Bosch transforma smartphone em chaves do carro

Você já passou pela situação de, na correria, não achar as chaves do carro? Ou depois das compras, com as mãos cheias de sacolas, ficar difícil destrancar a porta do veículo? Pois bem, a Bosch pensou nisso e transformou o seu smartphone em chaves do veículo. “Com o Perfectly Keyless, nosso sistema digital de acesso ao automóvel, o motorista não dependerá mais das chaves tradicionais. Este é um ótimo exemplo de mobilidade conectada sem estresse”, afirma Harald Kröger, presidente da divisão de Eletrônica Automotiva da Bosch.

O funcionamento da tecnologia é simples: ao se aproximar do veículo, o smartphone do motorista é identificado pelos sensores de bordo. Com a identificação, o carro destranca sem a necessidade de uma chave física. Da mesma forma, a chave não é necessária para dar partida no carro, nem para trancá-lo após a viagem.

Para usar o sistema, o motorista faz o download de um aplicativo em seu smartphone, o qual se conecta ao carro e gera uma chave de segurança individual, que servirá apenas na fechadura digital do respectivo veículo. O sistema se conecta aos sensores de bordo e mede a distância do veículo e do smartphone, para identificar a chave de segurança. Uma vez que esta distância é menor que 2 metros, as portas se destrancam.

Ao mesmo tempo, o espelho retrovisor e o assento também são regulados automaticamente, de acordo com as especificações individuais predeterminadas. Além disso, quando o Perfectly Keyless detecta o smartphone dentro do veículo, o motor pode ser ligado apenas apertando o botão de ignição start-stop. Além disso, ao final da viagem, quando o motorista deixa o carro, o sistema continua monitorando o smartphone e, assim que alcança uma distância de 2 metros do veículo, ele é automaticamente trancado de forma segura e um aviso é enviado diretamente para o celular do condutor.

O proprietário do veículo pode usar a tecnologia para tornar seu carro disponível para outras pessoas, como familiares e amigos. Ao invés de ter que entregar as chaves pessoalmente, um pai pode simplesmente usar o aplicativo para dar acesso ao veículo para seus filhos, por exemplo. O sistema gera uma outra chave de segurança individual, que é enviada pela nuvem para o smartphone e pode ser personalizada de acordo com as especificações de cada usuário, tornando cada chave única.

Além disso, o Perfectly Keyless é aplicável para frotistas de veículos, para conceder acesso ou bloquear os usuários digitalmente, conforme limites geográficos e de tempo, se desejado. Isso permite que operadores de frotas, como empresas de aluguel de carros, provedores de serviços de compartilhamento de veículos e empresas em geral, gerenciem as chaves de modo digital, usando um aplicativo e a nuvem.

Em caso de perda do smartphone em que o aplicativo está instalado, a chave digital pode ser desativada on-line. Com isso, o acesso ao veículo é bloqueado tanto para o proprietário quanto para os usuários autorizados e terceiros. E a chave convencional continua funcionando normalmente. O Perfectly Keyless é compatível com os sistemas operacionais comuns usados atualmente.


Rosangela Groff é jornalista e atua há mais de 10 anos na área automotiva. É editora do caderno Carros & Motos do jornal Correio do Povo, um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul, com mais de 120 anos de existência. Também edita conteúdo impresso e on-line no segmento de autopeças para entidades do setor.

A coluna Auto Performance é veiculada todas as quartas-feiras e aborda os mais diversos temas do setor, desde as estratégias de mercado das marcas até as novas  tecnologias que equipam os veículos.

Leia mais

Comunicação direta entre veículos com conectividad... Automóveis se comunicando entre si para alertar eventuais perigos na estrada, como carros lentos ou parados. Assim funciona o C-V2X (Cellular Vehicle-to-Everything), uma solução de comunicação entre veículos, assim como entre veículos e infraestruturas, que contribui para aumentar a segurança viária...
Teto panorâmico, iluminação ambiente e vidro intel... Ar fresco, céu azul ou estrelado e a sensação de liberdade. Esses são estímulos que provocam um bem-estar em quem dirige um veículo com teto solar, ou melhor ainda, panorâmico. E mais ainda, se tornaram um acessório de design premium, que agrega mais valor ao carro. E estes equipamentos a cada di...
Volkswagen junta-se à empresa de IA para desenvolv... Tecnologia. Muita tecnologia. Essa qualidade construtiva é cada vez mais presente nos lançamentos de marcas que investem intensivamente em pesquisa e desenvolvimento de veículos inteligentes e determinam a diferença entre o carro com custo baixo e o modelo que garante recursos avançados de segurança...
Em busca de soluções de automação na manufatura... O 2º Workshop de Inovação Tecnológica na Indústria Automotiva, que aconteceu em setembro, em Santo André, no ABC paulista, evidenciou as tendências mais avançadas para a otimização das linhas de produção. O encontro reuniu os principais players do mercado de automação que abordaram temas relativos à...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *