Jaguar E-type Zero apresenta estrutura clássica alinhada com a modernização de um motor elétrico

Jaguar E-type Zero

Um motor elétrico de 220kW foi especialmente projetado para o Jaguar E-type Zero. O carro é baseado em um E-type Roadster Series 1.5 de 1968

A Jaguar Land Rover Classic restaurou e adaptou o E-type Zero. O modelo foi “reformulado” na Jaguar Land Rover Classic, na Inglaterra. O E-type Zero é baseado em um E-type Roadster Series 1.5 de 1968. Ele tem motor elétrico de última geração.

Tim Hannig, diretor do Jaguar Land Rover Classic, falou sobre o modelo repaginado. “O E-type Zero combina a reconhecida experiência dinâmica do E-type com um desempenho aprimorado por meio da eletrificação. Esta combinação única cria uma sensação de condução de tirar o fôlego.”

“Nosso objetivo com o E-type Zero é estar na vanguarda dos carros clássicos funcionando no futuro. Estamos ansiosos para ver a reação de nossos clientes à medida que investigamos levar esse conceito ao mercado”, informou Hannig.

O E-type Zero não só se parece com um legitimo E-type, como também oferece um excelente desempenho. É mais rápido do que um E-type original. Para fazer de 0-100km /h leva apenas 5,5 segundos. Isso significa, que ele é um segundo mais rápido do que um E-type Série 1.

O executivo também comentou sobre as características do clássico. “Para combinar perfeitamente o novo motor elétrico do E-type Zero com a configuração dinâmica do E-type original, limitamos a saída de energia do veículo. Nós acreditamos que isso proporciona a experiência de condução ideal.”

Propulsor elétrico sob medida no E-type Zero

Um motor elétrico de 220kW foi especialmente projetado para o Jaguar E-type Zero. Sua bateria de íons de lítio tem as mesmas dimensões e peso semelhante ao motor XK de seis cilindros usado no E-type original. Os especialistas responsáveis pelo desenvolvimento do motor elétrico asseguraram que ele será colocado exatamente no mesmo local que o motor XK. O propulsor elétrico (e a engrenagem de redução) fica logo atrás da bateria, no mesmo local da caixa de câmbio do E-type. Um novo eixo de transmissão envia energia para um diferencial de transferência. O peso total é 80kg menor do que o E-type original.

Usar força-motor elétrica com pesos e dimensões similares ao motor de gasolina significa que a estrutura do carro, incluindo suspensão e freios, não mudou, simplificando a conversão e a homologação. O veículo acelera, manobra e freia como um E-type original. A distribuição do peso dianteiro-traseiro é inalterada.

O motor XK de seis cilindros, fabricado entre 1949 e 1992, esteve em quase todos os modelos icônicos da Jaguar desse período, incluindo o E-type, XK120, Mk2 e XJ6. O novo motor elétrico poderia ser usado em qualquer desses veículos.

“O carro mais bonito já fabricado”

O E-type, lançado em 1961, foi frequentemente eleito o carro mais bonito de todos os tempos, inclusive considerado assim por Enzo Ferrari.

O propulsor elétrico exclusivo do Concept Zero foi desenvolvido por um especialista em motores elétricos, em conjunto com os engenheiros da Jaguar Land Rover e dentro do briefing dado pela equipe da Jaguar Land Rover Classics. Ele usa algumas tecnologias e componentes do primeiro veículo de produção totalmente elétrico da Jaguar, o I-PACE.

O E-type Zero possui uma autonomia do “mundo real” de 270 km, ajudado pelo baixo peso e boa aerodinâmica. Ele usa uma bateria de 40kWh, que pode ser recarregada em casa durante a noite (normalmente de seis a sete horas).

Letícia Mota

Leia mais

Jaguar revela ao mundo o E-Pace Jaguar E-PACE será apresentado ao mercado em 13 de julho. Modelo combina o design de um esportivo com a praticidade de um SUV para uso diário A Jaguar apresenta ao mundo seu mais novo SUV compacto focado em  alta performance: o Jaguar E-PACE. O modelo é o mais novo membro da família PACE. Ela co...
Jaguar Land Rover inaugura Classic Works no Reino ... A criação da Classic Works marca o foco e o investimento da Jaguar Land Rover nos trabalhos de restaurações e vendas de modelos antigos A Jaguar Land Rover Classic, departamento focado em veículos históricos das duas marcas britânicas, inaugurou, no dia 14 deste mês, a Classic Works, no Reino Uni...
Jaguar Land Rover testa carros inteligentes em rod... Os veículos e estradas conectados conversam entre si e com os arredores para melhorar a segurança, evitar acidentes e se preparar para a condução autônoma A Jaguar Land Rover está testando carros inteligentes e conectados em estradas do Reino Unido para se preparar para carros autônomos. Os te...
Jaguar Land Rover abre centro de tecnologia em Man... Novo centro será pioneiro com um novo código de software que apoiará o desenvolvimento de tecnologias da próxima geração de carros conectados A Jaguar Land Rover anunciou planos para abrir um novo centro de software, TI e engenharia em Manchester, na Inglaterra, para apoiar sua estratégia de intr...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *