Avaliamos: Chevrolet S10 Flex Automática LTZ 2018

Daniel Jacques

São raros os produtos, em qualquer segmento, que mantém a liderança seu mercado por duas décadas ininterruptas. Pois foi o que aconteceu com a Chverolet S10 e, mesmo assim, em sua linha 2018 ela trouxe uma importante novidade: a versão Flex com transmissão automática. O Autos Giros testou a versão top LTZ e traz todos os detalhes da picape.

Visualmente, foi mantido o grande facelift que o modelo teve na linha 2017. Na frente, o destaque é a grande grade cromada com detalhes em black piano. Dentro da nova assinatura de design da marca, ela é bipartida e cromada com a gravatinha dourada – símbolo da Chevrolet – no centro. Os faróis, com luzes diurnas em LED são integrados à grade. Ela também traz, nos cantos inferiores, faróis de neblina.

Na lateral, rodas de 18 polegadas, maçanetas e espelhos retrovisores também são cromados. Estes trazem alerta de mudança de faixa. A única mudança no visual deste ano é o logotipo S10 presente no inferior das portas dianteiras.

A traseira traz os belos e grandes faróis e lanternas da versão anterior, além de sensores de estacionamento e a câmera de ré. A caçamba tem 1.061 litros de capacidade.

Grandes heranças das versões diesel fazem uma picape completa

O coração também é o mesmo 2.5 Flex de 206 cavalos de potência a 6000 rpm da linha 2017. O torque é de 27,3 kgfm a 4.400 rpm, e ele conta com tração 4×4. A caixa automática de seis velocidades, por sua vez, é a mesma que equipa as versões diesel, mas ganhou uma nova calibração para trabalhar com o motor bicombustível.

No interior, conforto é a palavra de ordem. E “tudo ao alcance do motorista” pode ser o slogan. Isto porque, pra começar, estão à mão do condutor as travas das portas e das janelas. Todos os vidros, aliás, contam com sistema “one touch”, que os levanta ou baixa a um toque no botão. Além disso, o condutor não precisa nem esticar a mão para regular os retrovisores, que contam ainda com rebatimento automático.

A Chevrolet S10 Flex LTZ 2018 conta ainda com partida sem chave, que é outra herança dos modelos a diesel. O volante revestido em couro é multifuncional e conta com ajuste de altura.

A manopla da transmissão automática traz a opção de trocas manuais, mas apenas nela mesma, não em paddle-shifts no volante.

Tecnologia e segurança de alto nível

Em relação à tecnologia, a nova Chevrolet S10 Flex LTZ 2018 traz alguns itens bastante interessantes. Entre eles, o assistente de descida, o park assist, o sistema de correção de rota e o alerta de colisão frontal.

O sistema multimídia conta com MyLink de segunda geração com tela de oito polegadas touchscreen. Ele traz conta com Andoid Auto e Apple Car Play. Também presente em toda a linha Chevrolet, o sistema OnStar vem com o pacote de serviços Exclusive.

Além destes itens, a picape conta com controle eletrônico de tração e estabilidade, além do controle de velocidade de cruzeiro. A direção é elétrica progressiva inteligente, e itens já mais tradicionais como o assistente de partida em rampa, banco do motorista com ajustes elétricos também estão presentes nesta versão.

Uma grande picape, ótima para a cidade

Com 200 mil unidades emplacadas em 10 anos, a Chevrolet S10 Flex Automática LTZ 2018 traz, como novidade, a nova configuração Flex automática. E isto foi um grande acerto da marca da gravatinha dourada.

Primeiro, por questões de mercado, já que este “casal” já vinha sendo pedido pelo mercado. Segundo, por que a nova picape tem alto nível de conforto e segurança, e se torna uma opção ainda mais interessante para quem quer rodar mais pela cidade do que no campo.

Além disso, com as calibrações da transmissão automática o consumo ficou parecido com a versão manual, o que é algo raro. Durante os testes feitos pelo Autos Giros, unicamente com gasolina, ele ficou em 9,1 km/l na estrada e 7,7 km/l em circuito misto.

Fabricada na planta da Chevrolet em São José dos Campos (SP), a versão avaliada, topo de linha com motor flex, tem preços a partir de R$ 129.990. Para quem busca uma picape forte e segura para uma rodagem mais urbana, principalmente, o custo-benefício é bastante satisfatório.

S10 centenária ganhará edição especial

Vale destacar que a produção de picapes Chevrolet está completando 100 anos no mundo, e a data está sendo celebrada com diversas ações comemorativas. No Brasil, a marca norte-americana prepara uma série limitada com acabamento exclusivo da S10. “Será a primeira edição numerada do modelo no país”, adianta Hermann Mahnke, diretor de Marketing da GM Mercosul.


Ficha técnica Chevrolet S10 Flex Automática 2018


Motor (combustível): 2.5 16V

Potência: 206 cv @ 6.000 rpm (etanol)
197 cv @ 6.000 rpm (gasolina)

Torque: 27,3 kgfm @ 4.400 rpm (etanol)
26,3 kgfm @ 4.400 rpm (gasolina)

Tração: 4×2

Transmissão: Automática de 6 velocidades

Dimensões: Comprimento (mm): 5.361
Largura (mm): 1.874
Altura (mm): 1.837
Altura livre do solo (mm): 228
Entre-eixos (mm): 3.096

Direção: Assistência elétrica

Suspensão: Dianteira: Independente, eixos sobrepostos
Traseira: Eixo rígido

Freios: Dianteiro: Discos ventilados com ABS e EBD
Traseiro: Tambor com ABS e EBD

Pneus: 265 / 60 R18

Rodas: Roda de liga leve de 16 polegadas

Velocidade máxima (km/h): 163

Aceleração 0 a 100 km/h: 9,5s

Porta-malas: 1.061 litros

Tanque: 76 litros

Preços: A partir de R$ 129.990

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: