traseira.

O esportivo já está disponível para reservas na Alemanha e em outros países europeus. As primeiras unidades começam a chegar às ruas no início de 2018.

Letícia Mota

Leia mais

Audi Top Car comemora sucesso em seu primeiro ano ... Entre as novidades para 2018 na Audi Top Car estão a chegada do novo A8 semi-autônomo, novo Audi Sport Corner e o foco nos modelos de nicho Com a chegada de 2018, o Grupo Top Car celebra o sucesso de suas operações Audi Rio Grande do Sul. O grupo catarinense assumiu a representação da marca em ab...
Audi RS 5 Coupé traz motor potente e design atual... Design do Audi RS 5 Coupé combina esportividade, elegância e versatilidade para o uso diário. Modelo chega ao mercado brasileiro no início de 2018 Na segunda geração do RS 5 Coupé, a Audi Sport apresenta seu primeiro modelo com o idioma de design atual da família RS. Seu novo motor biturbo 2.9 TF...
Top Car reconhece o melhor executivo de vendas de ... Nas metas para 2018, Carlos Alberto dos Santos Filho quer superar a centena de veículos e continuar o trabalho de converter paixão em venda  O grupo Top Car premiou o melhor vendedor 2017. O reconhecimento foi entregue a Carlos Alberto dos Santos Filho, integrante da equipe da loja Audi Center de...
Audi e-tron Vision Gran Turismo: do PlayStation pa... Neste sábado (14), o modelo, desenvolvido em parceria com a Sony, será o táxi do ePrix de Roma da Fórmula-E Com o carro-conceito totalmente elétrico “Audi e-tron Vision Gran Turismo”, a Aud está transformando a e-mobilidade em uma experiência tangível de modo único. Desenvolvido originalmente par...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: